Categorias Literatura

Autores Árcades

Também conhecido como Neoclacissismo ou Setecentismo, o Arcadismo foi um movimento artístico e literário que, via de regra, surgiu na Europa.

O Arcadismo é um movimento do século XVIII, contemporâneo da ascensão do movimento iluminista na Europa, período em que o poder da Igreja Católica e as velhas estruturas políticas e sociais foi desafiado por uma visão que valorizava o racionalismo e a ciência.

Naquele período, a burguesia, classe ascendente economicamente, buscava novos valores que lhe legitimassem. Nesse aspecto, o Arcadismo se ofereceu como um movimento reformador, abrangendo hábitos, atitudes, o ensino e a arte.

O Arcadismo se opõe, na arte, à temática complexa e extravagância estética do Barroco, no entendimento de seus precursores, buscando valorizar a tradição clássica, a simplicidade, a natureza e o cotidiano, tanto na temática quanto na forma.

O movimento é uma alusão à Arcádia, região localizada no sul da Grécia, que acabou se convertendo ao imaginário, ocupando a condição de lugar ideal, marcado pela simplicidade da vida pastoril, numa nítida oposição ao modo de vida extravagante de uma aristocracia decadente.

Na poesia, um dos principais traços é a predileção por modelos clássicos, como o soneto.

Arcadismo no Brasil

Embora o movimento tenha se iniciado na Itália ainda no século XVII, só chegou ao Brasil na segunda metade do século XVIII, tendo em Minas Gerais o seu principal foco, onde surgiram os mais famosos autores árcades.

No Brasil, o índio ganha papel de destaque na representação literária da simplicidade e da exaltação à natureza e à paisagem, embora a preocupação com a descrição da paisagem se estendesse aos centros urbanos e a vida ali presente.

Os principais autores árcades brasileiros form> Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão e Silva Alvarenga.

A obra mais conhecida desse período, que antecedeu o Romantismo, é o clássico épico Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, um tributo a um grande amor que não se consolidou graças à participação do autor num movimento insurgente contra a Coroa Portuguesa, que lhe rendeu um período na prisão e posterior exílio na África.

Outras obras de destaque são: Poema Épico e Caramuru (Santa Rita Durão), O Uruguai (Basílio da Gama). Poemas Satíricos e Cartas Chilenas (Gonzaga).

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024