Categorias Quí­mica

Elemento Cálcio

O elemento químico cálcio é de extrema importância para o homem, para a indústria e para o planeta como um todo.

 

Na tabela periódica, é classificado como um elemento químico metal, pertencente à família dos alcalinos terrosos e localizado no grupo 2 A. Isso significa que, apesar de ser um metal, possui baixa dureza, sendo maleável.

Trata-se de um elemento denominado pela sigla Ca, de número atômico 20, isto é, possui 20 prótons e 20 elétrons, e massa atômica de 40 u.

Na superfície terrestre, é o quinto elemento mais abundante, corresponde a 3,6% de massa. Na lua, satélite da Terra, sua concentração é maior, correspondendo a 8% de massa. Naturalmente, esse elemento é difícil de ser encontrado na forma pura. É um metal prateado altamente reagente com o oxigênio, e por isso quando entra em contato com o oxigênio presente na atmosfera terrestre dá origem ao óxido de cálcio:

2Ca O2 >>> 2CaO

Quando esse óxido de cálcio é hidratado, forma a base do hidróxido de cálcio, cuja reação é dada pela seguinte fórmula:

CaO H2O >>> Ca(OH)2

Apesar de ser utilizá na forma de cal desde a Antiguidade por meio do uso de cal na sociedade romana, esse elemento foi isolado pela primeira vez somente em 1808, por meio da eletólise do cal em mercúrio, dando origem à amálgama de cálcio.

Está presente em uma série de elementos presentes na paisagem natural, tendo grande importância para a indústria, como será visto mais adiante.

Processo de produção

Apesar de ser um dos elementos mais abundantes na superfície terrestre, o cálcio não é encontrado em sua forma pura, se encontrando presente em minerais como o calcário (carbonato de cálcio, CaCO3), a fluorita (fluoreto de cálcio, CaF2), a gibsita (sulfato de cálcio hidratado, CaSO4.2H2O) e a apatita (fluorfosfato ou cloro fosfato de cálcio) e outros.

Assim, para que possa ser empregado para qualquer fim que seja, é necessário que haja um processo de produção ou separação do elemento presente nos minerais.

Quando essa produção ocorre em larga escala, é utilizada a eletrólise – decomposição de determinada substâncias por meio da passagem de corrente elétrica por determinado meio aquoso – do cloreto fundido, sendo que o fluoreto de cálcio é empregado para diminuir o ponto de fusão do cloreto.

Uma das maiores vantagens da utilização da eletrólise é que é capaz de assegurar uma pureza de aproximadamente 98,6%, valor que pode ser aumentado para até 99,5% se posteriormente for utilizada a sublimação – purificação da mistura por meio de seu aquecimento até que ela vaporiza e se concentrem em uma superfície fria colocada logo acima, fazendo com que as impurezas fiquem concentradas no recipiente original.

Quando produzido em larga escala, o cloreto é obtido por meio da reação do carbonato com o ácido clorídrico, conforme explicitado abaixo:
CaCO3 2HCl ® CaCl2 H2O CO2.

No entanto, quando se objetiva obter o cálcio em pequena escala, é mais simples produzi-lo por meio da reação com o cloreto de sódio:
CaCl2 2Na ® Ca 2NaCl.

Aplicações

Como o elemento cálcio é na realidade um metal, ele é amplamente utilizado na condução de diversos outros metais, a exemplo do zircônio, e na remoção de carbono, óxidos e enxofre ligados a uma série de ligas, quer sejam ferrosas ou não ferrosas. Além disso, também é utilizado para a remoção de gases residuais acumulados em válvulas eletrônicas.

No entanto, uma de suas mais importantes aplicações é como componente de ligas metálicas, como quando combinado com magnésio, berílio, cobre, chumbo e alumínio.

O CaO (óxido de cálcio, ou popularmente o cal) possui grande importância para a indústria de construção civil, pois é matéria-prima para a fabricação de cerâmicas utilizadas como piso e de argamassa, fundamental para a instalação de diferentes tipo de piso.

Quando o cálcio é retirado do calcário, é componente do cimento do tipo Portland. Já quando é extraído da gipsita serve para a fabricação de gesso, que nada mais é que a substância cozida em baixa temperatura.

Na paisagem natural, o carbonato de cálcio (CaCO3), elemento solúvel em água e com dióxido de carbono em sua composição, é responsável por moldar a água, formando as impressionantes estalactites e estalagmites.

Além disso, também é empregado na indústria farmacêutica por meio do fosfato de tricálcio (Ca3(PO4)2), presente na composição de cremes dentais como elemento de polimento, nos medicamentos para reposição de cálcio nos ossos e mesmo nos antiácidos.

Por sua vez, o sulfato de cálcio (CaSO3.2H2O) na indústria têxtil e de celulose, pois possui propriedade desinfetante, permitindo clarear e tirar impureza de tecidos diversos e papéis de escola e escritório.

Na indústria pesada, isto é, de transformação, o mineral dolomita, que consiste no carbonato duplo de cálcio e magnésio (CaMg(CO3)2)), é utilizado como fluxo em siderurgia. Já o metassilicato de cálcio (CaSiO3), conhecido como mineral wollastonita, é empregado como isolante elétrico e revestimento dos eletrodos de solda, além de também ser composto da fabricação de certos tipos de plásticos e tintas.

Assim, diante de tudo isso, pode-se concluir que o elemento cálcio é de extrema importância, tanto para o corpo humano, quanto para a paisagem natural e para a indústria como um todo.

This post was last modified on 12 de dezembro de 2023 23:31

Charles

Oi! Sou um profissional de marketing que ama a liberdade do estilo de vida nômade digital. Além disso, sou sócio de um cursinho online . Cresci em uma família de professores, o que me deu uma paixão enorme pela educação e me ajuda bastante no meu trabalho.

Share
Publicado por
Charles

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024