Categorias Biologia

Água, bem precioso, indispensável preservação!

Não é novidade para ninguém que a água é o bem mais precioso que temos no planeta Terra. Não é à toa, inclusive, que essa mesma Terra foi imortalizada nos versos do cantor e compositor Guilherme Arantes pelo apelido de “Planeta água”. Essa maneira poética de chamar o planeta Terra obviamente se deve a um fator muito claro e muito particular, visível em qualquer foto de satélite que mostre o planeta visto do espaço sideral: praticamente três quartos de toda a área da Terra é composta por água.

Apesar dessa presença ostensiva da água em todo o território do planeta Terra, não é de hoje que ambientalistas e cientistas apresentam suas preocupações com a situação da água, com sua finitude e com a necessidade de sua preservação. Isso porque, de fato, uma contradição muito clara se explícita nessa situação: apesar dessa presença massiva do volume aquífero, nem toda a água que se encontra no mundo está disponível para ser consumida, isto é, não é potável. Além disso, boa parte dessa água, que se concentra nas regiões polares, tanto no Pólo Norte quanto no Pólo Sul, se encontra na forma de imensas geleiras e icebergs, completamente impossibilitadas de serem consumidas pela população mundial.

O racionamento de água: quando a crise começa a incomodar

Você acorda completamente apressado e descobre que já está atrasado. Mas antes de sair para mais um dia de trabalho, aquele ritual de sempre se faz necessário: um bom banho para acordar e mandar o sono embora de vez. Nesse momento você se encaminha para o seu banheiro, abre a torneira na maior expectativa e uma única gota cai do chuveiro, solteira, e pinga no chão do banheiro. Sem entender nada, você tenta mais uma vez e resolve abrir mão do banho matinal. Mas o sono ainda persiste e, para espantá-lo de vez e dar conta de começar esse dia, você resolve ir até a cozinha para passar aquele cafezinho capaz de levantar até defunto. Pega a chaleira no armário e, na hora de enchê-la de água para ferver, parece que a mesma cena que aconteceu com seu chuveiro se repete, só que dessa vez com a torneira da pia. E ai, nesse momento, você se lembra e compreende o que está acontecendo: aquela hora da manhã é justamente a hora em que o seu bairro é vítima do rodízio de água e, portanto, mais um dia começará, só que dessa vez sem banho e sem café.

Essa cena pode ou não já ter acontecido com você, e isso vai depender do lugar onde você mora e da situação em que se encontram os reservatórios de água na sua região mas, tenha certeza: se não foi com você, muita gente já vivenciou esse tipo de cena. Isso porque, quando ocorre, o racionamento de água acaba incomodando muita gente. É justamente nesse momento que percebemos o quanto a água é necessária para atividades completamente prosaicas do cotidiano, que vão desde as nossas necessidades alimentares e de funcionamento do organismo, como a própria execução da nossa higiene, além da limpeza das roupas, objetos e espaços que habitamos. ou seja, sem água em nosso dia-a-dia, não podemos comer, não podemos nos hidratar e teríamos que coexistir em lugares sujos, empoeirados, completamente e paulatinamente cada vez mais nojentos.

Água: necessária para o funcionamento do mundo

A água é considerada na Química o solvente universal. Ela é importantíssima para o funcionamento de nosso organismo porque é ela que atua no auxílio do controle da temperatura, na lubrificação de nossos músculos e órgãos, no carregamento dos resíduos sólidos que habitam nosso corpo. Sem água, portanto, a vida humana na terra é completamente inconcebível.

É justamente quando esse tipo de percepção bate à porta da consciência humana que algumas iniciativas importantes começam a ser tomadas. O racionamento de água, no caso, que tanto irrita a população de um modo geral, é uma delas. Mas todo e qualquer racionamento de água não consegue será completamente eficaz se não trouxer consigo uma campanha de conscientização do uso da água, que reflita inclusive sobre a não necessidade desse racionamento estar sendo realizado se a preservação da água tivesse sido um valor edificado e defendido durante os anos anteriores.

Outro aspecto fundamental e importantíssimo que não pode ser deixado de lado quando falamos de preservação da água é o fato de que estamos diante de um bem finito, isto é, a água pode e vai acabar se não for preservada e não for pensada como um bem essencial para a sobrevivência e para o funcionamento não só dos corpos humanos como do mundo de um modo geral. Nesse sentido, se não houver uma articulação coerente e genuína entre as políticas públicas, os gestores públicos dos sistemas de distribuição de água e os grandes empresários, vamos sofrer em breve as graves consequências.

This post was last modified on 9 de junho de 2015 17:21

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023