Lituânia


A Lituânia é um país do continente europeu que fica no mesmo grupo da Estônia e Letônia. Juntos, eles compõem os Países Bálticos. O território fica exatamente na região centro-oeste da Europa, sendo os seus limites: Bielorrúsia, Polônia e Kiliningrado. Além disso, o país também é banhado pelo mar Báltico.

A Lituânia integrou a já extinta URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Porém, na década de 1980, os lituanos começaram um movimento separatista e a sua independência foi possibilitada cerca de 10 anos depois, em 1991. As trocas russas só deixaram o país por completo em agosto de 1993, quando a Lituânia se tornou a primeira nação totalmente livre e desvinculada da União Soviética.

A República da Lituânia tem como capital a cidade de Vilnius, sendo ela composta por quase 580 mil habitantes. Além disso, as outras cidades de maior peso e importância são Kaunas e Klaipeda.

Lituânia

O idioma oficial é o lituano, mesmo que grande parte da população fale russo. A extensão do território é de 64 mil quilômetros quadrados e o clima, por sua vez, é temperado e continental.

A CEI – Comunidade dos Estados Independentes é um bloco econômico que foi criado por ex-repúblicas da URSS, porém, os Países Bálticos (assim como a Lituânia) nunca o integrou – isso porque nunca tiveram a intenção de reatar laços políticos e/ou econômicos com a Rússia. Em 2004, a Lituânia começou a fazer parte da EU – União Europeia e, também, da Organização do Tratado do Atlântico Norte, representado popularmente pela sigla Otan.

Governo e economia da Lituânia

No que se refere à política, a Lituânia é um país regido por um modelo de governo parlamentarista. A divisão administrativa, por sua vez, conta com 10 diferentes distritos. Os principais partidos são: União Liberal, União da Pátria, Social Democrático da Lituânia e Democrático-Cristão da Lituânia.

O legislativo é composto pelo Parlamento unicameral, composto por 141 indivíduos eleitos para mandato de quatro anos e por meio de voto direto.

A constituição do país em vigor é a de 1992.

A economia nacional, por sua vez, tem se fortalecido de forma cada vez mais agressiva a cada ano que passa. O crescimento do PIB – Produto Interno Bruto é constante.

Os principais dados que se relacionam com a indústria econômica lituânica são:

• Moeda. A moeda lituânica é a litas;

• O PIB é de 47,3 bilhões de dólares americanos;

• O PIB per capita, por sua vez, é de 11,308 dólares;

• As suas principais relações exteriores são com: FMI, Banco Mundial, OMC, EU, ONU e Otan;

• O principal destaque para o alto PIB vai para o setor de serviços, sendo ele responsável por 57% de todo o PIB, ficando atrás da indústria, com 33%, e produção agropecuária, com 10%;

• A força de trabalho envolve 1,6 milhão de pessoas.

As principais atividades econômicas, por sua vez, são:

– Agricultura – produção de beterraba, cereais, batatas, verduras e legumes;

Pecuária – produção de suínos, bovinos, equinos e aves;

Mineração – destaque para o âmbar, calcário, turfa, argila, cascalho e areia;

– Indústria – com destaque para os setores alimentício, têxtil, refinaria de petróleo, químico e de vestuário como um todo.

Por fim, os principais parceiros econômicos da Lituânia são: Alemanha, Federação Russa, Letônia, Belarus, Polônia, Itália e Reino Unido.

Os dados sociais e culturais da Lituânia

No que se refere à população, a última estimativa chegou a mais de 3 milhões: são cerca de 3.286.547 habitantes no país, sendo cerca de 1.500.000 deles homens e 1.750.000 deles mulheres.

A religião predominante, por sua vez, é o cristianismo, com cerca de 87,5% fieis. Destes, 77% são católicos e outros 10,5% seguem outras tendências da religião, como é o caso dos evangélicos por exemplo. Além disso, 11,3% da população não tem religião, outros 0,9% são ateus e outras religiões apresentam apenas 0,3%.

No que se refere à composição de caráter étnica, 80% da população é natural da Lituânia, outros 9% são russos, 8% são poloneses, bielo-russos 2% e por fim, 1% de outras nações.

A densidade demográfica é estável, sendo ela de 50,4 habitantes por quilômetro quadrado. A taxa anual média de crescimento da população é de 0,9%, também positiva.

A população que vive em áreas urbanas da Lituânia é a maioria, compondo um grupo de 67% de toda a população. Os outros 33%, por sua vez, vivem em regiões rurais.

Com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano altíssimo, sendo ele de 0,783, a Lituânia está hoje entre um dos melhores países para se morar na Europa. A expectativa de vida ao nascer é de cerca de 72,7 anos de idade.

O analfabetismo, por sua vez, não é um problema dessa civilização, uma vez que compõe menos de 0,3% de toda a população. A taxa de indivíduos (incluindo crianças) desnutridos também é uma das mais baixas de todo o mundo, sendo ela menor do que 5%.