O que são e para o que servem os Símbolos Matemáticos


Quando o assunto é o estudo, não se pode deixar nenhum detalhe passar em branco. A educação é algo que precisa, e deve, ser levada a sério, pois dela dependerá todo o seu futuro, seja ele na profissão que você escolher. Todas as dúvidas precisam ser resolvidas quando aparecem, pois os problemas, nas mais variadas disciplinas, só tendem a ficar cada vez mais difíceis. No ramo da matemática, por exemplo, o que pode ser simples para um é muito complicado para o outro compreender. E isso não é vergonha para ninguém, pois as pessoas são diferentes também nos processos de aprendizagem. A matemática exige que o aluno tenha total atenção no que está sendo ensinado, pois são muitos os detalhes e conceitos importantes. Entre eles estão os símbolos matemáticos.

Símbolos Matemáticos

O que são e para o que servem os símbolos matemáticos?

No português são usadas as letras, acentuação e outros sinais que caracterizam e são capazes de identificar palavras, formar frases e criar textos. A matemática também precisa de sinais para que possa ser compreendida e ensinada. Para tanto, foram criados os símbolos matemáticos. Cada um deles possui uma função e destinação diferente, organizando, desta maneira, as fórmulas e os cálculos. Quem quer aprender matemática, saber devidamente como fazer uso dela, e também suas aplicações na prática, precisa, antes de qualquer coisa, conhecer os sinais matemáticos. Alguns deles são mais simples e mais usados no cotidiano do que outros, e você já deve ter ouvido falar sobre diversos deles.

O símbolo + (lê-se mais) é o sinal de adição. Ele é capaz de somar dois números dando um resultado esperado. O símbolo – (menos) é a subtração. Neste caso irá retirar, subtrair um número e outro a fim de conquistar um resultado final. O menos também pode simbolizar um número negativo em uma determinada equação (-4, por exemplo). Símbolo matemático da divisão é representado por / ou ÷. Com ele é possível dividir os números (como 6 ÷ 2 resulta em 3). E o símbolo x ou * quer significar a multiplicação (multiplicando 2 x 2 tem-se o resultado de 4). Estes são apenas alguns dos inúmeros símbolos matemáticos usados dia a dia em todos os cantos do mundo. Aliás, isso é uma característica da matemática, a universalidade.

Qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, reconhecerá os símbolos matemáticos. Isso facilita, especialmente, os estudos acerca dos temas propostos por esta ciência, porque especialistas e pesquisadores do assunto podem trocar as mais variadas experiências, conhecer novas técnicas e desenvolver fórmulas através de uma “linguagem” única, que é justamente a dos sinais usados na matemática. Com isso, você poderá fazer um cálculo nos Estados Unidos que será o mesmo do realizado no Brasil. A matemática é universal, portanto, sendo compreendida por pessoas que falam línguas e idiomas completamente diferentes, mas que conseguem se comunicar por meio de símbolos matemáticos, buscando e construindo conhecimento.

Conheça os principais símbolos matemáticos

A letra N significa o conjunto dos números naturais. Este conjunto é composto por números de zero até infinito, e todo número que faz parte deste grupo possui outro número natural que é seu sucessor. Quando N vem seguido de um asterisco (N*) quer dizer o conjunto dos números naturais não nulos. Seguindo esta ideia está o conjunto dos números inteiros, simbolizado pela letra Z. Este é composto tanto pelos naturais como também por seus respectivos negativos (tanto 1 como -1). Ao acrescentar o asterisco (Z*) significa o número dos inteiros não-nulos; acrescentando (Z+) quer dizer os números inteiros não negativos; e acrescentando menos (Z-) simboliza os números inteiros não positivos. As derivações não param por aí. Também é possível o Z*+, o qual indica os números inteiros positivos, e o Z*-, que faz menção aos números inteiros negativos.

Além de todos esses, também existem muitos outros símbolos matemáticos. Alguns são vistos com frequência na escola, outros apenas os especialistas costumam fazer uso. O sinal = (igual) é destinado para apresentar os resultados. Ele está ao final dos cálculos e formas, às vezes com a resposta, às vezes com apenas parte do resultado. Mas, de modo geral, ele apresentará as respectivas soluções para o que foi proposto, mostrando o que você, ou quem fez, encontrou como resultado para determinado problema.

Também é possível conhecer símbolos matemáticos como: < (menor que); > (maior que); ≤ (menor ou igual a); ≥ (maior ou igual a); log (logaritmo), ≈ (aproximadamente igual); ! (fatorial); ∞ (infinito); √ (raiz quadrada); ± (mais ou menos); ∑ (somatório); ∏ (produtório), entre tantos outros.

A matemática é um campo do saber muito vasto. Quem se dedica a estudá-la passa anos da vida desvendando fórmulas, pensando em soluções e aprendendo todo dia mais. Para quem gosta, a matemática é uma verdadeira diversão. Os símbolos matemáticos são apenas uma parte deste universo cheio de novas descobertas, desafios e aprendizado. A matemática pode ser exatamente aquilo que você procura para ser diferente, ou, até mesmo, definir seu futuro.