Categorias Artes

As enfermidades de Aleijadinho e sua arte barroca

Aleijadinho é um dos maiores escultores brasileiros, um ícone artístico do período colonial. Suas obras estão espalhadas em várias cidades mineiras, sendo que Ouro Preto concentra a maior parte do acervo. Os Doze Profetas e os Seis Passos da Paixão de Cristo são as obras mais significativas do Mestre Aleijadinho. Juntas, formam um conjunto de 66 estátuas.

Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijadinho, nasceu em 1738, em Cachoeira do Campo, um distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais. É um marco da história da arte brasileira. Tornou-se mundialmente conhecido não apenas pela grandiosidade de suas obras, mas pelas enfermidades diagnosticadas em 1777, que o acometeram até o fim da vida.

Até hoje, não há uma conclusão sobre as doenças que afetaram o artista. Ainda com todas as dificuldades e limitações impostas pelas deformações do corpo, Aleijadinho manteve sua produtividade artística. As enfermidades de Aleijadinho representam um marco que divide a trajetória artística, antes e depois das doenças.

Aleijadinho é fruto da relação do arquiteto português Manoel Francisco da Costa Lisboa com uma escrava, Izabel, que pertencia a seu próprio pai, mas que que teria sido alforriada. Por não ter sido gerado em casamento legítimo nem reconhecido como filho, Aleijadinho não teve direito à herança deixada pelo pai. O próprio Aleijadinho também teve um filho, batizado como nome de seu pai, Manoel, com Narcisa Rodrigues Conceição, uma escrava alforriada.

A maior parte do acervo artístico de Aleijadinho encontra-se em Ouro Preto. No entanto, uma de suas obras mais importantes, Os Doze Profetas e os Seis Passos da Paixão de Cristo, estão no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, na cidade de Congonhas (MG). A Igreja de São Francisco é outro ícone da produção artística de Aleijadinho.

A Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência, que levou mais de 20 anos para ficar pronta, é outra obra importante do Mestre Aleijadinho. Além de Matosinhos, há várias obras de Aleijadinho nas cidades mineiras de Tiradentes, São João Del Rei, Sabará, Mariana, Caeté, Felixlândia, Barão de Cocais e também no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

Aleijadinho mantinha várias oficinas com artesãos e aprendizes

Aleijadinho não trabalhava sozinho. Na época, ele tinha oficinas, nas quais trabalhavam artesãos e aprendizes. Aleijadinho ditava as técnicas e materiais a serem utilizados e seus funcionários seguiam à risca os projetos. O próprio irmão, Felix Antônio Lisboa, que era padre, executou vários serviços para o Mestre Aleijadinho.

Com esse trabalho, o artista conseguiu ter uma vida relativamente confortável, mesmo sem ter recebido parte da herança deixada pelo pai. Graças a esse sistema de trabalho, Aleijadinho conseguiu produzir muitas obras, o que não teria sido possível se tivesse que trabalhar sozinho, com tantas deformidades nas mãos e outras partes do corpo.

Aleijadinho, pela qualidade de suas obras, foi um artista bastante requisitado por duas irmandades importantes daquela época, carmelitas e franciscanos. Ao contrário de tantos artistas, Aleijadinho soube dar valor a suas obras, cobrando preços que considerava justos para seu trabalho.

A produção artística de Aleijadinho, antes das doenças, era mais suave e clara. No entanto, com o avanço das enfermidades que o atacavam, o artista modificou seu estilo, que passou a ter características góticas e expressionistas.

Para continuar a esculpir, Aleijadinho amarrava nas mãos, que já não tinham dedos, os instrumentos necessários para talhar a matéria-prima. Costumava usar chapéu, roupas largas e preferia trabalhar à noite para evitar os olhares sobre seu corpo deformado.

Os Doze Profetas esculpidos em pedra-sabão são um exemplo dessa fase artística, marcada pelas dores e deformidades. As estátuas, inclusive, possuem marcas similares às deformações do corpo de Aleijadinho. Alguns pesquisadores interpretam essas marcas como falhas do trabalho de artesãos e aprendizes que auxiliavam o mestre. Outros entendem que se trata de um manifesto contra governantes da época.

Outros talentos de Aleijadinho

Aleijadinho é mais conhecido por suas esculturas barrocas. Porém, ele também trabalhou como arquiteto, marceneiro e entalhador. Madeira e pedra-sabão eram as matérias-primas mais usadas para esculpir suas obras. Entre as obras de marcenaria executadas por Aleijadinho destacam-se os oratórios, que estão no Museu do Pilar de Ouro Preto e Inconfidência; o trono episcopal e cadeiras, expostas no Museu da Arte Sacra de Mariana. Aleijadinho também é o autor dos entalhes feitos nos altares das igrejas São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Pilar e São João Del Rei. Aleijadinho também fez o entalhamento de portais de igrejas, em Minas Gerais, utilizando a pedra-sabão.

Não há certeza sobre a autoria das obras atribuídas a Aleijadinho, uma vez que, naquela época, muitos artistas não assinavam todas as obras. Além disso, ele trabalhava com uma equipe de artesãos e aprendizes. As principais fontes de informação são os contratos existentes, firmados entre o artista e as irmandades que contratavam seus serviços.

No dia 18 de novembro de 1814, Aleijadinho faleceu. O corpo do Mestre Aleijadinho está sepultado no altar da Confraria de Nossa Senhora de Boa Morte, na Igreja Matriz de Antônio Dias.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024