Resumo da Poluição do Solo


Neste resumo da poluição do solo você vai conhecer como acontece, quais as principais causas e quais os problemas que causam.

A poluição do solo é quando existe a presença de resíduos químicos que destruam a propriedade do solo o deixando infértil, ou no pior dos casos, causando problemas a qualquer coisa que seja plantada naquela região.

A poluição do solo é dos maiores problemas mundiais na produção de alimentos, alimentos poluídos, poluição de nascentes de rios e muitas outras complicações.

Poluição do Solo

Poluição de solo é a presença de elementos sólidos ou líquidos produzidos pelo homem na maioria das vezes, e que são capazes de prejudicar o desenvolvimento e todas as formas de vida que tem no solo seu habitat. Podem ser animais ou plantas dos mais diversos tipos.

As principais causas

Como veremos aqui neste resumo da poluição do solo, na maioria das vezes a culpa para a poluição do solo é simplesmente o descaso das pessoas, a falta de cuidado e o desinteresse em preservar o meio ambiente. As principais substâncias que poluem o solo são lixo, esgoto, agrotóxicos utilizados sem controle, e diversos outros.

Os principais tipos de poluição do solo, que abordaremos neste resumo sobre a poluição do solo podem ser:

* Poluição do solo com origem humana:

Nas grandes cidades muitas coisas podem poluir o solo. Esgotos a céu aberto, sem tratamento e lixo. O lixo sofre uma ação chamada de lixiviação, que é a decomposição dele quando depositado no solo. Por este processo, ele libera os resíduos químicos e metais pesados, bem como outros que são absorvidos pelo solo.

* Poluição do solo com origem agrícola

Também poderia ser considerada como sendo por origem humana, já que geralmente é a agricultura feita sem cuidado que polui o solo. Este tipo de poluição, que estamos falando neste resumo da poluição do solo ocorre com a adubação feita de forma errada e inconsciente, a adubação exagerada, a queima descontrolada do solo, e o uso exagerado de agrotóxicos.

Alguns tipos de restos orgânicos e do próprio cultivo, se não forem cuidados da forma adequada também podem ser prejudiciais, causando a poluição do solo.

* Poluição do solo decorrente da produção industrial

Este é um dos mais agressivos, e que costumam destruir toda a vida que existe na região afetada. Algumas empresas tem depósitos ilegais de restos industriais dos mais diversos tipos, muitas vezes restos de componentes químicos que possuam metais pesados, produtos perigosos, somente enterrados em locais sem proteção. Também podem ocorrer vazamentos em tanques de contenção.

* Poluição do solo causada por lixo

Você sabe qual é a destinação de todo o lixo que produz? Pense no tanto de embalagens plásticas, restos de comida, fraldas, papéis, metais, bebidas, componentes químicos, eletrônicos e todo o tipo de lixo que somente você produz todos os dias.

Agora extrapole este lixo para o que sua família produz, as pessoas no seu ambiente de trabalho, seus amigos, seus vizinhos… Agora imagine todo o lixo produzido por dia por todas as pessoas da cidade, do estado, do país onde você mora! Imagine que são milhares de pessoas produzindo a mesma quantidade ou uma quantidade ainda maior de lixo todos os dias!

E para onde isso vai? De que forma é reciclado? É meio assustador, mas cada um de nós também é responsável pela poluição do solo que nos alimenta. Quando não separamos o lixo de forma adequada, o lixo comum se mistura ao lixo tóxico causando ainda mais problemas. Tudo é levado para o lixões, onde anos depois serão processados e absorvidos pelo solo, causando, conforme já dissemos, infinitos problemas para qualquer planta que nasça na região. Ou ainda pior, causando a poluição da água e dos possíveis lençóis freáticos que passam por ali, levando toda a poluição e os componentes químicos para a água que bebemos.

E como sabemos, na natureza tudo se transforma. A água que evapora do chão sobe novamente para as nuvens e se precipita em forma de chuva. Se a água evaporada vier de um solo altamente contaminado podem ocorrer chuvas ácidas, matando todas as plantas e contaminando rios, lagos e mares.

O solo é extremamente importante para nossa vida. É dele que retiramos praticamente todos os nossos alimentos, por isso é preciso cuidar dele com muito cuidado e atenção. Cada um de nós precisa fazer a sua parte, separando o lixo, depositando de forma adequada, e cobrando das empresas e indústrias uma forma mais presente na produção deste lixo.

A indústria farmacêutica, a de tintas, e plásticos, de componentes eletrônicos. Todas as indústrias que produzem materiais que não são orgânicos e dificilmente são processados pela natureza, precisam praticar formas de logística reversa, a fim de dar a destinação correta para todo o lixo que produzimos.

Nós precisamos consumir cada vez mais de forma consciente, para não gerar lixo sem necessidade, pois toda nossa saúde, e a vida humana e de todos os animais podem estar em risco.