Categorias Geografia

Resumo sobre Oriente Médio

O Oriente Médio é uma das regiões mais importantes do planeta em vários sentidos. Por estar localizado na junção entre três continentes, a Península Arábia (onde fica a maior parte do Oriente Médio) é uma rota comercial importante, um centro religioso referencial e um ponto militar estratégico.

Mais de 270 milhões de pessoas vivem no Oriente Médio, uma região que abrange mais de sete milhões de quilômetros quadrados, mais de 15 países e territórios e nove idiomas. Uma grande miscigenação de povos, culturas, religiões: este é o resumo do que é o Oriente Médio desde sempre.

Oriente Médio: o berço de várias religiões mundiais

O primeiro ponto a ser analisado na região do Oriente Médio é a religião. A Península Arábia e o restante do Oriente Médio foram palco de vários episódios marcantes para diversas religiões modernas. O cristianismo nasceu ali, o judaísmo, o islamismo e mais algumas religiões e doutrinas tomaram forma a partir dos acontecimentos que iniciaram no mundo árabe e conquistaram o resto do mundo.

Esta diversidade de religiões e doutrinas faz com que a região esteja constantemente envolvida em conflitos. Isso acontece desde os tempos antigos e perdura até hoje. A guerra atual na Síria é um reflexo de disputas étnicas, territoriais e religiosas. No meio destes conflitos está o povo, que não quer a guerra, mas que é obrigado a vivenciá-la.

A economia do Oriente Médio e o petróleo

A geografia do Oriente Médio foi favorável a esta região do globo terrestre. Além de servir de ligação entre a Europa, a África e a Ásia, esta parte do planeta possui grandes reservas do ouro negro, ou seja, o petróleo. Países que possuem as maiores reservas do planeta, como os Emirados Árabes Unidos, o Qatar, o Kuwait, entre outros, se desenvolveram rapidamente por conta da alta lucratividade que o petróleo traz.

As jazidas são disputadas e desejadas por outros países também, o que acarreta mais disputas e mais conflitos. No entanto, nem só de petróleo vive o Oriente Médio. A região possui grandes jazidas de outros minerais e metais importantes, como o ferro.
No quesito rota comercial, o Oriente Médio leva vantagem sobre qualquer outra região no mundo. É ali que está localizado o Canal de Suez, talvez o mais importante do mundo. Navios cargueiros que vão do extremo oriente asiático para a Europa ou para a América do Norte economizam um bom tempo – e aqui leia-se dinheiro – atravessando o canal de Suez, localizado no Egito. Caso não houvesse este canal, tais navios teriam de contornar todo o continente africano, o que atrasaria a vida de muita gente.

Um setor que vem se desenvolvendo no mundo árabe, principalmente nos últimos anos é o turismo. Com os lucros da exportação do petróleo, vários países ergueram metrópoles inteiras totalmente voltadas para a atividade turísticas. É o caso dos Emirados Árabes Unidos, do Qatar, do Kuwait, do Bahrein e da Arábia Saudita. Fora deste eixo petroleiro, há a Turquia, que recebe turistas por conta de suas belezas histórias e naturais e Israel, que é um centro religioso mundial e recebe pessoas do mundo inteiro por conta disso.

Turquia, Egito e Paquistão

Estes três países são especiais para o Oriente Médio porque, na verdade, não estão totalmente inseridos na região. É fato que há várias denominações oficiais para a região do Oriente Médio. Uns afirmam que esta região do globo abrange todo o norte do continente africano além de países que formaram a URSS. No entanto, a formação oficial do Oriente Médio abrange – da África – apenas o Egito e da Ásia Oriental, apenas o Paquistão. A Turquia é um caso a parte, pois possui uma região localizada na Europa – a Trácia – o que torna o país privilegiado em relação aos demais formadores do Oriente Médio.

Estes três países são incluídos no Oriente Médio porque suas características culturais, suas religiões e as determinações geográficas os aproximam muito mais dos demais países árabes do que das outras regiões nas quais estão localizados. O próprio Paquistão, por exemplo, possui mais elos com o mundo árabe do que com o hinduísmo praticado na Índia.

Perspectivas de futuro

Não é difícil falar sobre um provável futuro para a região do Oriente Médio. Os conflitos tendem a perdurar por muitos anos, já que as diferenças étnicas ainda são muito fortes na região. No que diz respeito à economia do lugar, é preciso que os governos destes países tenham cautela e precaução em relação ao dinheiro que gastam. Hoje, o petróleo está abundante (a região concentra mais de 60% das reservas mundiais de petróleo). Mas, no futuro, o petróleo tende a acabar. Por isso, enquanto a situação é boa, os governos precisam desenvolver novas fontes de renda para evitar o colapso de suas economias no futuro. Até lá, cidades inteiras continuarão sendo erguidas para o bem do turismo.

This post was last modified on 28 de julho de 2015 11:09

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023