Categorias Artes

Suprematismo: As obras e seus significados

O Suprematismo foi um movimento de arte abstrata, de origem russa que surgiu em meados de 1913, tendo sua organização teórica no ano de 1925 com o manifesto “Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: O novo Realismo na Pintura” escrito em 1915 por Kazimir Malevich e pelo poeta Vladimir Maiakóvski.

Referências

As principais referências do movimento são as figuras geométricas primordiais, o círculo, o quadrado e o retângulo.

Além disso, pode-se que dizer que o Suprematismo relaciona-se diretamente com Kazimir Malevich, seu criador, e também, às pesquisas executadas pelas vanguardas russas no início do Século XX (o Raionismo de Mikhail Larionov e Goncharova e o Construtivismo de Vladimir Evgrafovic Tatlin).

O Suprematismo defende uma arte totalmente liberta do comprometimento com uma visualidade plástica, o movimento rompe com qualquer ideia de imitação seja da natureza, da luz, ou mesmo das cores naturalistas, totalmente ao contrário do que propunha o Impressionismo. Também ia contra todas as referências do Cubismo.

Entre os conceitos visitados por Malevich durante a produção do manifesto estão as teorias acerca do realismo de P.D. Ouspensky, matemático e místico russo. Ouspensky defendia que por detrás do mundo real que conhecemos existe um outro mundo que vai além daquilo que os sentidos humanos conseguem perceber.

Portanto, o Suprematismo seria um representante dessa outra dimensão, um “mundo não objetivo”. Este foi o primeiro movimento deste tipo de esfera artística a fazer parte do Modernismo.

As obras e seus significados

Tão logo o Suprematismo surgiu, Malevich tornou público a obra “Quadrado preto sobre um fundo branco” (1914-1915), de sua autoria. A peça podia ser visitada na exposição “O Alvo”, em Moscou.

Outras obras suprematistas foram vistas pela primeira vez em: “A Última Exposição de quadros Futuristas Zero Dez”, ocorrida em dezembro do ano de 1915 em São Petersburgo. Tais peças trouxeram à público a combinação entre formas geométricas básicas, como o quadrado, a cruz e o retângulo, aliadas a uma pequena paleta de cores.

Características como formas puras e a uma geometria simples tornaram-se marcas registradas nas obras do Suprematismo. Também era notória a predominância de tons brancos, cinzas, vermelhos (a cor símbolo da Revolução) e pretos, além da junção entra arte, arquitetura e a escultura, e por fim, a utilização de planos horizontais verticais inclinados.

Já desde 1910 a produção do movimento ia ao encontro de vanguardas européias, tais como o Cubismo, visto nas obras inicias de Picasso, e também, o Futurismo aliado a um tipo de experimentação artística russa.

É a partir deste movimento que Malevich compromete-se com o abstrato e com pesquisas metódicas.

O simbolismo e o contexto social

Para muitos historiadores e estudiosos da arte, o Suprematismo conseguiu, de forma magistral, simbolizar um universo totalmente subjetivo, uma fração do real que apesar de invisível aos olhos e a outros sentidos humanos ainda sim era concreta.

A partir do ano de 1915 o Construtivismo e a arte suprematista se transformam em dois movimentos que encabeçam um ideal revolucionário russo defendido por Mayakovsky, que posteriormente serviu como instrução governamental de Lênin.

O movimento não se reduz apenas a Malevich

Apesar de o mentor do movimento estar intimamente ligado ao Suprematismo, os resultados trazidos por essa arte vão além desse artista. El Lissitzky, Lyubov Popova, Ivan Puni e Aleksandr Rodchenko são grandes nomes influenciados pelo reverberar da arte suprematista.

Além disso, o movimento teve uma forte entrada no continente europeu levando suas referências e influências ao nível das artes visuais, o mobiliário, a arquitetura, a tipografia e até mesmo o design.

Malevich já era um artista extremamente conhecido quando resolveu mergulhar de cabeça no Suprematismo. Obras cubo-futuristas e a participação em diversas exposições são apenas alguns exemplos do que ele carregava em seu portfólio.

O fim do movimento suprematista ocorreu em 1918 quando Malevich acreditou que o projeto já tinha se esgotado. Posteriormente o artista passa a se dedicar ao ensino, a escrever e também à construção de modelos de terceira dimensão que mais tarde teriam grande influência no construtivismo.

Boa parte da obra deste artista esteve presente no Brasil no ano de 1994 durante a 22ª Bienal Internacional de São Paulo, que apresentava como eixo conceitual a “Ruptura de Suportes”, nada mais apropriado ao Suprematismo, diga-se de passagem.

Não há que se negar que o Suprematismo influenciou profundamente muitos artistas russos e diversos outros europeus. O movimento significou algo totalmente autônomo que ia ao encontro do que, até então, era pouco conhecido: o desprendimento com as formas.

Talvez o que mais impressione no Suprematismo seja realmente seu desprendimento com a práxis, e seu esforço em não adotar formas, ou gestos físicos da natureza, da luz e da cor. Uma arte totalmente revolucionária que influenciou gerações e gerações de grandes artistas. Uma arte totalmente despojada e livre de amarras, definido por Malevich como uma “supremacia do sentimento ou da percepção pura na arte criativa”.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024