Categorias Geografia

Estrutura Terrestre

O estudo das estruturas geológicas do planeta Terra é importante para que possamos compreender acontecimentos que afetam populações em todo o mundo.

Terremotos e vulcões são fenômenos naturais que ainda intrigam os cientistas, pois não é possível prever com precisão o momento em que estes irão ocorrer.

Desta maneira, esta área de estudo torna-se cada vez mais importante, uma vez que o seu desenvolvimento pode prever tragédias e prejuízos econômicos.

A estrutura terrestre:

Por muito tempo, os cientistas acreditaram que o interior do planeta Terra era constituído apenas de rochas. Com o desenvolvimento das técnicas de pesquisa e da tecnologia, esta ideia foi revista e, atualmente, as camadas da Terra são definidas a partir de dois pontos de vista distintos: a sua composição química e o seu comportamento físico.

Se considerarmos o comportamento químico, teremos as seguintes camadas: a crosta, o manto e o núcleo, além da descontinuidade de Mohorovicic e a descontinuidade de Wiechert-Gutenberg.

Sob o ponto de vista do comportamento físico, a estrutura terrestre terá as seguintes camadas: a litosfera, a astenosfera e a mesosfera.

Estrutura Terrestre pela composição química:

Sob o ponto de vista da composição química, teremos as seguintes camadas:

Crosta: é a camada externa da Terra, o lugar onde vivemos. Em comparação com as outras camadas, é a mais fina, com uma estrutura que atinge entre 5 km e 70 km. Suas camadas mais profundas são as placas continentais, onde estão localizados os países. Embora possa chegar a temperaturas de 1000°C, é a camada mais fria do planeta.

A crosta admite duas classificações: a camada sial, que é a parte superior da crosta, e a camada sima, que é a parte inferior da crosta.

A camada sial é a camada que abriga as formas geográficas do relevo, como montanhas, rios e planícies. É a camada onde desenvolvemos nossas atividades. Grande parte da sua composição é silício e alumínio.

A camada sima é a camada inferior da crosta. É composta principalmente por silício e magnésio. Esta é a camada que visualizamos em mergulhos profundos no oceano, onde a camada sial é muito fina ou mesmo inexistente.

É nesta camada que estão localizadas as placas tectônicas.

Descontinuidade de Mohorovicic: é a denominação para a área de contato entre a crosta e a próxima camada da Terra, o manto.

Manto: esta é a camada da Terra com maior extensão, em torno de 2900 km. É composta por uma mistura de silicatos de ferro e magnésio, que denominamos como magna. Devido à alta temperatura desta região, em torno de 2000°C, o material é pastoso.

O magna localizado na parte superior do manto é mais pastoso que o restante e está em movimento contínuo, o que reflete no movimento das placas tectônicas.

Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg: é a área localizada entre o manto inferior e o núcleo externo.

Núcleo: esta é a região localizada no centro do planeta Terra. Está localizada entre 5000 km e 6000 km de profundidade. É dividido em duas partes: o núcleo externo, composto por rochas em estado líquido, e o núcleo interno, composto por material sólido. É composto em grande parte por níquel e ferro.

O interior do núcleo da Terra é sólido devido à grande pressão que é exercida sobre ele. Sua temperatura é de 6000°C. É o calor gerado no núcleo que esquenta o magna e, como conseqüência, provoca o movimento das placas tectônicas. Ou seja, as alterações no relevo da Terra têm sua origem no núcleo. Além disto, é o movimento do núcleo que dá origem às forças magnéticas que atuam sob a Terra, nos dois pólos. Isto colabora para a proteção da vida na Terra pela radiação solar.

Estrutura terrestre pelo comportamento físico:

Quanto ao comportamento físico, a estrutura da Terra é a seguinte:

Litosfera: localizada entre a crosta e o manto superior, constituída principalmente por rochas.

Astenosfera: Parte do manto externo, que pode ser mais profunda em alguns continentes.

Mesosfera: Mais espessa e mais densa. Está abaixo do manto.

Por que e como estudar o planeta Terra?

O estudo da estrutura terrestre proporciona um entendimento mais amplo sobre fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Estes estudos são realizados com equipamento capazes de medir as alterações no interior da Terra, os sismógrafos. O desenvolvimento de equipamentos como estes é necessário, pois não é possível para o ser humano ir até o centro da Terra para realizar a coleta de dados científica.

Desta maneira, as análises químicas a partir de fósseis e rochas também são itens importantes para o desenvolvimento das ciências relacionadas, como geografia terrestre e geofísica.

Outras áreas que se utilizam destes conhecimentos são a arqueologia, a paleontologia, a física, a meteorologia, a climatologia.

Estas áreas podem ainda dividir-se em outros assuntos dentro deste tema. Se você quiser saber mais, pode pesquisar no site do Instituto Brasileiro de Geociências.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Fatec (SP) 2025/2: resultado isenção e redução da taxa do vestibular

Está disponível o resultado dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição do…

12 de maio de 2025

Fuvest abre isenção de taxa do Vestibular 2026

Candidatos podem fazer a solicitação para realizar o Vestibular Fuvest 2026 de forma gratuita.

12 de maio de 2025

EspCEx 2025: inscrições foram prorrogadas

Confira as novas datas do vestibular da EspCEx 2025 e mais informações sobre o processo…

10 de maio de 2025

Faculdade de Medicina de Petrópolis abre inscrição para vestibular

Inscrições podem ser feitas até 24 de junho. Candidatos que queiram utilizar a nota do…

10 de maio de 2025

Dia das Mães: veja obras literárias sobre maternidade para estudar

Especialistas destacam obras literárias sobre maternidade para estudar que podem ser cobradas em provas de…

10 de maio de 2025

Langara College: como funciona bolsa de estudo internacional no Canadá

Entenda como funciona a bolsa de estudo internacional oferecida pela Langara College, no Canadá. Clique…

9 de maio de 2025