Categorias Artes

Resumo da Semana de Arte Moderna: A semana de Arte Moderna

Em fevereiro do ano de 1922, o Teatro Municipal de São Paulo que era totalmente imponente, foi o palco da Semana de Arte Moderna. Sob assobios, vaias e apupos generalizados, um grupo de jovens intelectuais e artistas acabou divulgando suas novas ideias, o que caracterizou a inauguração do modernismo em território brasileiro.

Esse movimento modernista tinha duas vertentes. A primeira delas era totalmente destruidora e tinha o objetivo principal de romper as amarras formais que impediam a manifestação livre da cultura, criticando a submissão das correntes culturais da Europa e as desgastadas formulas artísticas então na moda, como por exemplo, a poesia parnasiana.

Já a segunda vertente era conhecida como vertente criadora. Esta era voltada para a investigação e para a criação de novas formas de expressão, debatia-se entre o futurismo, com sua exaltação da técnica, do movimento, da velocidade e da experimentação, até mesmo linguística, e o primitivismo, ou seja, a busca de uma expressão cultural mais pura, que não era afetada pela civilização e por esse motivo, aceita como a mais autêntica. Essa busca acabava passando por investigações sobre o inconsciente, aproximando a tendência do surrealismo.

Os principais nomes da nascente do modernismo brasileiro foram Menotti Del Picchia, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Cassiano Ricardo, na área da literatura. Já na área da pintura, os principais nomes foram Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Emiliano Di Cavalcanti. No campo da música estão Guiomar Novais e Heitor Villa Lobos, na escultura Victor Brecheret.

A contradição desse movimento cultural estava em buscar o rompimento com os modelos estéticos que eram importados da Europa, enquanto o Brasil ingressava no modernismo justamente com base nos padrões ditados pelas vanguardas modernistas europeias, como o futurismo e o surrealismo. Isso deu origem ao principal projeto estético do modernismo dos anos de 1920, o movimento antropofágico. Iniciado com a publicação do manifesto da poesia pau-brasil, de Oswald de Andrade, no ano de 1924, o movimento aceitava a cultura estrangeira da Europa, desde que esta fosse devorada e digerida internamente, isto é, reelaborada, a ponto de poder transformar-se em produto nacional autêntico.

Finalmente, o modernismo ainda deu origem a um movimento radical nacionalista, conhecido como verde-amarelismo, que tendia francamente para o lado da direita xenófoba e tinha como um de seus principais expoentes do futuro líder integralista Plínio Salgado.

O governo de Washington Luís (1926 – 1930)

Washington Luís foi eleito presidente da República logo depois de Artur Bernardes, e governou o Brasil do ano de 1926 ao ano de 1930. Nascido no Rio de Janeiro, toda a sua carreira política foi feita em São Paulo. Considerado moderno para a época, segundo o historiador Nicolau Sevcenko, sua passagem pelo governo do estado de São Paulo e da capital paulista foi marcada, pelo envolvimento em processos de racionalização administrativa, gerenciamento técnico e também cientifico, o que acabou por impulsionar a historiografia, museologia, os censos e as estatísticas, as ciências sociais e diversas manifestações culturais e esportivas.

Além disso, no período em que foi prefeito, colocou o Teatro Municipal à disposição para que fosse realizada a Semana de Arte Moderna, no ano de 1922. Representava as oligarquias, mas não tinha dificuldade em dialogar com a população em geral, por mais unilateral que fosse o diálogo.

Washington Luís também foi o responsável por decretar o fim do estado de sítio, mantido quase que de maneira ininterrupta durante o governo do presidente anterior, Artur Bernardes. Ele também decretou o fechamento de prisões, que eram destinadas aos presos políticos e ainda o reestabelecimento da liberdade de imprensa. No entanto, ele não concedeu a anistia política, e em pouco tempo, mais precisamente no ano de 1929, acabou com a liberdade de imprensa, que havia acabado de ser instaurada, por causa da aprovação da Lei Celerada. Com a desculpa de combater o comunismo, essa Lei Celerada previa penas de prisão para todos os responsáveis por delitos considerados ideológicos.

Washington Luís acabou lançando um plano nacional de construção de estradas de rodagem, onde o lema era: ‘governar é abrir estradas.’. Mas, seu principal projeto de governo envolveu uma reforma financeira e monetária, que tratava-se de uma tentativa em montar um enorme depósito em ouro que pudesse servir como lastro para a moeda brasileira, fortalecendo-a perante as moedas estrangeiras.

Em 1929, aconteceu a quebra da bolsa de valores de Nova York, que teve efeitos totalmente catastróficos para a economia mundial, caracterizando o início da Grande Depressão e a ruína da economia norte-americana, com a queda drástica na produção industrial, além da expansão desenfreada do desemprego. O Brasil sentiu de imediato os efeitos da crise, com a queda brutal nos preços do café. Os cafeicultores buscaram, a salvação junto ao governo federal. Washington Luís acabou rejeitando qualquer auxílio, argumentado que a queda nos novos preços do café seria compensada pelo aumento no volume das exportações, o que não acabou acontecendo.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024