Categorias História

Resumo da Origem do Carnaval

O Carnaval é uma festa que movimenta o Brasil todo uma vez por ano atraindo, inclusive, muita gente de fora. Apesar de ser uma tradição tipicamente brasileira (com direito a uma associação forte entre a festa e o país), há muito mais história do que se imagina por trás disso tudo.

Acompanhe um resumo da origem do carnaval e na próxima vez em que estiver comemorando a data, saiba exatamente como tudo começou!

Resumo da origem do carnaval

É provável que o resumo da origem do carnaval comece em uma época mais antiga do que você pode imaginar, visto que essa festa teve início na Antiguidade e já era celebrada em localidades como a Grécia Antiga e a Mesopotâmia. A palavra “carnaval” tem origem latina e significa “retirar a carne”, no sentido do jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma, não só de carne, mas dos prazeres humanos de modo geral.

Duas festividades aconteciam na antiga Babilônia e que podem ter relação com a origem do carnaval. Uma delas era algo bem diferente: por um dia, o prisioneiro podia “imitar” o rei, vestindo roupas como as dele, se alimentando bem e até dormindo com suas mulheres. Ao final daquele dia, o prisioneiro era chicoteado e morto. Esse rito chamava-se Saceia.

Outra festa babilônica era celebrada nos dias antes da primavera: o rei ia até o Templo de Marduk (que foi um dos primeiros deuses da Mesopotâmia), lá ele era despido de todos os símbolos do seu poder e era surrado, humilhava-se para demonstrar a sua menoridade diante daquela divindade. Depois disso, ele podia voltar a assumir seu trono.

Mas o que essas duas festividades mesopotâmicas têm a ver com o carnaval? Elas são as precursoras dessa troca de papéis. Em festas carnavalescas, é comum que as pessoas se fantasiem e assumam outras posições momentaneamente. Em alguns blocos pelo país, os homens se vestem de mulheres, por exemplo. É provável que isso tenha começado na Babilônia.

Na tradição greco-romana havia os chamados bacanais, festas que homenageavam o deus do vinho, em que os participantes se embriagavam e se entregavam apenas aos prazeres por alguns momentos. Em Roma, especificamente, também aconteciam comemorações que duravam dias com muita comida e bebida em que era comum que os senhores se vestissem de escravos e vice-versa.

Todos esses eventos podem ser relacionados com as origens do carnaval, no entanto, fica claro que eram festas extremamente mundanas e pagãs, o que em nada agradava a Igreja Católica, sobretudo a partir do momento em que ela começou a se tornar mais poderosa. A Igreja acreditava que quando as pessoas invertiam seus papéis, sugeria-se uma inversão entre Deus e Demônio.

A Igreja, ao invés de tentar proibir esse tipo de festa tentou sistematizá-la, colocando-a nos dias que antecediam a quaresma. Desse modo, as pessoas que fossem se exceder durante o carnaval, fariam isso antes de entrar no período de forte religiosidade.

No período do Renascimento, o carnaval começou a ser marcado por desfiles nas principais cidades italianas, em que as pessoas usavam máscaras e com a participação de carros decorados. Essa festa mais urbana começou a se propagar por outros países europeus, como a França e a Inglaterra, por exemplo.

Durante toda a Idade Moderna, o carnaval se mostrou exatamente assim: desfiles de ruas com pessoas fantasiadas, máscaras e carros alegóricos.

Resumo da origem do carnaval – Brasil

Em nosso país, o carnaval começou a ser comemorado no século XVII, obviamente, por influência europeia. Inclusive, várias fantasias que eram comuns lá fora começaram a ser usadas por aqui também, como o Pierrot e Colombina. O Rei Momo, muito famoso até os dias de hoje, é outro personagem europeu que foi recebido pelos brasileiros.

Os primeiros blocos carnavalescos começaram a aparecer no final do século XIX. Já no século XX, as pessoas começaram a adotar o hábito de, além de se fantasiarem, decorarem também os seus carros e saírem em grupos desfilando por toda a cidade. Foi daí que surgiram os carros alegóricos, que hoje encantam os olhos do país todo durante as festas.

Daí pra frente, o carnaval só cresceu e se tornou mais animado no Brasil ganhando mais adeptos a cada ano. Todos começaram a cantar as famosas marchinhas carnavalescas, as quais ajudavam a trazer um encanto ainda maior para a festa. A nossa primeira escola de samba foi a Deixa Falar que surgiu no Rio de Janeiro, com o sambista Ismael Silva. Foram nascendo outras que com o tempo começaram a competir.

Na região nordeste, a tradição do carnaval de rua é muito mais preservada do que no restante do país. O frevo e o maracatu são os ritmos predominantes e as pessoas saem às ruas para dançar, cantar, enfim, participam da festa de forma ativa e não como simples espectadoras, como acontece em outras regiões do país.

This post was last modified on 17 de julho de 2019 16:25

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024