Categorias História do Brasil

Resumo da República Velha: O governo constitucional de Deodoro da Fonseca (1891)

As pressões militares sobre as oligarquias agrárias e cafeicultores foram as grandes responsáveis pela permanência de Deodoro na presidência após a promulgação dessa nova constituição. Já para os participantes da elite civil, que cultivava a ideia de que os militares retornassem aos quartéis e criticavam duramente os efeitos da política econômica do governo, o governo provisório já havia cumprido a sua missão, que era garantir a nova constituição e de dar os primeiros passos para a consolidação republicana.

Deodoro acabou sendo eleito com uma pequena vantagem sobre Prudente de Morais. Nesse contexto, Floriano Peixoto, que era candidato da oposição conseguiu uma votação bem superior a do próprio candidato à presidência. Assim, foram escolhidos o presidente e seu vice, de chapas opositoras.

Ao tentar acalmar os ânimos, Deodoro convocou o barão de Lucena, velho conhecido da velha-guarda monarquista, para ocupar o cargo de Ministro da Fazenda. A missão dele era chefiar o ministério, situação que causou desconfiança da oficialidade positivista do exército, que vinha apoiando Deodoro, e dos cafeicultores paulistas que estavam cada vez mais insatisfeitos.

Por causa da forte oposição, Deodoro da Fonseca acabou por decretar em novembro do ano de 1891, estado de sítio, fechando o Congresso e realizando a prisão de diversos políticos da chapa opositora. No entanto, a reação foi tão forte quanto já era previsto, e alguns dos principais líderes opositores conseguiram escapar da prisão e passaram a articular um enfrentamento ao golpe (Campos Sales, Prudente de Morais e Bernardino de Campos).

Ao mesmo tempo, no Rio Grande do Sul, Pernambuco e em Minas Gerais, a oposição começou a movimentar-se quando os gaúchos passaram a pegar em armas. No exército, a oposição ao governo também cresceu e teve como centro articulador o marechal Floriano Peixoto, eleito vice-presidente brasileiro.

Ainda em novembro, uma greve dos trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil, acabou por complementar o quadro de crise institucional. Estes eram contra o golpe e podemos afirmar que esta foi a primeira greve política de toda a história do Brasil.

Em 23 de novembro, a marinha passou a manifestar sua insatisfação quando o almirante Custódio de Melo, passou para o comando de navios que estavam atracados na baía de Guanabara e apontou os canhões para a cidade, ameaçando um bombardeio e exigindo que Deodoro da Fonseca renunciasse ao poder. Por causa das crescentes pressões, Deodoro então cedeu.

O governo de Floriano Peixoto (1891-1894)

Com a renúncia de Deodoro da Fonseca, o então vice-presidente marechal Floriano Peixoto assumiu o poder e transformou-se no novo presidente da República.

Floriano era bem mais hábil e esperto que seu antecessor, e por isso, acabou conseguindo a proeza de articular ao seu redor, o apoio de republicanos radicais e também dos positivistas. Apesar de manter um governo autoritário, sempre o manteve dentro dos limites da constituição, e por isso, agradou a maioria, fazendo com que a sua política econômica voltou-se tanto para as ambições modernizadoras do positivistas quanto para as pretensões populares e sociais do republicanismo.

Floriano também conseguiu o apoio dos cafeicultores, que haviam ficado intimidados com as medidas de força de Deodoro, e estes passaram a considera-lo defensor do regime e fiador da ordem.

No início de seu governo, sua ascensão ao poder foi vista como um retorno à normalidade, já que o estado de sítio havia sido suspenso e o Congresso reinstaurado.

Nos primeiros dias de seu governo, Floriano instaurou uma série de medidas, que envolveu a suspensão de impostos sobre o comércio de carne e a construção de casas populares. Embora essas medidas estivessem válidas e vigentes apenas na cidade do Rio de Janeiro, a figura do presidente passou a ser querida pelos setores mais populares da capital federal e de estranho para o resto do país.

Nasceu assim uma prática política bem comum na história do Brasil republicano, conhecido como paternalismo combinado à sujeição agradecida, um estilo governamental que seriam posteriormente, muito aprimorado, esvaziando qualquer ação política de maior envergadura e duração daqueles que poderiam colocar em xeque a ordem dos poderes que haviam sido estabelecidos. Na verdade, o espírito de lealdade política ligada às compensações tinha suas origens nas relações rei e súditos da época do brasil colônia, e que evolui para a dominação da oligarquia, trocas de favores entre os poderosos e também, para os mecanismos conservadores entre o povo e o poder.

Nesse cenário, Floriano ainda passou a estimular a indústria, disponibilizando linhas de crédito abertas, em 1892, pelo Banco do Brasil. Além disso, reviu as leis alfandegárias, visando proteger o protecionismo da concorrência estrangeira e a crescente indústria nacional. Mas, também precisava um projeto que combatesse a inflação, o descontrole econômico e financeiro dos primeiros anos da República e a insuficiência de recursos que estavam disponíveis.

Floriano também conseguiu exercer o nacionalismo, por causa da expressiva e significativa oposição estrangeira. Esse fato acabou por incitar a xenofobia dos republicanos radicais.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023