Categorias Biologia

A Descoberta da Célula

As células, presentes desde sempre no organismo humano, só foram descobertas no ano de 1665, pelo biólogo Robert Hooke. Seu objetivo, no entanto, era a observação de um material vegetal usado para a composição de rolhas (denominado ‘cortiça’).

Após analisar o corte da cortiça aumentado em mais de 250x, o biólogo notou a presença de pequenos compartimentos entre eles, que neste momento, denominou de ‘células’.

O que são células e como foram descobertas?

Como você já deve saber, as células consistem nas menores – e mais importantes – unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

Na grande maioria dos casos as células são microscópicas e altamente complexas, o que faz com que dificilmente possam ser observadas e estudadas a olho nu. Não à toa, as células foram registradas apenas depois do surgimento dos microscópios.

Há a crença de que o primeiro microscópio tenha surgido em 1590, na Holanda, sendo ele desenvolvido por Hans Jansen e seu filho Zacharias Jansen.

Neste período, o aparelho não tinha grande importância – e era considerando irrelevante para a ciência. Sendo assim, após a sua invenção, ele foi usado como um simples ‘brinquedo’, que tornava possível a observação de objetos de modo mais detalhado e complexo.

Mas não demorou para o potencial dos microscópios ser descoberto. Com algum aprimoramento, eles passaram a ser fundamentais para a realização de uma série de pesquisas científicas.

Há a crença de que os materiais do tipo biológicos tenham sido pela primeira vez observados entre os anos de 1630 e 1720, por Antoni Van Leeuwenhoek. O biólogo foi o primeiro a reconhecer protozoários, espermatozoides, bactérias e outras estruturas.

Mas, foi só em 1665 que Robert Hooke observou uma estrutura fundamental para a existência dos seres vivos, dando a ela o nome de célula. Suas pesquisas sobre o material foram divulgadas na obra Micrographia e, a partir de então, o termo se disseminou em todo o mundo.

Na época da descoberta, Hooke pode analisar unicamente as estruturas celulares vegetais mortas (e consequentemente, vazias). Mas, nos dias de hoje, sabe-se que as células são estruturas ricas em diferentes estruturas.

Após descobertas as células, muitos foram os estudiosos que se dedicaram às pesquisas das células presentes em plantas e em animais.

Não tardou para que o material do tipo gelatinoso que compõe o citoplasma das células fosse descoberto, assim como é o caso do núcleo: em 1833, na Escócia, o botânico Robert Brown descobriu que as células tinham o interior esférico ou ovoide, e decidiu chamá-los de núcleos.

Outras descobertas dessa mesma fase foram sobre a parede celular e a membrana plasmática, presente não só nos humanos como também em plantas e animais.

Posteriormente, foi possível definir ainda diferentes tipos de células com base em suas funções, tonalidades e formas. São elas:

  • Glóbulos vermelhos – esse tipo de célula, também conhecida como ‘hemácia’, nada mais é do que a célula presente em nosso sangue. Elas possuem o centro bem afundado e são essencialmente redondas. Seu formato é o que permite a facilidade para locomoção de dióxido de carbono e oxigênio em nosso organismo;
  • Células nervosas – já essas células, presentes na pele, são prolongadas e do tipo delgadas. Elas ficam muito próximas umas às outras, e é exatamente essa característica que permite que elas revistam todo o nosso corpo;
  • Células musculares – você sabia que os nossos músculos também são compostos por células? Pois é. Essas células são mais cumpridas e também permanecem próximas umas às outras. Quando o músculo está relaxado, elas são capazes de se esticarem. Mas, quando os contraímos, elas se encolhem.

As células ainda podem assumir os diferentes formatos: feijão, caixinhas, bastonetes, esferas, espirais e assim por diante.

Sobre a teoria celular

Com os avanços da tecnologia e especialmente da ciência, estudiosos notaram que não só os humanos, como vários outros seres vivos, são compostos por células.

Entre eles se destacam Theodor Schwann (fisiologista) e Matthias Schleiden (botânico), que chegaram às mais importantes e decisivas conclusões sobre as células.

Em 1838, Scheleiden chegou à definição de que as células eram as mais básicas unidades vegetais. Apenas um ano depois, ele conseguiu observá-las também nos animais. Foi a partir de então que a Teoria Celular surgiu, como uma forma de explicar que todos os seres com vida eram formados por estruturas celulares.

Não tardou para que a Teoria Celular fosse complementada. Rudolf Virchow, patologista, se tornou famoso após descobrir que “toda célula se origina por meio de outras células”.

Nos dias de hoje, a Teoria Celular é composta por três básicos conceitos. São eles:

1. Qualquer organismo vivo (entre animais, humanos e plantas) são compostos por estruturas celulares;

2. As células nada mais são do que pequenas unidades funcionais e morfológicas dos seres vivos;

3. As células não se originam sozinhas, mas sim, a partir da existência de uma célula idêntica já presente no organismo do indivíduo.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024