Categorias História

Resumo dos Hebreus

A palavra ‘hebreu’ significa ‘gente do outro lado do rio’, nesse caso o rio Jordão. Os hebreus tinham origem semita e seguiam o judaísmo. Sua história tem início 2000 anos a.C. e é contada no Antigo Testamento. O judaísmo pode ser definido como a religião hebraica que ainda espera um Messias. O cristianismo tem em Jesus Cristo a figura desse esperado Messias. Eles acreditam que o Messias chegará para conduzir a sociedade à salvação eterna.

Esse resumo dos hebreus mostrará os principais fatos e características desse povo. Eles se localizavam na região da Palestina. A civilização hebraica teve grande influência na civilização atual, principalmente na religião. O judaísmo contribuiu para o cristianismo e para o islamismo.

Segundo relatos da Bíblia, Deus determinou que Abraão abandonasse o politeísmo e seguisse para Canaã, atual Palestina. Jacó, neto de Abraão, teve doze filhos que deram origem às doze tribos que formavam a civilização hebraica.

No ano de 1350 a.C. os hebreus fugiram da escravidão que enfrentavam no Egito. Eles foram liderados por Moisés e viveram a famosa abertura do Mar Vermelho, narrada na Bíblia. Foram quarenta anos pelo deserto, a espera de um sinal de Deus permitindo o retorno à Canaã.

Êxodo se refere ao momento em que a civilização hebraica deixou o Egito e seguiu para Canaã. Deve-se lembrar que é preciso ir além desse resumo dos hebreus, visto que diversos fatos da sociedade contemporânea tem sua base na história hebraica.

Em 1010 a.C. as tribos foram unificadas e a sociedade de uniu em torno de um rei. Os hebreus unificaram a lei e elegeram juízes para cumprir o correto seguimento do estabelecido. A monarquia hebraica foi estabelecida após um século de luta contra os filisteus.

Saul foi o primeiro monarca, mas acabou cometendo suicídio, logo substituído por Davi. O rei Davi foi responsável pelo crescimento do comércio. Ele nomeou a cidade de Jerusalém como capital da monarquia. Os patriarcas acabaram virando aristocratas, após todas as mudanças pelas quais a sociedade hebraica passou.

Os hebreus construíram diversos templos e alcançaram seu auge sob a liderança de Salomão, filho do rei Davi. As construções elevavam os valores dos impostos e complicavam a vida dos camponeses. Ou seja, dentro deste resumo dos hebreus, podemos sintetizar que eles passaram por três fases: fase dos patriarcas, fase dos juízes e fase dos reis.

Na política, os principais líderes foram Salomão, Davi, Sansão, Gedeão, Samuel e Saul. Os hebreus se espalharam em diversos países após a Diáspora. Foi então que eles começaram a compartilhar seus conhecimentos e sua cultura e influenciar outras civilizações.
Durante o reinado de Adriano, imperador romano, a sociedade hebraica passou pela segunda Diáspora, no ano de 136. Logo após, os hebreus foram expulsos da Palestina.

Sociedade

Os hebreus se dividiam em diversos clãs patriarcais e podem ser considerados semi-nômades. Eles se dedicavam à criação de gado. As mulheres deviam criar os filhos e cuidar da casa, enquanto os homens lideravam os clãs e eram responsáveis pelo sustento da família.

Antes de se fixar na Palestina, a civilização hebraica era originalmente formada por pastores nômades, que estavam sempre se locomovendo em busca de terras mais férteis. Eles se dedicavam à criação de ovelhas e cabras e todos os bens pertenciam a todos os membros do clã.

Já na Palestina, os hebreus mudaram seus hábitos e desenvolveram a agricultura e o comércio. Logo se tornaram sedentários. A escolha do local foi estratégica. Apesar da terra pouco fértil e da falta de água para irrigação, a região era ponto de passagem entre África e Ásia, por isso era alvo de disputa. Terras e bens viraram bens individuais e não mais coletivos. A sociedade hebraica acabou se dividindo, tendo comerciantes ricos de um lado e camponeses pobres.

Características

• Sociedade baseada na religião;
• Cultura monoteísta;
• Esperavam a vinda de um Messias;
• Os chefes de família também eram militares, juízes e sacerdotes;
• Pregavam o amor ao próximo como conceito moral;
• A Páscoa era uma das principais festas;
• Os patriarcas possuam o poder dentro dos clãs;
• Cultivavam cereais;
• Abraão nasceu em Ur, na Mesopotâmia;
• Contribuíram para a literatura, a música, o direito, a arquitetura e as artes plásticas;
• A cultura hebraica teve influência de civilizações mais antigas, principalmente egípcios e mesopotâmicos;

Mandamentos

Foi na época da sociedade hebraica que o mundo teve conhecimento dos 10 mandamentos enviados por Deus para Moisés, no momento em que os hebreus atravessavam o deserto do Sinai. O texto era a principal orientação para a civilização hebraica. A conhecer:

1. Amar a Deus sobre todas as coisas;
2. Não clamar o nome de Deus em vão;
3. Guardar domingos e festas cristãs;
4. Honrar pai e mãe;
5. Não matar;
6. Manter a castidade;
7. Não roubarás;
8. Não levantar falso testemunho;
9. Não cobiçar a mulher do próximo;
10. Não cobiçar as coisas alheias.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023