Categorias Geografia

Explosão Demográfica

Existe mais que 7 bilhões de indivíduos habitando o planeta Terra. Ao longo da história da humanidade, este número representa a maior concentração de indivíduos já vista.

Para compreender este fato, basta pensar que há pouco mais de 100 anos, a população mundial era de 1 bilhão de indivíduos. Observe as estatísticas:

  • Há dois mil anos: a Terra não ultrapassava 250 milhões de habitantes;
  • Em 1600: esse número dobrou, chegando a 500 milhões;
  • Em 1850: A Terra chegou ao número histórico de 1 bilhão de pessoas;
  • Em 1950: chegamos a 2,5 bilhões de habitantes na Terra;
  • Em 1985: Ultrapassamos a faixa dos 5 bilhões de habitantes;
  • Em 2010: a marca histórica de 7 bilhões de habitantes foi alcançada.

Mas o que será que aconteceu?

Ao interpretarmos esses dados de modo simplista, notamos que a população, para dobrar de 250 milhões de indivíduos para 500 milhões, levou 1600 anos.

Mas para que a população dobrasse novamente, foram necessários apenas 200 anos. Em seguida, chegamos à nossa maior surpresa: em pouco mais de 35 anos, a população mundial, que era de 2,5 bilhões de indivíduos em 1950, chegou a 5 bilhões em 1985.

O crescimento populacional elevado, intenso e extremamente veloz ocorrido a partir da década de 80 é o que caracteriza o que conhecemos hoje como “explosão demográfica”.

Principais características da explosão demográfica

Na comunidade acadêmica, uma explosão demográfica nada mais é do que o aumento repentino e elevado da população humana. Ela pode acontecer não só em âmbito mundial (como foi o caso do exemplo escolhido para ilustrar sua definição), como também em continentes, países, regiões específicas, municípios, bairros ou até mesmo em comunidades.

Grande parte das explosões demográficas já observadas ocorreu a partir do século XX, ou seja, após dado o início à “Era Cristã”, também conhecida como “Era Contemporânea”. Elas foram registradas em dois diferentes casos:

  • Após a introdução de novos métodos, condições ou tecnologias capazes de reduzir bruscamente as taxas de mortalidade – como é o caso do desenvolvimento de novas vacinas, cura para doenças, melhora na produção alimentícia e assim por diante;
  • Em casos de “baby boom”, ou seja, quando as taxas de natalidade são bruscamente aumentadas em determinada região. A razão para tantos nascimentos se dá principalmente quando a sociedade passa por algum tipo de ameaça, como em períodos de guerra ou na ocorrência de desastres naturais.

Antes da Era Contemporânea que vivemos agora, a contagem da população não era controlada amplamente como nos dias de hoje.

Porém, pesquisadores da área afirmam que as explosões demográficas já aconteciam há muito tempo em regiões e períodos específicos. Algumas delas foram:

  • Na transição da Era Paleolítica para o período Neolítico, ou seja, há 8.000 antes de Cristo;
  • No século XI, em meio à Idade média, a inclusão de novas técnicas no setor agrícola estimulou o crescimento das cidades e do comércio, promovendo uma explosão demográfica;
  • Durante a Revolução Urbana, estimulada após a descoberta da metalurgia, há 3.500 anos antes de Cristo. O período, conhecido como a “Idade dos Metais”, também levou a uma das maiores explosões demográficas registradas no passado.

Causas e consequências da explosão demográfica

As explosões demográficas são estimuladas a partir de novas tecnologias e descobertas – principalmente no âmbito da ciência e medicina.

A partir do século XX, tais novidades foram amplamente descobertas e disseminadas. Alguns exemplos são: surgimento de vacinas, melhora das técnicas de produtividade agrícola, surgimento de medicamentos antibióticos, penicilina e até mesmo a criação de produtos para promover a limpeza de ferimentos e mãos.

Atualmente, com mais de 7,5 bilhões de indivíduos na Terra, as principais causas que justificam a explosão demográfica são: urbanização, agricultura, industrialização e implantação de melhores técnicas médicas-sanitárias.

Quais são as consequências?

Com a explosão demográfica, o território que antes era ocupado por 10 pessoas para ser ocupado por 20, depois por 30 e assim por diante. Os efeitos nem sempre são positivos para a mãe natureza, e nem mesmo, para a economia de algumas nações.

Atualmente, a maior e grande consequência da explosão demográfica diz respeito à produção de alimentos suficientes para toda a população mundial. Não à toa, a procura por técnicas cada vez mais eficazes para o cultivo e produção alimentícia é constante.

Segundo dados estimados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que, em 2050, a população mundial chegue a 9,2 bilhões de indivíduos, sendo este um crescimento de 30% quando em comparação ao ano de 2010.

Sendo assim, nota-se que as explosões demográficas já não seguirão a mesma tendência nos próximos anos. Mas, mesmo considerando o crescimento mais lento da população estimado daqui para frente, ainda há preocupação sobre a disponibilidade de condições e recursos o suficiente para o bem-estar e qualidade de vida de todos – o que reflete diretamente em problemas como extrema pobreza, fome, analfabetismo e outros.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024