Categorias Geografia

Resumo do Neoliberalismo

O neoliberalismo nada mais é do que um modelo de economia de mercado que foi de grande destaque em políticas adotadas economicamente a partir da década de 70, com ideias muito similares com o que conhecemos como os ideais de direita nos dias atuais.

O neoliberalismo consiste em um conjunto completo de ideias tanto econômicas quanto políticas que tem como base os princípios capitalistas. Dessa forma, defende-se que o governo do Estado não deve interferir na economia do país, garantindo então a circulação livre dos capitais.

Sendo assim, com base na doutrina em questão, a liberdade do comércio deve ser total, já que isso é o que garante tanto o desenvolvimento quanto o próprio crescimento de um determinado espaço segundo seus ideais.

Sendo assim, devemos destacar que esse modelo surgiu da Escola Monetarista, em 1970, pelo economista Milton Friedman. A intenção foi criar um modelo que atuasse como uma verdadeira solução contra uma crise financeira que atingiu todo o mundo em 1973, causada por conta do aumento (autorizado pelo estado) no preço do petróleo de maneira excessiva.

Como fica a função do estado?

Muitos são os indivíduos que ficam em dúvida no que diz respeito à atuação do estado em um modelo de governo neoliberalista. Nesse caso, seu papel tem como principal intuito a privatização das empresas do estado, assim como o foco em medidas que visem reduzir a prestação dos serviços públicos, os investimentos mais baixos em assistencialismo, como é o caso de seguro desemprego, aposentadoria, pensionistas e outros programas similares e o próprio controle dos gastos de viés público.

O neoliberalismo se diferencia do liberalismo em alguns quesitos. Dessa doutrina, ele adota a sua experiência econômica, porém, aliada com condições e recursos aplicados do capitalismo da modernidade.

Além disso, o neoliberalismo também defende que o mercado deve crescer de maneira mais espontânea, garantindo condições positivas para o desenvolvimento da economia de mercado, com foco sempre na estabilidade monetária do lugar em questão.

Características do neoliberalismo

A principal característica do neoliberalismo está relacionada com a participação mínima do estado na economia do território nacional. Sendo assim, o governo quase não intervêm no mercado econômico em questão, atuando tanto na diminuição das medidas de assistencialismo como no aumento da privatização de empresas do estado.

Sendo assim, o governo deixa de pensar para dentro e volta o seu pensamento em âmbito global, sendo esta uma aposta à globalização. Por isso, os capitais internacionais também têm livre circulação no estado em questão. Além disso, a economia local também abre as suas portas para a atuação das multinacionais.

Assim, o estado se torna muito menos burocrático, já que toda a legislação envolvendo regras e leis monetárias se tornam mais simples, fazendo com que as atividades de viés econômicas sejam também simplificadas. O estado então se torna menor e por outro lado, de maior eficiência.

Além disso, há também um aumento de produção, sendo o principal intuito nesse quesito a facilitação do desenvolvimento da economia, controlando unicamente os serviços e produtos oriundos do estado. A lei de oferta e demanda, por sua vez, tem como principal intuito a regularização dos valores.

Países que adotaram o neoliberalismo

Desde o seu surgimento, o neoliberalismo ganhou força principalmente em países como Inglaterra, ainda na década de 70, e foi implantado também nos Estados Unidos pelo presidente Ronald Reagen, que implantou esse modelo político e econômico nos anos 80.
No Brasil, esse tipo de governo foi adotado duas vezes: entre os anos de 1990 e 1992 no governo de Fernando Collor de Melo, e entre 1995 e 2003 com o domínio do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Países como o Chile, com os governos de Eduardo Frei, Ricardo Lagos e Michelle Bachelet, assim como o México com o governo de Vicente Fox Quesada, Estados Unidos com Ronald Reagen, George Bush e George W. Bush e no Reino Unido, com Margaret Thatcher são países que até os dias de hoje focam nos modelos de governo neoliberalistas e suas características fundamentais.

Os principais teóricos e a defesa do neoliberalismo

Os principais pensadores que se dedicaram ao estudo do neoliberalismo foram: Leopold Von Wiese, Friedrich Hayek, da Escola Austríaca, Ludwig Von Mises e Milton Friedman, que participou de pesquisas tanto na Escola de Chicago como também na Monetarista.

Todos os teóricos defendiam a criação de um sistema que visa o desenvolvimento da economia local e social de um país. Além disso, há também a defesa de que o neoliberalismo torna a economia de estado muito mais competitiva, garantindo também o próprio desenvolvimento das tecnologias. Por fim, as políticas de livre concorrência fazem com que os preços sejam mais realistas e a inflação do estado também seja reduzida.

Já a crítica aponta que o modelo político do neoliberalismo é capaz de gerar possíveis consequências para o país, como salários mais baixos, desemprego, dependência internacional e diferenças sociais mais agravantes.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023