Seleção e Organização dos conteúdos de geografia

Geografia,

Seleção e Organização dos conteúdos de geografia

Na escola, todos os alunos estudam geografia, que é uma ciência responsável pelo estudo do conjunto de fenômenos humanos e naturais. Além disso, esse conteúdo é responsável também por estudar a superfície da Terra.

Na vida de cada indivíduo é muito importante o aprendizado da geografia, em especial no quesito cidadania, já que é através dessa matéria que as relações entres as sociedades, as culturas e a natureza são estudadas, além e diversos outros aspectos com certa relevância. No ensino fundamental, que antecede o ensino médio, esse tema de estudo carece de uma relevância social, que seja capaz de difundir os conhecimentos de cada um dos alunos.

O estudo da geografia dentro da sala de aula

No Brasil, para que cada aluno tenha conhecimento da influência e da importância do passado e também do presente para a nossa sociedade, é necessário que dentro da sala de aula seja abordada temas que valorizem os patrimônios sociais e culturais.

conteúdos de geografia

Para explanar conteúdos que sejam referentes à geografia, o educador deve fazer uso de situações do nosso cotidiano como por exemplo, a temporalidade e a espacialidade dos fenômenos geográficos, na qual o próprio estudado pode observar utilizando-se apenas de suas capacidades cognitivas.

Para que um professor consiga obter êxito no processo de aprendizagem dentro de sala, é preciso que se utilize metodologias geográficas que ajudem os estudantes a entenderem melhor todos os fenômenos estudados e consequentemente a sua influência no meio em que eles vivem.

Ao todo, são 9 anos de idade média. Por isso, é imprescindível que todo o conteúdo que deverá ser ensinado pelos educadores aos alunos seja explicado aos mesmos, especificando dessa maneira os objetivos que deverão ser

O objetivo do ensino da geografia é fazer com que cada aluna entenda a maneira como o espaço e o tempo influencia na modificação do meio. Além disso, que ele possa ter a consciência de que a evolução tecnológica, que o avanço da política e as diversas melhorias das condições de vida, teve origem a partir de diversos conflitos e acordos e que nem todos os indivíduos usufruem e se que conhecem essas mudanças.

Para se ensinar a geografia, o educador deve ser capaz de fazer a interpretação de mapas e de compreender a linguagem da cartografia. Além disso, de acordo com a sua intenção, é importante que o educador saiba ler as informações que estes documentos possuem, com o objetivo final de obtenção de dados considerados relevantes. No final, é importante que cada aluno saiba valorizar as diferenças sociais e culturais e os patrimônios históricos como uma forma de exercer a democracia entre todas as pessoas.

Por que é tão importante estudar a geografia?

Como já dissemos, a geografia é a ciência que estuda a relação entre a natureza e a sociedade, tendo como foco a maneira como ambas se relacionam e consequentemente, o processo em que o espaço terrestre se organiza. O objetivo disso tudo é fazer com que cada indivíduo consiga desenvolver formas melhores de ver e de melhorar as relações sociais e espaciais, bem como saber a melhor maneira de se promover a exploração dos recursos da natureza.

A definição de geografia que citamos acima, não é unânime entre os geógrafos. Este fato pode ser comprovado já que no passado, este conceito era totalmente diferente do que utilizamos atualmente.

Trocando em miúdos, o termo ‘geo’ significa terra e ‘grafia’ significa escrever, descrição, ou seja, a geografia é uma maneira de descrever os fenômenos que acontecem em toda a superfície terrestre. Em outras palavras, geografia significa uma tentativa de explicação das diferentes áreas do território e como um campo de conhecimento que tem como objetivo o estudo de espaços.

Em suma, podemos concluir que é muito complexo concluirmos com precisão o que a geografia não estuda e o que ela estuda, já que essa é caracterizada por ser uma ciência horizontal, enquanto as outras matérias escolares são de ciência do tipo vertical. Isso significa dizer que a diferença da geografia para os outros conhecimentos está na orientação do mesmo, e não em seu objeto. A especificidade do estudo da geografia é conferida pelo seu categorial, ou seja, pelo conjunto de conceitos que definem a orientação de todo o processo de aprendizagem, com destaque para o território, a paisagem, o lugar, a região e as redes.

Portanto, o estudo da geografia é responsável por abordar temas ligados a questões sociais e nas questões das ciências da natureza, envolvendo temas como as disputas territoriais, as disputas regionais, o meio rural, a representação do que chamamos de espaço (mapas), o relevo, a formação das cidades, o estado e seus territórios políticos, e diversos outros elementos.

Procure aqui no Resumo Escolar por um conteúdo de sua preferência e aprimore agora mesmo o seu aprendizado sobre geografia.