Gênero Épico


Podemos definir gênero épico como sendo a narrativa caracterizada pela presença de versos, na qual apresenta ainda um episódio heroico da história de um determinado povo. O termo épico tem origem grega, e significa versos. Nesse tipo de gênero da literatura, apresenta-se ainda figuras totalmente fantasiosas.

Neste tipo de gênero temos o narrador, que é o responsável por narrar a história que no passado foram praticadas por outros indivíduos; a história, onde se desenrolam os acontecimentos; o tempo, que na maioria das vezes é apresentado no passado; os personagens, que são os verdadeiros heróis da história e o espaço, onde a ação dos personagens acontece.

No gênero épico da literatura, apresenta-se figuras mitológicas e totalmente fantasiosas que atrapalham ou ajudam no andamento dos acontecimentos. Quando as ações desses heróis são vistas em versos, temos uma epopeia ou o poema épico, onde as mais conhecidas são Ilíada e Odisseia.

Épico

São exemplos de gênero épico as obras do poeta greco-romano Homero, intituladas de Odisseia e Ilíada. Esta última conta a história da Guerra de Troia, que estava em seu último ano, entre troianos e gregos. A história começa realmente quando Helena, princesa da Grécia foi sequestrada pelos troianos. Os gregos então armaram um grande plano de resgate, utilizando-se de um enorme cavalo de madeira, que foi chamado de Troia e que foi levado até o centro dessa cidade.

Durante a madrugada, os soldados que se encontravam escondidos dentro da barriga do animal de madeira atacaram a cidade. Esta obra é composta por versos que possuem seis sílabas poéticas, variando em sílabas com uma longa e duas breves, os chamados versos hexâmetros dactílicos, considerados o formado mais tradicional dessa época na Grécia. Vale ressaltar que Ilíada se divide em 24 cantos. Esta é uma das obras mais importantes de toda a literatura do mundo, e influenciou o Império Romano e a era clássica da Grécia.

Já a obra Odisseia conta a história da volta dos gregos para a Grécia, que se encontravam em Troia. O personagem principal desse poema é dada pela figura do herói Ulisses. Durante sua viagem, o herói acaba enfrentando personagens mitológicos e passa por aventuras diversas.

Gênero Épico

Chamamos de épico o gênero tradicional de versos, poesia, que também é chamada de poesia épica. Além disso, este termo também é utilizado nos dias atuais em diversos outros tipos de expressões da arte, como peças de teatro, romances, filmes e músicas, na qual a história gira em torno de personagens considerados verdadeiros heróis. Além disso, nesse gênero da literatura apresenta em grande escala a ação. Nestas histórias, podemos dizer que os épicos são representações bem majestosas e que se envolvem em grandes conflitos, como aventuras, histórias de guerra e outras lutas características ao longo de um grande período de tempo. Vale ressaltar que também tem sido referidos como épicos as histórias que possuem personagens heroicos baseadas na vida real. Podemos citar as históricas novelas como Guerra e Paz e as aventuras de Ernest Shackleton na exploração da Antártica são grandes exemplos de gêneros épicos.

Gênero épico na música e nos filmes – Exemplos

Podemos definir gênero épico como sendo a narrativa caracterizada pela presença de versos, na qual apresenta ainda um episódio heroico da história de um determinado povo. Nos filmes chamados de épicos, apresenta-se muito drama. Um bom exemplo desse gênero é o filme Ben Hur, produzido no ano de 1959 e que teve como protagonista o grande ator Charlton Heston, sendo considerado por muitos o maior herói de todos os tempos.

Um mais recente, que a maioria já deve ter visto ou pelo menos já deve ter ouvido falar é Gladiador, produzido no ano 2000 e Troia, lançado no ano de 2004, que foi baseado na obra do poeta Homero, Ilíada, na qual narra a história da Guerra de Troia.

Chamamos de gênero musical épico o subgênero do conhecido rock progressivo e ele pode variar o estilo de música, desde a música clássica, orquestral e sinfônica até mesmo a eletrônica.

As músicas que chamamos de épicas são na maioria das vezes as trilhas sonoras de trailers e dos filmes, e contam ainda com composições originais que são responsáveis por transmitir os sentimentos que estão inseridos no contexto da cena em questão do trailer ou do próprio filme. Essas músicas são feitas por compositores que possuem certa fama, e é muito comum a participação de coros musicais e de orquestras. No entanto, não é fácil encontrar compositores que produzam a trilha dos trailers e a dos filmes, isso porque existem atualmente empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Os gêneros do cinema, apresentam composições consideradas originais e também épicas, sendo na grande maioria os filmes de suspense, de aventura, de ficção e muitos outros. As trilhas sonoras de filmes são em geral comercializadas. Já os trailers se encontram disponível em websites para download.