O governo Lula foi o período em que o Brasil foi liderado pelo presidente Luís Inácio da Silva, do Partido dos Trabalhadores, o PT, entre 2003 e 2010. Representou um momento de expectativas em mudanças políticas e sociais no país. Estas expectativas eram justificadas, pois seria a primeira vez que um político alinhado às ideologias esquerdistas assumiria o poder, depois de décadas de um país com uma política predominantemente alinhada com ideologias direitistas.

Período anterior ao Governo Lula

O período anterior ao governo Lula, liderado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, entre os anos de 1994 a 2002, foi marcado por alguns avanços, como o desenvolvimento do plano real. O plano real, um projeto econômico que visava estabilizar e economia e conter os níveis de inflação, deu origem também à moeda real, ainda utilizada no país.

Entretanto, a partir do segundo mandato, o governo Fernando Henrique Cardoso começou a apresentar desgastes, em especial na área econômica. O país entrou em um momento de instabilidade econômica. Além disto, embora tenham existidos avanços na área econômica, a população, de uma maneira geral, continuava mal atendida, sem que fosse apresentada nenhuma solução para os problemas que existem no Brasil.

Como conseqüência, embora tenha havia um momento de prosperidade econômica, a desigualdade social permanecia inalterada, com boa parte da renda do país concentrada na mão de poucas pessoas.

Estas condições foram propícias para a eleição do então candidato Lula. Utilizando-se das falhas cometidas pelo governo representado por Fernando Henrique Cardoso e propondo mudanças sociais, através de projetos de assistência social, o candidato Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito no pleito eleitoral de 2001, para início do mandato em janeiro de 2002.

A eleição e governo de Luis Inácio Lula da Silva

A eleição do candidato do Partido dos Trabalhadores representou, para muitos, um momento de mudanças no país. Era a primeira vez, desde a proclamação da república, que um partido alinhado à esquerda era eleito para o cargo máximo da república.

Havia uma grande expectativa em relação à quais seriam as políticas econômicas adotadas pelo novo governo. Além disto, por ter sido eleito o maior partido de oposição durante os anos 90, o PT, se esperava que o novo presidente empreendesse uma reforma política significativa, necessária ao país.

No primeiro mês de governo, o presidente Lula anunciou o programa “Fome Zero”, que se tornou um símbolo de todo o seu período de governança. O programa “Fome Zero” constituía em mapear as regiões e, consequentemente, as famílias mais necessitadas, com fins de oferecer uma bolsa-auxílio para a compra de alimentos. O projeto constava como uma medida emergencial para erradicar a pobreza. Entretanto, tornou-se um programa de social de sucesso e foi continuada nos governos seguintes.

Outros projetos foram desenvolvidos ao longo dos oito anos de mandato: a implementação do sistema de cotas raciais e econômicas nas universidades públicas, o funcionamento do sistema de bolsas universitárias do Prouni, melhorias no sistema fome zero.

Na área econômica, o governo petista não apresentou grandes inovações. A política adotada neste setor foi de manutenção das políticas adotadas pelos governos anteriores. Isto garantiu a estabilidade econômica do país e certo período de prosperidade.

Problemas do governo Lula

O governo Lula obteve grande aprovação popular, mas isto não o isentou de enfrentar problemas ao longo dos dois mandatos em que esteve no poder.

A escolha de uma política econômica alinhada com as diretrizes dos governos anteriores de direita causou grande descontentamento em parte da esquerda brasileira. Por muitas vezes o governo foi acusado de compactuar com diretrizes econômicas que não eram condizentes com o seu histórico de lutas junto à população.

A inexistência de uma reforma política, que sequer entrou em pauta de discussão, também foi motivo para que diversos setores da população se mostrassem insatisfeitos. Por ser um governo de esquerda, a reforma política era a pauta mais aguardada pelos setores que ansiavam por mudanças no país. Ao fim de oito anos de governo, não houve, ao menos, a proposta de um novo projeto político.

Além disto, o governo enfraqueceu bastante com os escândalos relacionados à corrupção. Em 2005, uma série de denúncias afirmava que o governo teria comprado votos no Congresso Nacional, para viabilizar a aprovação de projetos que lhe interessavam. Este escândalo ficou conhecido como “Mensalão”.

Neste período, diversos integrantes do Partido dos Trabalhadores, como Heloísa Helena e Luciana Genro, desligaram-se do partido por não concordar com as políticas adotadas.

Legado do governo Lula

O governo Lula foi muito importante para a experiência democrática do país, uma vez que proporcionou a alternância dos grupos que assumem o poder no Brasil. Além disto, o governo manteve uma política de conciliação entre os setores divergentes da sociedade, o que colaborou para a estabilidade econômica do período.

Embora marcado por escândalos de corrupção, houve avanços sociais importantes, que foram continuados pelo governo seguinte.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024