Lesar e Lesionar

Lesionar

A língua portuguesa apresenta uma série de palavras e verbos cujos significados podem apresentar alguma confusão de acordo com a maneira com a qual são empregados.

Esta dificuldade pode ser ainda maior no caso de verbos ou vocábulos que apresentem mais de uma forma de utilização e possuam algum sinônimo para um destes significados, como acontece com os verbos lesar e lesionar.

Ambos podem ser apresentados como sinônimos, embora lesionar possa ser confundido com o vocábulo lesado, que possui um sentido completamente distinto de acordo com sua utilização, devendo assim ser analisada a forma como é utilizado e a que se refere quando empregado para se referir a alguém que é lesado.

Lesar e lesionar como sinônimos

Os verbos lesar e lesionar são apresentados pelo dicionário como sinônimos, embora isto aconteça apenas na acepção semântica que se refere a gerar lesão física.

Assim, tanto o verbo lesar, quanto o verbo lesionar podem ser empregados corretamente quando o locutor se refere a causar lesão física, podendo afirmar que o sujeito está lesado ou lesionado para indicar um trauma físico.

No entanto, como o verbo lesionar pode ser empregado de forma distinta, é mais comum que o verbo lesionar seja mais comumente empregado para se referir a lesões físicas, fazendo com que não haja a confusão entre o significado destes verbos.

Lesado como vocábulo

É importante ressaltar nesta análise, que o vocábulo lesado possui um sentido distinto do verbo lesar, sendo empregado para indicar a violação do direito de um sujeito, um prejuízo moral ou mesmo uma ofensa.

Assim, ao afirmar que alguém foi lesado, pode haver uma confusão com o verbo lesar, fazendo com que a mesma frase possa indicar uma lesão física ou um prejuízo moral. Desta maneira, ao se referir a lesões físicas, o emprego do verbo lesionar é mais comum, evitando tais confusões.