Categorias Artes

Arte Renascentista na Itália

Na ciência e na arte, as cidades-estado da península Italiana foram os incentivadores do crescimento no decorrer do Renascimento.

Renascimento é uma expressão com diversos significados. Portanto, a pintura desse período não se atribui a um único gênero. A arte renascentista apareceu de uma nova comunidade, que crescia com velocidade. Ela indicou a transição do mundo medieval para o mundo moderno e, dessa forma, determinou a base da sociedade ocidental atual.

Os artistas do Renascimento italiano, apesar de unidos a cortes públicas e fieis a algumas cidades, transitaram por toda a Itália, diversas vezes preenchendo a posição de diplomatas e espalhando pensamentos filosóficos e artísticos. A cidade que é julgada o começo do Renascimento, e principalmente da arte renascentista, é Florença.

O Renascimento italiano inicia de maneira gradativa e seus princípios de destacam na obra de Giotto. A procura pela exatidão cientifica e pelo grande realismo resultou na estabilidade de Michelangelo e Rafael Sanzio. A intervenção do humanismo se reflete na diversidade de assuntos temporais. Na etapa final da Renascença, o maneirismo tornou-se o modelo atuante.

Dessa forma, a arte renascentista italiana pode ser separada em quatro etapas:

– Proto-Renascença (1290 – 1400)

– Primeira Renascença (1400 – 1475)

– Alta Renascença (1475 – 1525)

– Maneirismo (1525 – 1600)

Fases do Renascimento Italiano

A primeira Renascença

A expressão Renascimento é usada a uma época de largas produções culturais que se prolongou por três séculos. Filósofos, artistas, governantes e cientistas consideravam que o trajeto para a grandeza e a elucidação passava pela analise dos períodos áureos dos clássicos romanos e gregos. Repudiavam o passado medieval. Influenciados pelo humanismo, regressavam-se para os costumes filosóficos e literários da Antiguidade greco-romana.

A passagem da arte gótica para a Renascença não aconteceu da noite para o dia. Em razão da Peste Negra, o mais notável pintos italiano depois de Giotto nasceu apenas em 1401. Aconteceu um novo acordar com Masaccio. Ele é o inovador criador da pintura renascentista. Ele também foi motivado pelos escultores italianos do período, Lorenzo Ghiberti e Donatello, e pelo arquiteto Filippo Brunelleschi.

O realismo escultórico está no centro da pintura do Renascimento. Paolo Uccelo trouxe, juntamente com Leon Battista Alberti, o ponto de vista, que foi essencial para a pintura subseqüente. Logo depois de Masaccio, o próximo importante artista da Primeira Renascença foi Sandro Boticelli.

O traço evidente e as linhas curvas de suas imagens tiveram a ação dos irmãos Pollaiuolo, que eram também escultores e ourives. Sua pintura foi produzida no palácio da família Médici, em Florença, e demonstra o lugar desvendado pela corte. Outro grande gênio e mestre da época foi Piero della Francesca, que retratou em suas pinturas um apego pelas paisagens concretas. Por sua vez, Andrea Mantegna, foi o primeiro importante pintor italiano setentrional.

Renascença veneziana

A pintura feita em Veneza no decorrer do Renascimento fazia parte do costume do norte da Itália e tinha uma característica própria. Lá apareceu um novo costume, que se apresentava menos afligido com a maneira escultórica e com o esboço, e evidenciava mais as nuances de luz e as cores.

O artista que comandava a arte italiana e uma recente etapa foi Giovanni Bellini. Ele fazia parte de uma família de artistas. Foi essa família que ofereceu a Alta Renascença seu estilo veneziano. A interferência de Andrea Mantegna na arte de Giovanni Bellini é significativa, ainda mais porque ambos foram cunhados, porém Bellini soltou-se de Mantegna, convertendo-se no primeiro artista veneziano.

Antonello de Messina foi o primeiro artista relevante do sul da Itália e suas intervenções vieram do norte, da pintura flamenga. Considera-se que Antonello tenha carregado a Veneza o método da pintura a óleo. Dessa forma, Messina juntou a arte setentrional com a arte italiana da Europa. Em Ferrara, aparece outra escola de artistas, com nomes como: Francesco del Cossa, Cosimo Tura, Vittore Carpaccio e Ercole de’Roberti.

A alta Renascença

Oferecidos os conceitos da expressão Renascimento, observa-se que essa representa um avanço nas artes. Porém nunca aconteceu um grande amadurecimento das artes quanto na conhecida Alta Renascença. Nessa época, constata-se alguns dos grandes pintores de todos os tempos: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Tintoretto, Ticiano e Veronese.

Michelanelo, Leonardo, Ticiano e Rafael foram todos estagiários de Andrea del Verrocchio, um artista sedutor, que também foi marcante na escultura. Leonardo da Vinci, um mestre da humanidade, elaborou a Mona Lisa, uma das pinturas mais significativas da história. Michelangelo foi, na vida, mundialmente considerado um pintor supremo. Seu professor foi Domenico Ghirlandaio, artista florentino.

É no telhado da Capela Sistina que nota-se Michelangelo em toda sua soberania. Por sua vez, Rafael, foi estagiário de Pietro Perugino. Sua vida foi breve, porém mostrou diversas etapas que revelam o progresso de sua pintura.

Em Veneza, outro conjunto de artistas inspirou a arte do período: Giorgiane, cuja vida foi curta; Tintoretto, artista de quadros excêntricos e de grande conteúdo emocional; Ticiano, cujas pinturas evidenciam um crescimento fora do comum da juventude até a velhice. Finalmente, é preciso citar Paolo Veronese, professor da pintura decorativa.

O Maneirismo

De mesma forma que a expressão Renascimento, o termo maneirismo é usado para um movimento imenso e não a somente a um gênero. O Maneirismo italiano já estava em decadência no começo do século XVI, e perdurou por aproximadamente 60 anos, entre 1520 e 1580.

A expressão maneirismo vem do italiano maniera, que, ao fim do século XVI, tinha o sentido de estilo no alcance de exagero. A pintura maneirista se definia por um requinte assumido, diversas vezes exagerado ou forçado. Os pintores optaram por misturas cromáticas fortes, misturas inventivas e complexas, brilhantismo profissional e traço fluido e livre.

A Alta Renascença foi generosa para artistas menores, cuja pintura escorregava para o maneirismo, entre eles; Pontormo, Rosso Fiorentino, Andrea del Sarto, Correggio, Bronzino, Dosso Dossi, Parmigianino, Domenico Beccafumi e Lorenzo Lotto.

O mais importante de todos os maneiristas foi, certamente, El Greco.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023