Categorias Geografia

Entrada da Venezuela no MERCOSUL

No dia 31 de Julho de 2012 a Venezuela, país localizado na costa norte da América do Sul, entrou oficialmente para o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul).

Mas o que é esse tal de MERCOSUL? Para que ele serve? E por que tenho que saber a respeito da entrada da Venezuela? Nos tópicos abaixo iremos discutir todos esses pontos, mas antes vamos entender o que é o MERCOSUL.

MERCOSUL: origem e objetivos

Criado em 26 de março de 1991 o MERCOSUL é uma organização internacional que tem o objetivo de integrar, de maneira mais eficaz, as economias de países da América do Sul. Participam do bloco Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e, recentemente, a Venezuela.

Brasil e Argentina encabeçam a liderança da organização internacional e são os responsáveis pelo o que podemos chamar de “esboço” do MERCOSUL. Na década de 1980 esses dois países assinaram alguns contratos comerciais com o objetivo de uma maior integração entre si.

Em 1991 foi firmado o Contrato de Assunção, foi então que Brasil e Argentina chamaram Paraguai e Uruguai a fazerem parte do que mais tarde conheceríamos por MERCOSUL.

Quatro anos depois, já em 1995, os países membros do bloco decidiram instalar uma zona de livre comércio, o que resultou em mercadorias comercializadas sem a cobrança de algumas tarifas. Já no ano de 1999 adotou-se outra política que estabeleceu uma padronização nas taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflações.

Sendo assim, os principais objetivos do MERCOSUL são em primeiro lugar a livre circulação de bens e serviços entre seus participantes, além disso, o estabelecimento de uma tarifa externa, e, por fim a não restrição de incidentes sobre o comércio recíproco.

Há ainda planos de que os países participantes do MERCOSUL adotem uma moeda específica, como é o caso do Euro no Mercado Comum da Europa.

Suspensão do Paraguai

Para entender a entrada da Venezuela no MERCOSUL é necessário compreender o processo de suspensão sofrido pelo Paraguai.

Em julho de 2012 o então Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sofreu um dos processos de impeachment mais rápidos já vistos. Dentre os 43 representantes do Senado Paraguaio, 39 votaram a favor de sua saída. O principal motivo para a destituição do Presidente, de acordo com os Parlamentares, foi a má condução do governo.

Dias depois do impeachment de Fernando Lugo, Cristina Kirchner, Presidente da Argentina anunciou a suspensão dos direitos plenos do Paraguai dentro do bloco. Para os representantes dos países que compõem o MERCOSUL, tal situação nada mais era do que uma ruptura na democracia. A decisão foi anunciada no encerramento da 43ª Cúpula do MERCOSUL.

Assim, a suspensão do Paraguai abre espaço para entrada da Venezuela no bloco.

Venezuela no MERCOSUL

A Venezuela foi incorporada a organização internacional sula-americana como membro-pleno no dia 31 de julho de 2012. O país, na época, governado por Hugo Chávez, tinha feito o pedido de entrada no bloco há algum tempo e tanto Brasil, quanto Uruguai e Argentina já tinham aprovado, sendo o Congresso Paraguaio o único a bloquear a entrada da Venezuela.

O fato do Paraguai não querer o país do então presidente Hugo Chávez no bloco, fez com que a chancelaria paraguaia considerasse o ato uma afronta. Além disso, os paraguaios acreditam que Argentina, Uruguai e Brasil violaram regras próprias do MERCOSUL.

Consequências positivas e negativas

Apesar das reviravoltas causadas pela entrada da Venezuela o que mais tem interessado são as contribuições que o país pode agregar ao bloco, seja por seus milhões de consumidores, ou por sua capacidade de geração de energia, afinal, a Venezuela é considerada a maior produtora de petróleo da América do Sul, além de possuir grandes reservas.

Outras explicações relacionadas a entrada da Venezuela dizem respeito a situação econômica vivida por cada pais que integra o bloco. O Brasil se afirmou como a grande força do MERCOSUL, seguido de perto pela Argentina, enquanto isso, Uruguai, e até mesmo o Paraguai, estavam em uma situação desconfortável. A Venezuela, então, poderia ajudar a minimizar tais diferenças.

Entretanto há dois lados de uma mesma moeda. Não dá para ignorar que a entrada da Venezuela pode trazer consequências não tão boas para o bloco. Muitos especialistas em economia consideram o fato precipitado, e porque não dizer, motivado muita mais por interesses políticos do que econômicos.

Além disso, alguns estudiosos têm falado a respeito dos interesses econômicos de cada país, e muitos relembram que a Venezuela é uma grande defensora da agroindústria e da agricultura, enquanto os demais sócios do bloco adotam posturas diferentes com relação a este tema.

O fato é que precipitada ou não, a entrada da Venezuela no bloco econômico gerou desconfortos tanto para os paraguaios, quanto para os responsáveis pelas importações e exportações. Além disso, o processo foi rápido o suficiente para gerar dúvidas a cerca dos reais efeitos desse processo.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024