Categorias Inglês

Dicas para aprender melhor o inglês

Com uma exigência cada vez maior no mercado de trabalho, todos sabem que falar inglês atualmente não representa mais um diferencial, mas sim uma necessidade. Porém, em meio à correria do dia-a-dia e com o pensamento estou velho, minha capacidade de aprendizado não é mais a mesma, várias pessoas desanimam quando pensam em aprender qualquer coisa nova. E é claro que com a língua inglesa não é diferente: sem saber o que fazer para aprender melhor o inglês, muitos desistem do curso logo nas primeiras aulas por acharem que não serão capazes.

Porém, antes de cogitar abandonar os estudos da língua inglesa ao primeiro tropeço com o verbo “to be”, pense nos estrangeiros que chegam ao nosso país. Você já observou como, em poucos meses vivendo aqui, já falam razoavelmente o português (alguns deles sequer frequentam um curso da língua)? E antes de se perguntar o que eles têm de diferente para aprender com tanta facilidade, pare para refletir um pouco. A palavra-chave para aprender melhor o inglês é a dedicação!

Tenha em mente que qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, em qualquer lugar do mundo encontra dificuldades para aprender um novo idioma. A diferença está na força de vontade para vencer essa barreira. Para aprender melhor o inglês, é necessário, antes de qualquer coisa, acreditar que você irá conseguir. O aprendizado não é algo que acontece de uma hora para outra: trata-se de um processo gradativo, praticamente diário, que exige concentração e prática.

Mas se tudo isso que você leu ainda soa meio vago e você não sabe por onde começar, abaixo você confere algumas dicas para aprender o inglês:

Começar pelo começo

Ok, essa história de começar pelo começo parece mais piada do que dica de aprendizado, porém trata-se de algo tão óbvio que muitos acabam não levando em conta. Lembre-se que mesmo que você frequente um curso convencional, é necessário dispor de um tempo diário e um espaço reservado para os estudos.

*Para começar, faça um planejamento real dos seus horários e defina quanto tempo consegue dedicar aos estudos do idioma. Seja honesto: nada de ir “empurrando” a hora de estudar de um dia para o outro. É preciso manter uma regularidade para o aprendizado ocorrer, portanto organize sua agenda e cumpra os compromissos estabelecidos;

*Outra dica importante é criar um ambiente propício, que torne a atividade prazerosa. Tenha à sua disposição livros, dicionários, computador com caixas de som e tudo o mais que possa tornar a sua “hora de estudar” mais proveitosa;

*Adquira o hábito de ouvir músicas em inglês e tente entender o que diz a letra ou, então, tente assistir aos filmes sem legenda. Músicas que tragam uma letra mais curta e simples, ou mesmo filmes que você já tenha assistido várias vezes, isso desde a primeira semana de estudos. Muito mais importante que reservar espaço e tempo para estudar inglês, é você encarar o aprendizado como uma atividade prazerosa, associada a seus filmes e músicas preferidos, e não como uma obrigação, assim você terá maior facilidade em assimilar o conteúdo de forma fácil e simples.

Só quem é corajoso fala inglês

Não podemos deixar, porém, de informar que somente estudando no conforto do seu lar ou em uma sala de aula você poderá avançar níveis, mas não chegará a adquirir fluência. A melhor forma de tornar-se realmente um falante de inglês é ser corajoso e colocar-se em situações nas quais você precise usar o idioma para se comunicar.

*Seja curioso para descobrir novas palavras e fuja de exercícios repetitivos e decorebas. Uma nova língua envolve todo um contexto de expressões, e não palavras soltas, cuja tradução deve ser decorada. Ser curioso também é ser corajoso para navegar pelo desconhecido, e descobrir assim novas oportunidades, como gírias e expressões idiomáticas;

*”Don’t be shy” (“Não seja tímido”). Quando estiver na presença de um nativo do inglês (essa situação não é pouco comum atualmente, com tantos imigrantes que vivem em nosso país), seja corajoso e tente criar um diálogo, avise que ainda está aprendendo e peça para falar devagar. Os erros são muito comuns no início, mas você verá como é possível se comunicar, e o falante de inglês com certeza admirará a sua boa vontade em aprender o idioma e o ajudará;

*Existe hoje em dia uma grande variedade de oportunidades de intercâmbio e cursos de imersão no idioma, mas se você não tem condições financeiras para fazer nem um nem outro, saiba que com dedicação, e colocando em prática nossas dicas, é possível tornar-se fluente em inglês da mesma forma que alguém que viaja. Você só precisará acreditar em si mesmo, no seu potencial, e aproveitar cada oportunidade de praticar o idioma, seja com aquele seu amigo que é fluente em inglês, ou exercitando o seu lado corajoso para puxar conversa com algum estrangeiro que encontrar pelo caminho.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023