Características gerais do Romantismo

Romantismo

Nenhum movimento artístico é tão lembrado no cotidiano das pessoas quanto o romantismo. Embora a adjetivação que deriva dele acabe resumindo-o à expressão de sentimentos, sua definição real é bem mais completa. Surgido no século XIX, o movimento possuiu expoentes na literatura, música e artes plásticas. Entenda as características gerais do romantismo a seguir:

O que era esperado do artista romântico?

• Liberdade criadora

Trata-se de uma rejeição aos ideais clássicos da cultura greco-romana. O principal objetivo proposto era a valorização do processo criativo, considerado limitado sob a influência clássica, resultando em simples imitação. O mais importante para o autor romântico era deixar o processo fluir, criando de acordo com a sua imaginação.

• Subjetividade (individualismo) e crítica social

O movimento dá especial atenção ao indivíduo. A abordagem das obras é particular, intimista, com frequência empregando a primeira pessoa como ponto de vista. A despeito desta valorização do eu, há também um aspecto de crítica social no período.

Quais elementos motivavam as suas criações?

• Escapismo, idealização e naturalismo

O contexto histórico e social no qual se insere o romantismo é complexo e marca uma fase de transição. Diante da percepção de um mundo cruel, onde encontra-se apenas sofrimento, o romântico foge para uma realidade idealizada. Sobretudo a natureza é tratada como um símbolo de paz e perfeição – o único refúgio possível. Ela também pode servir de representação para o estado de espírito dos autores. Neste contexto há uma projeção de sensações e emoções na natureza.

• Medievalismo, historicismo e nacionalismo

Entre as características gerais do romantismo também está a exaltação dos heróis nacionais. Esta volta às origens de um povo acabava por alimentar o medievalismo. Valorizavam-se especialmente os sentimentos de fantasia, aventura e mistério, ligados à uma visão idealizada do período. Reforça-se igualmente a ideia de que a existência humana está envolta no sobrenatural.