Categorias Geografia

Resumo do Continente Americano

O continente americano é formado por um total de 35 países, sendo o segundo maior do mundo. Na época das colonizações, foi palco da dominação de diversas potências europeias, o que faz com que até hoje seja um local em que a variedade de culturas predomina. Isso pode ser encarado de uma forma muito positiva!

A América é subdividida em América do Norte e América do Sul, cada uma passou por um processo de colonização diferente e por conta disso, somado a outros fatores, existem certas peculiaridades em cada uma.

No resumo do continente americano que você vai ler a seguir, dividimos as duas Américas para que você possa compreender melhor a história e as características de cada uma delas.

Resumo do continente americano – América do Norte

A América do Norte é composta por três países: Estados Unidos, Canadá e México, de modo que os dois primeiros são considerados nações desenvolvidas, enquanto o México é emergente, ou seja, está em desenvolvimento.

O fator histórico é um dos aspectos que explica essa diferença de desenvolvimento: os Estados Unidos e o Canadá foram colônias predominantement de povoamento da Inglaterra, ou seja, tiveram um caráter predominantemente de ocupação. Enquanto isso, o México foi uma colônia de exploração dos espanhóis, que vieram procurar na América recursos para desenvolver o seu próprio país, sem se preocupar com o que isso ia custar para a colônia.

Virgínia foi a primeira colônia inglesa estabelecida na América do Norte, isso no ano de 1607. Antes disso, entre 1584 e 1587, uma outra expedição comandada por sir Walter Raleigh já tinha tentado iniciar esse empreendimento, no entanto, na época, as populações nativo americanas resistiram bravamente e expulsaram os ingleses.

Nessa primeira colônia, os ingleses investiram na produção de tabaco, que era muito bem vendido na Europa, e logo foram expandindo seus domínios e conquistando outros territórios, onde cultivavam outros produtos agrícolas para exportação.

Você talvez saiba que os estados localizados mais ao sul dos Estados Unidos tiveram o seu desenvolvimento atrasado em relação aos do norte e isso tem uma explicação histórica: na região sul, os colonos visavam lucrar o máximo possível com a agricultura, para enviar esses lucros aos colonizadores. Para atingir esse objetivo, até o trabalho escravo foi utilizado. Foi um sistema parecido com o que aconteceu no México e na América do Sul, ou seja, uma colonização exploratória.

Já no norte dos Estados Unidos, como em Nova York e Nova Jersey, por exemplo, o objetivo não era apenas explorar as riquezas, mas estabelecer um novo local onde pudessem viver.

Agora falando um pouco sobre o México, cujo território era ocupado por tribos maias, astecas e toltecas até a chegada dos espanhóis, liderados por Hernán Cortés. Entre 1519 e 1521, a expedição de Cortês aniquilou os nativos de forma violenta, fazendo com que o México se tornasse vice-reino da Nova Espanha e fosse muito explorado.

Os Estados Unidos conquistaram a independência em 1776, o Canadá em 1867 e o México em 1810 (embora tenha passado um
tempo dependente do estado do Texas).

Resumo do continente americano – América do Sul

A América do Sul é formada por 13 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Desses, o Brasil foi o único a ser colônia portuguesa, todos os outros foram colonizados por espanhóis.

Nas regiões dominadas pela Espanha, a população nativa era formada predominantemente por tribos astecas, enquanto no Brasil, os tupis eram os mais comuns. A colônia de exploração foi o que aconteceu em toda a América do Sul, ou seja, tanto portugueses quanto espanhóis tinham o objetivo exclusivo de enriquecer as respectivas metrópoles com os recursos das colônias.

No Brasil, por exemplo, o pau-brasil foi a primeira riqueza a ser explorada, mas depois várias outras também foram devastadas e enviadas para Portugal, como o ouro, por exemplo. Além disso, a cultura europeia foi imposta aos índios, e várias expedições religiosas vinham para catequizá-los. Os europeus diziam que os povos indígenas não tinham alma, apenas porque não seguiam o catolicismo.

O Brasil se tornou independente de Portugal apenas em 1822, mas foi império até 1889, governado por imperadores de origem portuguesa, o que deixa um pouco em dúvida: será que realmente nos tornamos independentes em 1822?

E ligando a América do Norte e a América do Sul, temos a América Central, formada por uma porção ístimica e outra insular. Boa parte dos países de lá tem o espanhol como idioma oficial e as suas economias não são muito desenvolvidas, baseadas principalmente no turismo, agricultura e em indústrias de pequeno porte.

Alguns países da América Central ainda são propriedades de outras potências, como Porto Rico que pertence aos Estados Unidos, São Bartolomeu que pertence à França e Aruba que pertence à Holanda.

Lembrando que esse é apenas um resumo do continente americano, há muito mais para se conhecer sobre ele!

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023