Categorias Literatura

Resumo do Livro Helena de Machado de Assis

Resumo do livro Helena, de Machado de Assis: Estamos no século XIX, entre os anos de 1850 e 1851. A cidade é o Rio de Janeiro e, bem próximo ali, fica a chácara Andaraí, onde as principais ações do romance Helena acontece. Machado de Assis é o escritor responsável por revelar as diversas facetas do ser humano. Ele repassa a uma sociedade conservadora aquilo que o ser humano tem de mais escondido. Com Helena, não será diferente, ao colocar a personagem principal em constante duelo entre aquilo que manda a razão e o que o coração deseja.

Resumo do livro Helena, de Machado de Assis: O romance tem início com a morte do Conselheiro Vale, que possuía uma chácara em Andaraí. E como funcionava nas famílias mais tradicionais e que acumulavam riquezas ao longo dos anos, todos ficavam à espera do testamento. A riqueza do Conselheiro deveria ir para o seu único filho, Estácio, e a tia do rapaz, Dona Úrsula, irmã de Vale. Ela é solteirona e mora com a família do Conselheiro assim que a esposa do irmão falece. Quase a segunda dona de casa, é ela que comanda com desvelo a propriedade da família e costuma oferecer regras ao sobrinho.

Resumo do livro Helena, de Machado de Assis: Mas o destino estava ali, batendo na porta de todos. O médico da família traz uma surpresa para os familiares do Vale. Ao abrir o testamento, vinha um bônus juntamente com a herança: mais uma integrante para a família, uma filha que o Conselheiro tivera em um romance extraconjugal. A moça receberia os mesmos afetos que o filho legítimo, Estácio, e ainda deveria ser recebida pela família com todo o carinho.

Em Helena, de Machado de Assis, o autor trabalha com o amor impossível

Um filho fora do casamento ainda gera preconceito. No século XIX, o escândalo é pior, ainda mais quando um pai resolve assumir um filho bastardo. Todos na família de Vale ficaram escandalizados. Úrsula se desespera, pois não imagina como um estranho pode vir a compartilhar os bens e a intimidade da família.

Mas Helena era uma garota simpática, inteligente, gentil e bonita, características que vão, aos poucos, conquistando os moradores da casa de Vale. Essas qualidades não demorar a atrair o jovem Estácio, então com 27 anos. Com Dona Úrsula, Helena também tem a oportunidade de demonstrar suas qualidades, principalmente quando a senhora adoece. Será Helena a responsável por se dedicar à suposta tia e cuidar dela como se tratasse de uma mãe. Isso encanta Dona Úrsula, que passa a olhar Helena também como filha.

Era com Estácio, no entanto, com quem Helena gostava de passar mais tempo. O irmão se acostuma a conviver com a moça e juntos passam a se envolver em algumas diversões, como passeio a cavalo pela chácara. Não demora para que o jovem comece a comparar as qualidades aventureiras da irmã com a sua noiva, Eugênia. Assim, a noiva vai aos poucos se tornando sem graça. Por outro lado, Helena se enriquece dia após dia aos olhos de Estácio.

A situação se complica quando um amigo de Estácio, Mendonça, vai visita-lo. Quando avista Helena, é paixão à primeira vista. Ali estava mais um casamento prestes a sair. Mendonça já era amigo da família e todos o conheciam. Sendo assim, não tinha porque a união das famílias não acontecer. Ele fala com Helena e o padre do local a fim de pedir consentimento. Depois, vai falar como amigo Estácio, responsável pela irmã. Por causa do ciúme que tem por Helena, Estácio acha a ideia de Mendonça um disparate. Mas não podia revelar, para Mendonça, o que seu coração sentia. O argumento do irmão é dizer que a situação econômica de Mendonça é muito inferior a de Helena, o que acaba convencendo o pretendente.

Helena, em contrapartida, também sente algo inexplicável pelo suposto irmão, Estácio. Todavia, esse sentimento não pode vir à tona. De um lado, há o martírio sofrido por Estácio por se apaixonar pela própria irmã. Do outro lado, Helena que nutre os mesmos sentimentos por Estácio, mas prefere guardar o seu segredo para si. Para a moça, se ela dissesse a verdade, toda a relação construída com a família do Conselheiro viraria ruínas.

Caracterizado pelo Romantismo, o romance Helena trabalha com um enredo fechado

Resumo do livro Helena, de Machado de Assis: Em todo o romance, sempre tem um certo dia em que o destino resolve dar uma mãozinha. Então, um dia Estácio resolve seguir os passos da irmã, que costuma frequentar uma casinha azul próxima à chácara onde os dois vivem. Depois que a moça vai embora da casa, Estácio entra e conhece Salvador, um senhor que lhe revela uma história surpreendente. Salvador era o verdadeiro pai da jovem e o Conselheiro apenas adotara Helena como filha movido pela paixão que sentia pela mãe da moça, Dona Ângela. A senhora largou o marido, Salvador, e foi viver um romance clandestino com o Conselheiro. Nessa aventura, levou Helena junto e o Conselheiro passou a criá-la como filha legítima.

Ainda nesse dia, a jovem pega uma chuva e adoece. Agora que Estácio sabe da verdade, os dois estavam livres para viver um grande amor. Mas não sobra tempo, pois o tempo vem e ceifa a vida de Helena.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023