Categorias Português

Textos Narrativos

Enquanto estamos usando a língua, estamos apresentando opiniões, descrevendo pessoas e cenários, informando e narrando algo. Todas essas modalidades de apresentam por meio da fala, como uma forma de praticar a interação social e se fixam de forma comum por meio da forma escrita da linguagem.

A Narração é um tipo de texto que traça as ações dos personagens em um determinado tempo e espaço.

A partir do ato de narrar pode-se concluir que as características atribuídas a ele estão presentes em muitos textos como nos contos, fábulas, romances, novelas literárias e um apólogo. Entender essas características é importante para compreender o porquê de muito tópicos se tornarem fatores importantes, tais como o narrador, personagem, tempo, espaço e enredo.

O objetivo principal do texto narrativo é contar algum caso, mas esse caso precisa servir como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não conseguir atingir esses objetivos ele não tem valor. Portanto, a narração destina-se sempre a um receptor.

Tipos de textos narrativos

A narração é um dos gêneros literários mais ricos, por isso, existem vários tipos de textos narrativos que geralmente são feitos e lidos por indivíduos do mundo inteiro.

Entre os tipos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Anedota e a Lenda.

– Romance: possui um núcleo principal e outras tramas que vão acontecendo no mesmo tempo da trama principal. É um texto longo com muitos acontecimentos narrativos que se desenrola em um longo espaço de tempo.

– Novela: é um tipo de narrativa que acompanha a história de apenas um personagem. Muitas vezes é confundida com o Romance ou com o conto, porém, apresenta menos recursos narrativos que o Romance e é maior, em extensão e núcleo, do que o Conto.

– Conto: narrativa curta com poucas personagens que só existe devido ao núcleo principal. É uma descrição de uma situação que pode acontecer com as pessoas, mas não com todo mundo. Pode ser real ou fantástico e utilizar o tempo em ordem cronológica ou psicológica.

– Crônica: narra acontecimentos do dia a dia e narra o cotidiano das pessoas com situações que podem ser previstas porque já foram vividas. Utiliza-se da ironia e do sarcasmo. É produzida em curto período de tempo, de minutos ou horas.

– Fábula: apresenta uma estrutura semelhante a conto, porém tem o objetivo de dar algum ensinamento ou moral. Usa animais como personagens com características de comportamento e socialização igual a dos humanos.

– Parábola: tem o mesmo objetivo da fábula, mas utiliza personagens humanos em vez de animais, em situações do cotidiano das pessoas.

– Apólogo: objetivo semelhante ao da fábula e da parábola. Entretanto, pode usar os maios diferentes personagens: animados ou inanimados, reais ou fantásticos, humanos ou não.

– Anedota: é um tipo de texto feito para o humor. É rápido e depende da entonação, da capacidade oratória do narrador e também da representação. Normalmente é feito na linguagem oral, mas também pode ser produzido na escrita.

– Lenda: é uma história ficcional sobre personagens ou lugares reais, ou seja, usa a realidade dos fatos e a fantasia. Esse tipo de texto é apoiado pela oralidade, e só depois de ser conhecido é transcrito. O autor do texto é o tempo, o povo e a cultura. Geralmente conta a história de personagens conhecidos pela história.

Elementos da Narrativa

– Narrador: quem conta a história. Pode ser separado em: narrador observador, narrador personagem e narrador-onisciente.

– Enredo: é a trama onde acontecem as ações dos personagens. Pode ser: enredo linear, enredo não linear, enredo psicológico e enredo cronológico.

– Personagens: aquelas pessoas que fazem parte da narrativa. Podem ser classificados em personagens principais, protagonista e antagonista, e personagens secundários, adjuvante ou coadjuvante.

– Tempo: é a data e o momento em que a narrativa acontece. Pode ser cronológico ou psicológico.

– Espaço: local onde se passa à narrativa. Ocorrem no ambiente físico, psicológico ou social.

Tipos de Narrador

– Narrador Personagem: o narrador participa da história como um personagem e a conta em 1ª pessoa

– Narrador Observador: o narrador conhece a história, mas não participa dela. O enredo é contado em 3ª pessoa.

– Narrador Onisciente: o narrador conhece a história e os personagens. A trama é contada em 3ª pessoa, porém, quando há uma sequência de pensamentos dos personagens, ela passa a ser contada em 1ª pessoa.

Tipos de discursos narrativos

– Discurso direto: a personagem que conta a história.

– Discurso indireto: o narrador intercede na fala da personagem, por isso, a narração é feita em 3ª pessoa uma vez que a fala da personagem não aparece.

– Discurso indireto livre: nesse caso há uma junção dos discursos direto e indireto, pois há intervenção do narrador e da fala das personagens no desenrolar da história.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023