Categorias História do Brasil

Resumo da República Velha

República Velha aconteceu durante os anos de 1889 e 1930, época em que a elite cafeeira paulistana e mineira revezava o domínio político. A principal motivação era movida pelos seus interesses políticos e econômicos. A politica vigente naquele período era caracterizada pela troca de favores políticos entre o presidente da República e os governadores a fim de concretizar a manutenção do poder e garantir a governabilidade.

Ainda tinha o coronelismo, estrutura de poder politico e econômico concentrada nas mãos dos grandes latifundiários e usada para ganhar vantagens eleitorais para si e seus candidatos, através do voto de cabresto, da violência e das fraudes. Como forma de explicar melhor esse período, será feito um resumo da República Velha.

Principais acontecimentos e conflitos

Durante essa época, o Brasil conseguiu firmar-se como um país exportador de café e, dessa forma, a indústria teve um aumento bastante significativo. No âmbito social, várias revoltas e problemas aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro. A título de curiosidade, será feito um resumo da República Velha no que se refere aos fatos e revoltas.

• A monarquia é derrubada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889;
• Marechal Deodoro da Fonseca assume como primeiro presidente do Brasil;
• As oligarquias paulistas e mineiras têm o domínio do poder econômico e político;
• Floriano Peixoto assume a presidência em 1891, após a renúncia de Marechal Deodoro;
• Em 1891 é promulgada a primeira Constituição Republicana Brasileira. Na ocasião, são permitidas ações como o voto aberto, o presidencialismo, a manutenção de interesses das elites agrárias e a exclusão das mulheres e dos analfabetos ao direito de voto;
• O revezamento do poder na política do Café-com-Leite entre mineiros e paulistas;
• Os setores agrícola e pecuário são privilegiados quanto aos investimentos federais na região Sudeste;
• O café torna-se o principal produto brasileiro de exportação;
• A mão-de-obra nas lavouras de café do interior paulista aumenta devido à imigração italiana, alemã e espanhola.

Foi com base nesse contexto citado acima que se instaurou, no interior dos costumes do regime republicano, uma crise de reconhecimento vindas, principalmente, das populações marginalizadas. Foi a partir daí que se observou o aparecimento de várias revoltas que tomaram conta do país ao longo de toda a República Velha.

• 1893-1894: Revolta da Armada;
• 1893-1895: Revolução Federalista;
• 1893-1897: Guerra de Canudos;
• 1904: Revolta da Vacina;
• 1910: Revolta da Chibata;
• 1912-1916: Guerra do Contestado;
• 1914: Sedição de Juazeiro;
• 1917-1919: Greves Operárias;
• 1922: Revolta dos Dezoito do Forte;
• 1923: Revolução Libertadora;
• 1930: Revolução de 1930.

Em função da Revolução de 1930 ter sido um fator decisivo para o início da Era Vargas no Brasil, será apresentado um resumo da República Velha com foco nesse golpe.

Nesse ano, ocorreriam as eleições para a presidência do Brasil. O Partido Republicano Paulista, do atual presidente Washington Luís, indicou o também paulista Júlio Prestes a sucessão. Segundo a política do café-com-leite, era a vez de um candidato mineiro, por isso, houve o rompimento da aliança.

Descontente com a situação, o Partido Republicano Mineiro se junta aos políticos da Paraíba e do Rio Grande do Sul e formam a Aliança Liberal para lançar o gaúcho Getúlio Vargas como presidente. Nesse sentido, na intenção de acabar com o monopólio do café-com-leite, ele se junta aos militantes de esquerda para boicotar o posto de presidência de Júlio Prestes. O ato ficou conhecido como a Revolução de 1930 e consolidou de vez o início da Era Vargas.

A República Velha e os seus dois períodos

Como já foi visto anteriormente, a República Velha foi caracterizada pela política do café-com-leite, na qual representantes de Minas Gerais e São Paulo se alternavam no comando do poder do Brasil. Dessa forma, será apresentado um resumo da República Velha no que se refere à divisão desse período em dois momentos.

República da Espada: época que teve predomínio da ditadura militar. O período foi consolidado entre a Proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889 até a eleição do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes. Durante este período, o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Era comum acontecerem os chamados levantes populares para evitar uma possível divisão do Brasil, formados por simpatizantes ao Imperador Dom Pedro II e à restauração da monarquia.

República Oligárquica: época que se estende de 1894 até a Revolução de 1930. Caracterizou-se pelo forte domínio das oligarquias na política nacional e para as elites regionais, principalmente as do sul e sudeste do país. As oligarquias dominantes eram compostas, principalmente, pelas forças políticas republicanas e pelos ricos e poderosos proprietários rurais, em especial da região sudeste do Brasil, dominados por São Paulo e Minas Gerais. Essa supremacia paulista e mineira chamou-se política do café-com-leite por dois motivos: em razão da importância econômica da produção do café vindos dos paulistas e do cultivo do leite mineiro para a economia brasileira da época.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024