Inglês,

Inglês: Pronouns Demonstrative Pronouns

Os pronomes demonstrativos do inglês – ou seja, os “Demonstrative Pronouns” são utilizados no idioma para mostrar, indicar ou apontar algum lugar, alguma pessoa, alguma coisa ou objeto, no sentido de localização. Tais pronomes também assumem a função de pronomes substantivos ou até mesmo de adjetivos – neste último caso, quando presentes na oração antes do substantivo.

Inglês: Pronouns Demonstrative Pronouns

Os Demonstrative Pronouns devem ser utilizados levando-se em consideração a posição do emissor da mensagem (ou seja, a posição de quem fala ou escreve a sentença). Quando a pessoa está próxima, um pronome é utilizado. Quando ela está longe, outro vai em seu lugar.

A seguir, vamos conferir quais são os principais pronomes demonstrativos e como utilizados na língua inglesa.

Demonstrative Pronouns – quais são eles?

O idioma inglês conta com quatro diferentes pronomes demonstrativos. São eles (seguidos de suas traduções):

1. This – no singular, o pronome significa “isto”, “este” ou “esta”. Ele é utilizado quando há proximidade entre o emissor e receptor da mensagem.

2. That – também no singular, o pronome significa “isso”, “essa”, “esse”, “aquilo” ou “aquela”. Ele é utilizado quando o emissor e o receptor da mensagem estão distantes um do outro.

3. These – já esse pronome está no plural. Ele significa “estas” ou “estes”, sendo essa a versão plural do “this” (utilizado quando há proximidade).

3.Those – por fim, o “those”, também no plural, significa “aqueles”, “aquelas”, “essas” ou “esses”, sendo a versão em plural do ‘that’.

Exemplos da utilização dos Demonstrative Pronouns

A seguir, vamos conferir alguns exemplos referentes ao uso dos pronomes demonstrativos do inglês.

• Uso do “this”

O “this”, como já falamos anteriormente, deve ser utilizado quando há proximidade do receptor da fala em relação ao que é dito.

Alguns exemplos do uso do ‘this’, com suas traduções, são:

– This is Mary’s pencil – Este é o lápis da Mary.
– This notebook was really expensive – Este caderno foi muito caro.
– This is my new car – Este é o meu carro.
– This bike is really nice – Esta bicicleta é muito legal.
– This boy is lost at the supermarket – Este garoto está perdido no supermercado.
– This is my favourite mall – Este é o meu shopping center preferido.

E aí, deu para entender?

• Uso do “these”

O these é como uma versão em plural do demonstrative pronouns “This”. A seguir, vamos conferir alguns exemplos de seu uso.

– This is my daughter Ana and these are her siblings – Esta é minha filha Ana e estes são seus irmãos.
– These boys are lost at the supermarket – Estes garotos estão perdidos no supermercado.
– These are our cats and dogs – Estes são os nossos gatos e cachorros.
– These earring are too expensive – Estes brincos são muito caros.
– These tickets are really rare – Estes ingressos são realmente raros
– These newspaper of today are interesting – Estes jornais de hoje estão interessantes.

• Uso do ‘that’

O That é utilizado pelo locutor para falar sobre algo no singular que esteja à distância do receptor da mensagem.

Alguns exemplos de uso deste demonstrative pronouns são:

– That is my new living city – Aquela é a nova cidade que estou Morando.
– That big house is my dream – Aquela grande casa é o meu sonho.
– That is her boyfriend – Aquele é namorado dela.
– That woman is my teacher – Aquela mulher é minha professor.
– That mall is really far away from where we are – Aquele shopping center é muito longe de onde nós estamos.
– That store is really beautiful – Aquela loja é muito linda.

• Uso do ‘those’

Por fim, o ‘those’ é utilizado para apontar algo no plural e que está há certa distância do interlocutor.

Alguns exemplos de uso deste demonstrative pronouns são:

– Those are all my students – Aqueles são todos os meus estudantes.
– Those schools are really hard – Aquelas escolas são muito difíceis.
– Those pants make me feel uncomfortable – Aquelas calças fazem eu me sentir inconfortável;
– Those are Ana’s books – Aqueles são os livros da Ana.
– Those journalists are really professional – Aqueles jornalistas são muito profissionais.

É ainda importante lembrar que existem outras situações em que os pronomes demonstrativos se encaixam. São elas:

• Para apresentar um indivíduo a outro. Neste caso, alguns exemplos são:

– This is Renata, my college professor (essa é Renata, minha professora da faculdade);
– This is Sandra, my sister (essa é Sandra, minha irmã);
– This is Mario, my teacher of dancing (esse é Mario, meu professor de dança).

• Para diálogos no telefone, sendo alguns exemplos:

– Hello, how are you? This is Vitor. Can I talk to your boss? (Olá, como você está? Aqui é o Vitor. Posso falar com o seu chefe?);
– Hello, this is Monica, how are you doing? (Olá, aqui é a Mônica, como vai você?).