Categorias História

Resumo sobre Imperadores

Imperador é o título de nobreza empregado para designar o soberano de certas nações ao longo do da história. Hoje, somente o chefe de Estado do Japão recebe essa nomenclatura no mundo todo. Assim como as outras categorias nobiliárquicas, ele foi estabelecido com a intenção de formar uma relação de vassalagem entre o povo e o detentor do privilégio. A palavra Imperador tem origem no termo latino Imperatore, que quer dizer comandante ou ainda aquele que se prepara contra. Também é válido ressaltar algumas variações como Kaiser, empregado na Alemanha e Czar, usado nos idiomas derivados do eslavo. De qualquer modo, ambas as expressões vêm da nomenclatura romana César e compreendem a mesma linha de determinação do Latim.

O Imperador é o líder maior de um território, sendo responsável por administrar o império. Quando se referir a uma mulher em tal posição, ela será chamada de Imperatriz. Nesse caso, o seu cônjuge fica conhecido apenas como consorte. Apesar de exercerem funções semelhantes, Imperador e Rei são hierarquias diferentes. De modo geral, o primeiro título é visto como uma honraria superior em relação ao Rei.

  • Imperador é título de nobreza dado a soberanos de várias nações;
  • O termo tem origem latina e foi adaptada em outras línguas:
  • Kaiser e Czar são as versões germânicas e eslavas, respectivamente, do cargo;
  • Império Romano é um dos maiores exemplos sistema de governo, mas Brasil, França, China, Japão e Rússia também tiveram suas experiências
  • Hoje, só o Japão é comandado por um Imperador, ainda que haja questionamentos sobre a atual extensão do seu papel político.

Na Alemanha especificamente, os três Kaiseres foram:

  • Guilherme I
  • Frederico III
  • Guilherme II

O Império Russo (1721 – 1917), que antecedeu a União Soviética, foi comandado por representantes da família Romanov por toda a sua duração.

Por sua vez, a França passou por dois períodos imperiais, sob o domínio de Napoleão I e Napoleão III.

A China tem uma longa história de comando imperial, marcada sobretudo pelas seguintes dinastias:

  • Dinastia Yuan (1271–1368)
  • Dinastia Ming (1368–1644)
  • Dinastia Qing (1644–1911)

Entre 1915 e 1916, Yuan Shikai tentou restaurar o sistema se autoproclamando Imperador

Como alguém se torna Imperador?

É possível chegar ao posto de Imperador por modos distintos. A primeira via, a mais comum, seria a hereditariedade. Ou seja, o poder é normalmente transmitido de pai para o filho. No entanto, o título também pode ser obtido por meio de força, como no caso de Napoleão I, Imperador francês. Isso se dá quando um golpe é organizado para tirar o atual governante do cargo e em seguida colocar um substituto. Em uma situação específica da história, que aconteceu durante o Sacro Império Romano Germânico, a posição era concedida a partir de uma eleição realizada por outros líderes.

  • O título de nobreza costuma ser hereditário;
  • Há casos de Imperadores que tomam o posto por meio de golpe.

Veja abaixo como funcionou o período do império no Brasil (1822 – 1889).

Os dois Imperadores no Brasil

Há muitos exemplos de impérios em diferentes regiões e épocas. Porém, o começo desse sistema e governo remete ao poderoso Império Romano, cujo modelo foi reproduzido na França e no Brasil, bem como na China e no Japão. No Brasil, o período imperial teve início logo depois do país conseguir a independência de Portugal. Entre 1822 e 1889, a nação foi regida por dois nobres: D. Pedro I e D. Pedro II. Em acordo com os ditames mais tradicionais de um império, o título se transferiu de pai para filho. Tendo em vista esse contexto, cabe salientar que o primeiro soberano foi importante para na fase de emancipação do país, mas seu governo não agradou a população. Como resultado, ele acabou renunciando em 1831 e partiu para a Europa.

Em seguida, a vacância no cargo passaria o poder para o seu filho, D. Pedro II. Entretanto, como o herdeiro era tinha apenas 5 anos na época , as chamadas Regências assumiram o comando da nação até que D. Pedro II tivesse idade para ocupar o trono. Finalmente, quando atingiu a maioridade, o líder recebeu um império à beira de se desintegrar. Mesmo assim, o seu governo foi muito mais bem aceito do que o pai, e ele ficou no poder durante quase 50 anos. Em 1889, militares organizaram um golpe de Estado e o retiraram do cargo, declarando o Brasil como uma república.

Quase em sua totalidade, os nobres do Brasil durante o Império eram oriundos de Portugal. Isso porque era prerrogativa do chefe de Estado conceder tais honrarias a quem ele considerasse merecedor.

  • O Brasil foi um império de 1822 até 1889, quando se tornou uma república;
  • A nação teve dois governantes (D. Pedro I e D. Pedro II) e foi comandado por Regências entre o comando de Imperador e outro;
  • A transferência do título se deu de modo tradicional, ou seja, passou de pai para filho.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024