Categorias Biologia

A cor do leite

O leite é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Inclusive, a necessidade de seu consumo após o nascimento é o que define o homem como um animal mamífero: através das glândulas mamárias, a mãe consegue alimentar seu filho com todos os nutrientes necessários.

E depois do desmame, o leite permanece na dieta alimentar da maior parte das pessoas, vindo de outros animais como a vaca e a cabra. O homem é o único animal que permanece se alimentando do leite e de outro animal.

A principal característica de todos os tipos de leite é a coloração branca opaca, que acaba servindo de definição visual para o produto.

Por que A Cor do Leite é Branca?

A composição do leite é complexa e o torna, na verdade, uma emulsão, reunindo substâncias que não se misturam. Formado por água em grande quantidade, a gordura em solução de lactose, as proteínas dispersas, os sais minerais e a proteína do soro proporcionam a formação da cor branca.

O branco é uma cor criada com a mistura de outras, que acabam desviando a luz incidente para todas as direções e dando a sensação visual do branco total.

As proteínas são as principais responsáveis pelo branco opaco. Quando o leite coagula, a proteína do leite é a massa branca que é demonstrada, sendo manipulada para criar queijos. É formada por caseína, albumina e globulina.

Já a gordura, que possui pequenos glóbulos que procuram se unir, mas que com a homogeneização do leite se mantém separadas, se unem as partículas de proteínas e dão sustentação à cor branca, acrescida de pontos amarelados. É possível visualizá-la no leite puro, com presença ainda maciça de gordura. Quando mais o leite passa por pasteurização e fervuras, menos gorduras ele terá e mais branco ficará.

Quando o leite é batido, a membrana que protege os glóbulos é rompida, formando a manteiga, o queijo e até o chantily. O mesmo acontece quando o leite é fervido e uma película de gordura sobe e fica em volta do recipiente, formando a nata.

Apesar da importância da gordura, é a água que existe em maior quantidade no leite. Ela faz com que os ingredientes sejam emulsionados, dissolvidos ou suspensos, e sua composição é a mesma da água comum. O processo de tornar o leite em pó é retirar toda sua água, conservando todos os outros componentes.

Outra substância importante do leite é a lactose, que é o açúcar do leite. Esse componente está presente apenas no leite e é um hidrato de carbono do tipo dissacarídeo, composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. Os mamíferos produzem uma enzima para absorver a glicose e a galactose ao serem divididas. Algumas pessoas possuem intolerância a lactose exatamente por não conseguir produzir essa enzima, conhecida como lactase.

O leite ainda possui sais minerais como fosfatos, citratos, carbonato de sódio, cálcio, potássio e magnésio. Pela ação fisiológica do cálcio e do fosfato de cálcio, ele é propício para a formação e sustentação óssea.

Também tem as vitaminas A, incluída na gordura, vitaminas do complexo B que são B1, B2, B4, B6, B12, vitamina C, D e K.

A Importância do Leite e Seus Tipos

A variedade de leite é grande. Sendo originário da vaca, ele possui hoje os tipos integral, semidesnatado e desnatado. O mercado ainda oferece os leites sem lactose, de cabra e veganos de soja, quinoa e arroz.

A maior parte dos nutricionistas recomenda o consumo do leite da vaca, que possui a vitamina A, perfeita para o crescimento, o complexo B que regulariza a absorção de proteínas, gorduras e açúcares no organismo, fósforo e cálcio que ajuda na formação dos ossos, e o manganês, que auxilia na saúde cerebral.

É preciso conhecer os tipos de leite e suas características para escolher o que melhor supre suas necessidades:

  • Integral: é o mais consumido e é o que mais possui gorduras, que não passam pelo processo químico de retirada. É mais indicado para crianças com mais de dois anos, por auxiliar na formação do sistema nervoso e no seu crescimento. Só não é indicado para quem está de dieta e deseja perder peso, já que esse leite possui mais calorias que os outros.
  • Semidesnatado: possui redução de, pelo menos, metade das gorduras. Apesar de ainda ter gorduras, ele proporciona uma sensação de saciedade maior e ajuda a perder peso.
  • Desnatado: tem redução total de gordura e é mais usado para quem deseja perder peso ou precisa controlar o excesso de gordura no organismo.
  • Sem lactose: a lactose é retirada e é indicado para quem tem intolerância a esse componente.
  • Leite de soja: feito com extrato hidrossolúvel de soja, tem grande valor nutricional e é rico em vitaminas. Ideal para quem é vegetariano e tem alergia a lactose. Pode ser benéfico para reduzir riscos de câncer de mama, doenças vasculares, osteoporose, sintomas da menopausa e câncer de próstata.
  • Leite de cabra: mais forte e com mais gordura que o de vaca integral.

Os leites comercializados do tipo A possuem menor teor de micro-organismos e são os passam pelo processo de pasteurização. A pasteurização é um processo que ferve e resfria o leite em segundos, através de temperaturas extremas, eliminando a maior parte ou mesmo todas as bactérias presentes no leite.

O leite tipo B tem uma maior quantidade de micro-organismos e tem duração de três dias de consumo. Já o leite tipo C é o que tem maior teor de bactérias e precisa ser consumido em, no máximo, um dia.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024