Categorias Literatura

Poesia Romântica

O Romantismo foi um movimento artístico completo, mas que teve como principal fundamento sua escola literária. Surgido na Europa no século XVIII e chegando até o XIX, seus fundamentos eram opostos ao classicismo anterior a sua formação e o racionalismo posterior.

No Brasil, a escola literária durou apenas 45 anos, com foco na poesia romântica que ficou valorizada por grandes nomes como Castro Alves e Gonçalves Dias. Também com três gerações, a poesia romântica brasileira não só era voltada para o amor platônico como retratava o nacionalismo.

A poesia romântica no Brasil

Pelos séculos em que se manteve, o romantismo sofreu influência de vários conflitos mundiais, sendo o mais contundente a Revolução Francesa. Ao longo de sua história, o estilo foi pontuado com três gerações românticas com fortes características de seu tempo.

No Brasil, a poesia romântica chegou em 1836, com a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães. Nela havia um conteúdo que já tipificava a primeira geração como o lirismo, a subjetividade e as emoções.

A primeira geração de poesia romântica brasileira é conhecida como indianista, caracterizada pelo ufanismo em busca de uma identidade nacional. Ele reforçava o anticolonialismo de Portugal, enfatizava a independência brasileira, colocava o índio como herói, mas mantinha nostalgias sobre o passado.

A segunda geração de poesia romântica brasileira tinha a melancolia como base para se inspirar. A depressão era a fonte de inspiração dos poetas, que cultuavam os amores impossíveis, os mistérios da noite, as angústias e os transtornos mentais. A morte quase sempre estava presente, de forma direta ou indireta, além da loucura, embriaguez e a distância entre o ser amado.

É uma geração considerada o apogeu do romantismo, também conhecida como “Mal do Século”, já que suas características se tornaram referência do estilo até os dias de hoje. As poesias eram carregadas de subjetividade, egocentrismo e sentimentalismo, muito bem representados por Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.

Já a terceira geração de poesia romântica brasileira tinha como foco o social. Menos dramática que a segunda e mais preocupada com questões reais como a liberdade dos escravos, seus autores viam o ser amado de forma mais realista, quase uma preparação para a próxima escola, o Realismo.

O erotismo está presente nas poesias românticas da terceira geração, mas ainda com o viés do pecado e da impossibilidade. O amor platônico não é mais valorizado, mas surge como uma negação ao sentimento. Esse período é também chamado de “condoreirismo”, com influência no escritor francês Victor Hugo e que no Brasil teve como sua principal referência o poeta Castro Alves.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023