Resumo sobre Dante Alighieri


Em toda a história da literatura podemos encontrar vários autores que são consagrados pelas obras que criam há muitos anos atrás. Dante Alighieri, por exemplo, foi um grande escritor e poeta italiano que até hoje leva o nome de “il sommo poeta” (que no português representa a frase “o sumo poeta”). Conhecido pelas suas obras que expõe diversos valores medievais, Dante Alighieri nasceu em 1265 na cidade de Florença, na Itália em uma família de classe média.

Lá o autor vivenciou grande parte da sua vida, inclusive se apaixonou por Beatrice Portinari. Dante não teve nenhum relacionamento com a filha de Folco dei Portinari, mas alguns historiadores dizem que o autor fixou a imagem da moça na memória em uma única vez e sem nunca ter falado com ela. Essas informações são compartilhadas aos montes por diversas pessoas, mas não há elementos biográficos que possam comprovar essa teoria.

Dante Alighieri

Antigamente era muito comum as famílias realizarem casamentos arranjados para os seus filhos, que eram obrigados a se casar com a pessoa escolhida pela família na idade que achavam apropriadas. No caso de Dante, a sua família impôs que ele se casasse aos 12 anos com a filha de Messe Manetto Danati, a Gemma. Mesmo apaixonado por outra mulher, Dante se casou e teve vários filhos com a esposa.

Algumas pessoas alegam que Dante Alighieri teve outros filhos fora do casamento, principalmente pelo fato dele ser uma figura pública e conhecida que viajava para diversas partes do país. Os historiadores inclusive costumam dizer que das pessoas que alegaram serem filhos de Dante apenas três (Antonia, Pietro e Jacopo) são realmente filhos do autor.

Obras de Dante Alighieri

Muitas pessoas alegam que as obras de Dante Alighieri eram inconfundíveis, principalmente por conta do estilo que o autor possuía na hora de escrever suas obras. Com técnicas únicas e um estilo de escrita com palavras em rima, Dante colocou por muito tempo em seus poemas e textos o sentimento que tinha por sua amada Beatrice, mesmo que nunca tenha tido um relacionamento com ela.

Vale destacar que todo o amor que Dante sentia por Breatice que ele representava em suas obras foram um dos responsáveis pela “criação” da moda de textos de amor e romance italiano. Aliás, por muito tempo as obras de Dante Alighieri foram escritas em vulgar italiano ao invés do tradicional latim que na época era muito visto em livros literários e textos aleatórios. O vulgar italiano é o idioma atual considero “língua mãe” da Itália e ganhou grande visibilidade entre as pessoas com as obas de Dante.

As obras de Dante Alighieri são variadas e destacam diversas temáticas, desde amor até mesmo comédia e que até hoje são conhecidas e citadas por profissionais da literatura. Veja os nomes de algumas obras de Dante Alighieri:

– La Vita Nuova

– Commedia

– Le Rime

– De Vulgari Eloquentia

– Vita Nova

– Quaestio de aqua et terra

Curiosidades de Dante Alighieri

Existem diversas curiosidades de Dante Alighieri que podem ser citadas para conhecer o poeta italiano com maior precisão. Uma das mais interessantes é que Dante também teve uma carreira na política em Florença. Durante um tempo a cidade de Florença passou por diversas mudanças graças à derrota dos Guibelinos (uma espécie de classe burguesa). Com isso foi criada a possibilidade de que todos que fossem de alguma Arte, ou no caso um sindicato, tivessem acesso ao poder.

Com a possibilidade de se inscrever em sindicatos, Dante se inscreveu na Arte dos Médicos e Boticários. Em 1300 o poeta e agora político passou a ter o maior cargo político da cidade chamado de Priore, uma espécie de prefeito. Infelizmente uma decisão precipitada de Dante fez com que ele perdesse a confiança dos aliados, sendo condenado ao exílio de Florença. Uma das outras curiosidades de Dante Alighieri que pode ser citada é que durante a Idade Média ele foi um guelfo participando da Batalha de Campaldino contra os Guibelinos que eram contra o poder do Papa sobre a Itália.

As curiosidades de Dante Alighieri são variadas e dependem de acordo com cada relato feito por historiadores. Podemos citar diversas, inclusive o fato de que Dante nunca se casou com sua amada Beatrice devido ao fato de que ela se casou com um importante banqueiro da cidade de Florença, chamado de Simone de’ Bardi. Além disso, Dante se casou muito cedo e teve filhos com sua esposa, perdendo todo o contato com Beatrice. Alguns historiadores destacam que após a morte de Beatrice o poeta passou a estudar filosofia e outras especialidades, que passaram a ser sua nova inspiração.

Dante Alighieri continua sendo um importante e renomado poeta na Itália, além de ser conhecido em todo o mundo pelas suas obras e feitos durante a sua vida. Em 2015 completa-se 750 anos de nascimento do “sumo poeta”