Categorias História do Brasil

Resumo da República Velha: O Tenentismo

Embora tenha sido originada na classe média, a insatisfação com o Tenentismo não deve ser caracterizada como forma de representação e também pela defesa de seus interesses. Muitas das propostas e das características tenentistas iam bem além das pretensões das camadas médias, por exemplo, a ideia de elitismo do movimento ou a centralização política.

As origens do movimento do Tenentismo acabam se ligando às mudanças que ocorreram no interior do próprio exército: a Escola Militar da Praia Vermelha foi fechada em 1904, e sete anos depois, em 1911, foi criada a Escola Militar do Realengo. A primeira destacara-se, desde o final do império, por formar oficiais dotados de sólida base positivista, preocupados com questões nacionais, e não apenas as exclusivamente militares.

O ensino no Realengo por sua vez, possuía outro caráter, eminentemente técnico. Além disso, quando a Primeira Guerra Mundial enfim eclodiu, no ano de 1914, juntamente com as transformações técnicas que foram decorrentes desse fato, por exemplo, a utilização de novas armas como o gás venenoso, o tanque de guerra e uso de aviões em combates, impunham uma maior profissionalização às novas gerações de oficiais formados a partir do final da década de 1910.

O exército foi abandonado pelo governo oligárquico e as restrições políticas, e não necessariamente profissionais, impostas à ascensão na carreira militar geravam preocupação e ainda descontentamento entre os tenentes. Este baixo oficialato acabava rejeitando os oficiais da velha-guarda, ou seja, as altas cúpulas militares que eram ligadas ao governo.

Os tenentes propunham um processo revolucionário para que as Forças Armas se livrassem de influência tão nefastas, embora pouco fosse discutido a respeito do que se fazer após a revolução. Faltava-lhes um projeto consistente para o Brasil. Propunham a moralização do país, por meio do voto secreto e de maior centralização da política, eliminando dessa maneira o excessivo poder das oligarquias e dos coronéis. Eles ainda defendiam a criação de um ensino obrigatório.

Na verdade, eles não rejeitavam o sistema republicano, e muito menos o capitalismo como um todo, mas apenas os homens errados, que controlavam a República brasileira. Para eles, colocando-se o homem no lugar certo e realizando umas poucas reformas, os problemas do Brasil estariam solucionados. O homem certo deveria ser buscado entre os tenentes, demonstrando não só o caráter romântico, mas principalmente o elitismo do movimento.

À parte as deficiências e a fragilidade do movimento no plano de ideias, as revoltas tenentistas representaram o principal elemento de ameaça ao regime oligárquico a partir da década de 1920.

O governo de Artur Bernardes (1922 – 1926)

Segundo a política do café com leite, a morte do paulista Rodrigues Alves deveria levar, no ano de 1918, ao cargo de presidente da República, o mineiro Venceslau Brás. No entanto, acabou sendo empossado internamente o vice, Delfim Moreira, que, conforme previsto na constituição, realizou novas eleições. As oligarquias mineira e paulista, não encontrando um nome de consenso, concordaram em apoiar o paraibano Epitácio Pessoa, com a retomada política do café com leite a partir de sua sucessão.

Para as eleições do ano de 1922, Minas Gerais e Sã Paulo lançaram a candidatura de Artur Bernardes. Os estados da Bahia, do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco, que ocupavam um papel secundário na vida política nacional nesse período, resolveram desafiar as elites dominantes, no movimento chamado Reação Republicana, e lançaram como candidato o político fluminense Nilo Peçanha. O advento de uma dissidência oligárquica fez das eleições de 1922 uma verdadeira disputa, caso raro na República Velha.

Nilo Peçanha e a Reação Republicana passaram a pregar a moralização política, numa flagrante contradição com as origens oligárquicas do movimento, sensibilizando parte do crescente eleitorado urbano. A disputa se acirrou ainda mais com a tomada de posição da imprensa, ora apoiando um, e ora apoiando outro.

Em outubro de 1921, o jornal carioca Correio da Manhã passou a publicar uma série de cartas atribuídas a Artur Bernardes, nas quais o candidato criticava o exército, afirmando a existência de corrupção e de imoralidade na instituição. O episódio que ficou conhecido como cartas falsas acabou criando um grande mal estar entre o político mineiro e os jovens oficiais do exército, os tenentes, por mais que a fraude tenha sido posteriormente apurada.

Após a realização dessas fraudulentas eleições, em março do ano de 1922, Artur Bernardes saiu vitorioso. Apesar de todo o descontentamento existente no meio militar, a posse do novo presidente foi marcada para o mês de novembro do mesmo ano. Reagindo à vitória de Bernardes e tentando impedir sua posse, em 5 de julho de 1922, sublevou-se um grupo de oficiais do exército no forte de Copacabana, na capital da República da época, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro.

Essa foi a primeira grande rebelião tenentista, que apesar de ter fracassado, teve grande importância, já que o movimento se tornou público, e alguns de seus líderes foram transformados em verdadeiros heróis.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024