Categorias Português

Parassíntese ou derivação prefixal e sufixal?

Muitos estudantes, vestibulandos e candidatos a concursos públicos confundem as derivações prefixal, sufixal e parassintética. Isso se deve à semelhança dos conceitos, o que dificulta a identificação em grande parte das palavras. Por causa disso, é preciso estar atento a cada caso para não haver nenhuma confusão. Quem fará exame ou uma prova de admissão em concursos precisa ler com cuidado o enunciado para entender o que ele está pedindo.

Uma derivação é uma modificação de uma palavra, de maneira que outra é criada a partir dessa mudança. O léxico da língua é ampliado pela formação dos novos termos. As palavras podem ser agrupadas em três conjuntos: derivadas, primitivas e compostas. Através da Composição e do Hibridismo a derivação cria novos termos unindo palavras diferentes, de radicais diferentes, e partindo de termos primitivos.

Uma palavra pode ser modificada através da derivação prefixal, sufixal, prefixal e sufixal, parassintética e derivação imprópria, também chamada de derivação regressiva. Nessa última, a mudança não ocorre por acréscimo, e sim por redução da palavra. Normalmente são formados substantivos a partir de um verbo, ao contrário do mais comum, quando se cria verbos a partir de substantivos.

Por exemplo, o verbo “comprar”, que pode ter uma derivação regressiva tornando-se “compra” (substantivo). É muito comum vermos essa mudança na linguagem popular, como no caso das palavras “portuga” (português) e “comuna” (comunista).

Já nos casos das derivações prefixal e sufixal e parassintética a mudança ocorre pelo acréscimo de partes no início e no final das palavras. E daí advém a confusão entre os conceitos, devido à similaridade dos respectivos significados. Esse texto focará nesse aspecto, diferenciando cada conceito com exemplos. Acompanhe.

Derivação prefixal e sufixal

Antes de conceituarmos a derivação prefixal e sufixal, precisamos entender o que é um prefixo e um sufixo. Eles são morfemas chamados de afixos. Cada um se refere à posição que ele ocupa na palavra. Quando o afixo está no seu início, trata-se de um prefixo, e quando está no fim, é um sufixo. Um exemplo de palavra com prefixo é “descuido”, sendo o “des” o morfema afixo. Como exemplo de sufixo podemos citar a palavra “realismo”, cujo afixo está no final do termo, o “ismo”. Agora vamos entender a diferença entre os conceitos de derivação.

A derivação prefixal e sufixal ocorre nas situações em que os prefixos e sufixos são adicionados a uma palavra primitiva. Dessa forma, mesmo se retirarmos um dos morfemas – ou até mesmo ambos – a palavra não perde seu sentido. Ela poderá se tornar um novo termo ou permanecer no seu sentido primitivo. Observe alguns exemplos:

Infelizmente
O prefixo é “in” e o sufixo é “mente”. Se nós retiramos os dois afixos, temos a palavra primitiva “feliz”. Ao retirarmos apenas o prefixo, temos a palavra “felizmente”, e se retirarmos apenas o sufixo teremos a palavra “infeliz”. Dessa forma, podemos afirmar que a palavra possui uma derivação prefixal e sufixal. Outro exemplo:

Deslealdade
Se nós retiramos da palavra os dois afixos, teremos o termo “leal”. Sem o seu sufixo, a palavra se torna “desleal”, e sem o seu prefixo teremos “lealdade”. Veja outros casos de palavras cuja derivação é prefixal e sufixal:

  • Desigualdade
  • Desvalorização
  • Imoralidade
  • Imortalidade
  • Independentemente
  • Infielmente
  • Invariavelmente
  • Subescolaridade

É importante notar que a palavra “felizmente” e “lealdade” possuem apenas a derivação sufixal, enquanto “infeliz” e “desleal” possuem a derivação prefixal. Agora vamos analisar o caso das parassínteses.

Derivação parassintética

Essa derivação ocorre quando há um radical e nele são adicionados simultaneamente um prefixo e um sufixo, assim como nas derivações sufixal e prefixal. A diferença é que quando é retirado um morfema, ou ambos, a palavra restante perde o sentido e não possui lógica significante. Vamos aos exemplos:

Emagrecer
O prefixo no caso é a letra “e”, e o sufixo é o “grecer”. Ao retiramos ambos os afixos da palavra, sobrará apenas o “ma”, que não faz nenhum sentido. Outro exemplo:

Envergonhar
Podemos ver que há palavra “vergonha” no meio do termo, o que poderia confundir alguém que não domina os conceitos. Mesmo que exista um termo legível no centro da palavra, ela é uma parassíntese, pois quando retiramos o “em”, temos vergonhar, que não faz sentido. Ao retirarmos o “ar”, temos “envergonh”, que também não faz sentido. Se nós retirarmos ambos, sobrará “vergonh”. Por causa disso, dizemos que “envergonhar” recebe uma derivação parassintética. Veja outros exemplos de parassintéticas:

  • Ajoelhar
  • Amanhecer
  • Anoitecer
  • Engaiolar
  • Entardecer

Resumindo: Nas derivações sufixal e prefixal podemos retirar o morfema do início da palavra, chamado de prefixo, e o morfema no seu fim, chamado de sufixo, ou ainda podemos retirar ambos os morfemas, que ainda assim teríamos uma palavra que faz sentido. Na derivação parassintética não podemos retirar nem o afixo do início, nem o afixo do fim, e muito menos ambos, pois o que sobrará não é uma palavra que existe e tem sentido. Ou seja, não há prefixo e nem sufixo nesse caso.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023