Categorias Geografia

Desemprego, um problema mundial: Distribuição da população mundial

Atualmente, a população mundial é de aproximadamente 8 bilhões de habitantes. Porém, estas pessoas não estão igualmente distribuídas pelo globo. Existem áreas de grande concentração populacional, às quais costuma-se chamar de formigueiros humanos, e ao mesmo tempo, áreas quase desabitadas, às quais se denomina vazios demográficos.

Antes de verificarmos as regiões de maior e de menor concentração populacional, assim como os fatores responsáveis por esta distribuição, é importante conhecermos alguns termos utilizados para expressar menor ou maior concentração de população.

Para identificar áreas de maior concentração populacional, costuma-se utilizar o índice de densidade demográfica, chamado também de população relativa. Para calculá-lo basta se dividir o total de população de uma determinada região, pela área em que ela está distribuída. Por exemplo, se temos uma população de 1.000.000 de habitantes para uma área de 50.000 km2, a densidade demográfica é de 20 hab./km2. Dizemos que este número representa a população relativa porque a população absoluta é o número total de habitantes.

Com relação aos países, nem sempre aqueles que têm mais habitantes são também os que têm maior densidade demográfica, aliás, na maioria das vezes não é possível fazer esta relação. Um país que tenha muita população, mesmo com densidade demográfica relativamente baixa, é denominado de país populoso, portanto este termo está ligado à população absoluta do país. Por sua vez, o país que tem uma densidade demográfica alta, o que pode se derivar de um território muito pequeno, é denominado de país povoado, ou seja, este termo está ligado à população relativa.

Vários são os fatores que podem dar a uma região alta densidade demográfica. O primeiro deles é sua história de ocupação. Algumas áreas têm uma intensa ocupação há vários séculos, a qual é geralmente determinada pelas condições ambientais, como solo fértil ou boa disponibilidade de água.

Este fato não dá razão ao determinismo geográfico, uma vez que em épocas mais remotas o homem tinha menos capacidade de transformar a natureza, precisando encontrar áreas mais fáceis de ocupar. Atualmente, a realidade é outra. O desenvolvimento técnico fez com que as áreas que antigamente eram de difícil ocupação passassem a ser facilmente ocupadas.

Mas, o avanço tecnológico está sempre ligado ao desenvolvimento econômico geral de uma sociedade. Sendo assim, nem todos os povos do mundo têm as mesmas condições de transformar o meio natural para melhor ocupa-lo. Por isso, um segundo fator que determina a distribuição da população mundial é a existência de áreas com maior ou menor desenvolvimento econômico.

Regiões de alta densidade demográfica

Entre as regiões de alta densidade demográfica podemos encontrar as seguintes:

Europa: todo o continente europeu apresenta áreas de alta concentração populacional. Isto é devido à sua antiga ocupação e aos altos índices de desenvolvimento econômico. Entre as regiões de maior densidade demográfica dentro do continente podemos destacar o Vale do Reno, entre a França, a Alemanha e a Holanda; o Vale do Ruhr na Alemanha, a Bacia do Tamisa na Inglaterra e alguns países do Leste Europeu, como a República Tcheca e a Polônia.

América Anglo-saxônica: Nos EUA e no Canadá, a população se concentra preferencialmente nas costas oceânicas, do Pacífico ou do Atlântico. As áreas de maior concentração são, o nordeste americano, mais especificamente a megalópole Boswash e a região dos Grandes Lagos, que divide duas grandes concentrações, ao norte do Canadá e ao sul dos EUA.

América Latina: As maiores concentrações latino-americanas são as grandes metrópoles, que muitas vezes estão próximas ao litoral, ao que demonstra o caráter da ocupação de colonização aí realizada. São os maiores destaques, Cidade do México, São Paulo, Rio de Janeiro, Caracas na Venezuela, a Grande Buenos Aires na Argentina e Montevidéu no Uruguai, e ainda muitos países da América Central, como Belize e Panamá.

África: O Golfo da Guiné é a principal região em termos de densidade demográfica em todo o continente africano. A concentração nesta área é bastante antiga e um dos fatores mais importantes é a presença de terras mais férteis e climas mais úmidos, ao contrário de outras regiões do continente.

Índia: é um país de grande concentração populacional. Devido à relativa homogeneidade de seu meio natural e ao baixo índice de urbanização, a população está bem distribuída em todo o território.

Leste da China: apesar de ser o país com maior população absoluta no mundo, a China tem áreas pouco ocupadas, caso do oeste do país, de clima semiárido. Portanto, a região de maior concentração populacional, neste caso é o leste, com extensas planícies úmidas, ótimas para a produção de arroz.

Oriente médio: desde a antiguidade esta é uma região de grande concentração populacional. Alguns fatores colaboraram para isso como, por exemplo, a existência da planície da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, e a localização estratégica da região, estando entre a Europa, a Ásia e o norte da África.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023