Categorias História do Brasil

Resumo da Idade Moderna: O apogeu e a crise do açúcar

O Brasil, durante o século XVI e no começo do século XVII, tornou-se o maior produtor de açúcar do mundo todo, sendo o principal responsável pela riqueza da Coroa, dos senhores de engenho e ainda de comerciantes portugueses. Mas, apesar disso, pode-se dizer que os holandeses foram os que mais se beneficiaram com a prática açucareira, já que eles eram os grandes responsáveis pela refinação e também pela comercialização do produto.

Esse caráter totalmente explorador da economia em vigência, que era bem característico do pacto colonial, ou seja, da relação existente entre colônia e metrópole, foi firmado pela maciça importação de mercadorias da Europa, como alimentos, roupas e até mesmo objetos decorativos, com o objetivo de garantir a opulência e o sustento em que os senhores do engenho no Nordeste viviam. Além disso, podemos afirmar que o que acabou desviando a riqueza para as áreas metropolitanas foi a participação de portugueses e de holandeses no comércio açucareiro.

Filipe II, um monarca espanhol, entre os anos de 1580 e 1640, passou a dominar diversas extensões da Europa. Nesse contexto, Portugal e as suas colônias também ficaram sob o domínio da Espanha.

Uma guerra de independência entre a Espanha e os Países Baixo fez com que os holandeses, que conheciam bem as técnicas de refino e comercialização do açúcar, a produzi-lo em suas colônias. Entre os anos de 1650 e 1688, aconteceu uma queda nos preços, o que significou uma série de prejuízos para a economia da colônia e para a economia de Portugal.

Dom Pedro II, que era o rei de Portugal nesse período, quando se deparou com a crise da produção açucareira colônia, procurou algumas soluções a fim de resolver o problema. Dessa maneira, proibiu-se o uso de alguns produtos estrangeiros com o objetivo de equilibrar a balança comercial portuguesa e de reduzir as importações, além é claro de reorientar as atividades produtivas no reino e nas colônias.

No Brasil, a produção de produtos alimentares e de tabaco foi estimulado, e estes se destinavam à exportação. Além disso, intensificou-se a buscas por drogas do sertão. Apesar de perder toda a supremacia, o açúcar continuou a ser o principal produto nas exportações.

Mas, essa política acabou sendo abandonada, principalmente por conta da alta valorização de alguns produtos exportáveis pela metrópole, como por exemplo, o vinho. Em 1703, o tratado de Methuen, acabou por abrir o reino português para os produtos ingleses importados. Em contrapartida, a Inglaterra faria o mesmo em relação aos vinhos portugueses. Vale ressaltar, que a desigualdade financeira nessas relações de comércio contribuiu para que em Portugal as dificuldades econômicas crescessem.

As capitanias hereditárias e os governos gerais

O sistema de capitanias hereditárias foi adotado, na intenção de viabilizar a empresa açucareira. Esse sistema, que já era utilizado nas ilhas do Atlântico e por Portugal, doava faixas largas de terra aos capitães-donatários. Estes por sua vez, deveria colonizar a capitania, através da fundação de vilas e a proteção de terras e de seus colonos dos ataques de estrangeiros e de nativos. Além disso, deveria se fazer valer o monopólio do comércio colonial e do pau-brasil, reservando para a Coroa um quinto do valor obtido em metais preciosos. Mas, apesar dos capitães-donatários terem amplos poderes na administração, eles eram mandatários do rei e não um senhor com total autonomia.

No total, foram criadas 15 capitanias, doadas entre os anos de 1534 e 1536. As capitanias de Pernambuco e de São Vicente foram as que mais prosperaram. Mas, o sistema de capitanias acabou fracassando, por causa principalmente do interesse dos donatários e da falta de recursos.

Foi criado então, em 1548, um regimento no sistema de governos-gerais, que fortalecia os instrumentos colonizadores e reafirmava a soberania e a autoridade da Coroa. Apesar do governador-geral deter muitos poderes, eles também tinham diversas obrigações.

Tomé de Souza, foi o primeiro governador-geral, e ele, estabeleceu na Bahia, mais precisamente em Salvador, a primeira capital brasileira. Junto com ele, vieram mulheres, escravos africanos e um grupo de jesuítas, estabelecendo as primeiras unidades de ensino na colônia, chamados de colégios jesuítas.

Duarte da Costa, foi o seu sucessor, trazendo com ele, mais mulheres, colonos e jesuítas, entre eles, o padre José de Anchieta, que em 1554, juntamente com Nóbrega, fundou o colégio de São Paulo, considerado atualmente o embrião da cidade de São Paulo.

Mem de Sá, que sucedeu Duarte da Costa, tomou como primeiras medidas, a intensificação dos aldeamentos indígenas dos jesuítas. Sua intenção era favorecer a integração dos nativos à cultura cristã e portuguesa, defende-las dos ataques dos colonos que buscavam escravos e ampliar a catequese e reduzir os conflitos entre os colonos e os jesuítas.

Em parceria com Estácio de Sá, Mem de Sá, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, organizando a resistência contra os ataques de estrangeiros. Depois da morte de Mem de Sá, a metrópole dividiu a administração da colônia entre dois governadores.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023