Categorias Geografia

Projeção Cilíndrica Equidistante

A projeção cartográfica é útil para que os mapas tenham maior rigor científico, de modo que todas as imperfeições, que são inevitáveis, sejam minimizadas. Em representações, a superfície terrestre pode ser modificada e jamais corresponderá com exatidão à realidade, por isso a importância das projeções. Para obter esse resultado, é aplicado um tipo de traçado sistemático em uma superfície plana, com linhas que representam os paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou da parte terrestre representada no mapa.

Existem diversos tipos de projeções. Quando o esferoide, ou parte dele, é projetado sobre um cilindro tangente ou secante, tem-se uma representação chamada de “projeção cilíndrica”. Isso quer dizer que o plano em que foram desenhadas as delimitações terrestres pode ser comparado a um cilindro que envolve a terra, como se o desenho tivesse sido feito em um papel que circundasse o globo terrestre.

Na chamada “projeção cilíndrica equatorial”, o projeto esférico é disposto no cilindro tangente ao seu equador ou secante, cujos dois paralelos possuem a mesma latitude absoluta. As linhas retas paralelas representam os meridianos e paralelos, são dispostas de uma maneira a formar um ângulo de noventa graus entre si. A distância, então, entre os meridianos se faz constante.

Se o cilindro encontra-se em posição horizontal (com o eixo perpendicular ao eixo de rotação do planeta), temos uma “projeção cilíndrica transversa”. A “Universal Transversa de Mercator” é um exemplo dessa projeção. Nesse caso, para se projetar a Terra em uma projeção conforme, é utilizado um cilindro transverso e secante ao elipsoide.

Chama-se “projeção cilíndrica oblíqua” aquela cujo cilindro é disposto em uma posição diversa, formando um ângulo entre 0 e 90 graus em relação ao eixo de rotação do planeta.

Uma projetação cartográfica cilíndrica muito simples é a projeção cilíndrica equidistante. Ela é amplamente utilizada, e de diversas maneiras, como em mapas de navegação, mapas temáticos e mapas cadastrais. Leia mais sobre essa projetação abaixo.

Definição de projeção cilíndrica equidistante

O sufixo “equi” vem do latim “aequu” e é utilizado para exprimir ideia de igualdade. Sendo assim, equidistante significa “mesma distância” ou “igual distância”. O cientista grego Cláudio Ptolomeu atribui a invenção ao criador da geografia matemática, Marino de Tiro, no ano 100.

Nesse tipo de projetação cartográfica, as distâncias entre um ponto e outro no mapa são iguais às verdadeiras, mas dispostas em escalas. Sendo assim, o objetivo de tal projeção é a preservação da escala em determinados locais.

Não é possível manter as distâncias verdadeiras dentro das escalas em toda a dimensão da projeção cilíndrica equidistante. O que é plenamente possível é a manutenção de distâncias verdadeiras a partir de um ou dois locais. Dessa forma, pode-se obter uma representação na qual todas as distâncias medidas perpendicularmente a uma linha (podendo ser o Equador ou um paralelo qualquer) sejam verdadeiras.

“Projeção equiretangular” é outro nome dado à projeção cilíndrica equidistante. Ela possui escalas dispostas em pontos determinados, sendo necessário para tal ter paralelo cujos espaçamentos foram ajustados.

À primeira vista, pode-se confundir essa projeção com a de Mercator. O que difere entre elas é que essa última possui um alongamento em direção a leste-oeste e um achatamento em direção a norte-sul em países de latitude elevada. Na cilíndrica equidistante os paralelos e meridianos separam-se pela mesma distância.

Outras projeções cartográficas equidistantes

Outra projetação que possui distâncias iguais é a “projeção cônica equidistante meridiana”. Cláudio Ptolomeu desenvolveu essa projeção, nas quais as distâncias ao logo dos meridianos estão dispostas em escala constante, que são iguais às usadas para representar o paralelo central da projeção.

Existe uma projeção cartográfica de distâncias iguais que possui um foco, que pode ser o continente ou oceano. Ela é chamada de “projeção azimutal equidistante”, e foi elaborada pela primeira vez no ano de 1581, por Guilherme Postel.

Para sua utilização, o foco desse tipo de representação é posto no meio da projeção. Um ponto qualquer no globo terrestre pode ser esse centro. Assim, é possível medir a distância entre esse ponto e qualquer outro lugar do planeta. Devido a essas características, essa projeção é muito utilizada para definir rotas marítimas ou aéreas.

As formas dos continentes não são preservadas nesse tipo de projeção, embora suas distâncias sejam mantidas. Por isso é equidistante. Devido à forma dessa projeção cartográfica, a maioria das deformações que ela apresenta está localizada em áreas periféricas do mapa.

Quando a forma é aplicada em mapas-múndi, a distância entre as regiões do globo é representada de maneira precisa.

Além de ser usada na navegação e na aviação, essa projeção é amplamente útil por Nações em assuntos estratégicos. É muito comum o uso da projeção azimutal equidistante pelos Estados, pois ela coloca determinado país no centro do mundo, e diminui a forma e as dimensões dos demais. Uma nação pode utilizar essa projeção como uma maneira de mostrar sua visão do mundo.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023