De repente ou derrepente?

Sabe aquele momento em que você está no meio de uma redação, ou qualquer outro texto importante, e tem de usar a expressão “de repente”, ou seria, “derrepente” ? Você sabe o correto?

Se sua resposta foi negativa sem problemas, afinal, estamos aqui para lhe ajudar.

Qual usar?

Antes de qualquer coisa vamos definir o significado dessa palavra. Quando falamos “de repente”, ou, “derrepente” – afinal, não sabemos o certo ainda – estamos nos referindo as expressões como, por exemplo: “de ímpeto”, “de súbito”, ou mesmo, “repentinamente”.

Podemos dizer ainda que essa expressão tem a “função sintática” de um advérbio de modo, ou, tempo. Sendo assim, é uma “locução adverbial de tempo”.

Agora, vamos ao que interessa

Dizemos que a expressão em questão é uma “locução adverbial de tempo”, em razão de ser formada por “de” – uma preposição – e “repente” – um substantivo.

Bem, já demos a grande pista, você consegue imaginar qual a maneira correta de se escrever?

Os defensores da norma culta explicam que a preposição “de” antecede o substantivo, como uma espécie de introdução, mas não funciona para unir, ou, juntar-se a outra palavra, logo, a maneira correta de se escrever é “DE REPENTE”.

Vejamos alguns exemplos:

1)- “É isto o que significa aprender. De repente percebes algo que já tinhas percebido toda tua vida, mas numa nova forma” (Doris Lessing)

– Repare que no exemplo número um utilizamos a expressão “de repente” como um advérbio de tempo, o qual indica o momento em que percebemos algo diferente.

2)- “Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu. A gente estancou de repente, ou foi o mundo então que cresceu?” (Chico Buarque)

– Já no exemplo número dois a expressão vem como um advérbio de modo, indicando que estacionamos, ou, paramos na vida de maneira abrupta.

Algumas observações

Então quer dizer que já podemos considerar a expressão “derepente” totalmente incorreta?

Bem, é isso que nos diz tanto a norma culta, quanto o traço vermelho sob a palavra no “Word”. Contudo, cabe lembrar que por diversas vezes a palavra “de repente” é utilizada como um sinônimo para “talvez”, ou mesmo, “quem sabe”. Mas, vale lembrar isso é totalmente errado.

Você, por exemplo, já ouviu alguma frase assim: “De repente nós aparecemos na festa”. Perceba que nessa oração a expressão tem o sentido de “talvez”, indicando que o locutor poderá, ou não, comparecer a festa.

Nosso conselho é que tome cuidado com o sentido que dá a algumas expressões. O mais indicado é sempre seguir a norma culta, assim você não corre riscos.

Hoje nosso artigo foi rápido, mas esperamos que da mesma forma possamos ter contribuído com seus estudos, e principalmente, sanado sua dúvidas. Até a próxima e não deixe de conferir nossos outros conteúdos.

This post was last modified on 18 de julho de 2019 13:34

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023