Categorias Biologia

Características e Classificação de Alguns dos Filos dos Protozoários

Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes (que possuem carioteca, a membrana celular que separa citoplasma do núcleo celular) e heterotróficos (não são capazes de produzir o próprio alimento). Do ponto de vista fisiológico, são considerados organismos completos, pois conseguem realizar todas as funções vitais necessárias à multiplicação e sobrevivência.

Entre os protozoários existem espécies de vida livre e parasitas, sendo que muitas destas causam doenças aos seres humanos. As mais conhecidas são leishmaniose (tegumentar e visceral), amebíase, toxoplasmose, malária e doença de Chagas.

Método de classificação

Um dos critérios mais utilizados para a classificação dos protozoários é o seu modo de locomoção em meio aquático. Dessa maneira, dentro do reino Protista, existem alguns filos que se destacam.

Filos mais importantes

– Rhizopoda

São protozoários que se movem por meio de estruturas chamadas pseudópodes (falsos pés), sendo as amebas os representantes mais conhecidos. É um filo com espécies de características diversas: muitas delas vivem em ambientes aquáticos de maneira livre, outras vivem dentro de outros organismos sem causar qualquer problema, e as parasitas se alojam dentro de outros seres e provocam danos.

– Actinopoda

Fazem parte dela os radiolários (que vivem exclusivamente no mar) e os heliozoários (cuja maioria habita a água doce), organismos que apresentam pseudópodes afilados (axópodes). Eles se sustentam sobre um eixo central e projetam essas estruturas radiais para se locomover.

– Zoomastigophora

São protozoários que se locomovem por meio de flagelos, mas utilizam essa estrutura também para capturar alimentos. Fazem parte espécies de diversas características: vida livre, que vivem dentro de outros seres em associação mutualística e de maneira parasitária.

– Cilliophora

As espécies que compõem este filo apresentam cílios pelo menos em um estágio de seu desenvolvimento. Possuem uma estrutura mais complexa, como dois núcleos (micronúcleo e macronúcleo) e vacúolos pulsáteis, que eliminam o excesso de água da célula.

– Foraminifera

Os protozoários desse filo possuem uma carapaça externa, constituída por carbonato de cálcio, quitina ou até fragmentos de cálcio ou sílica, por onde saem seus pseudópodes. A maioria das espécies é marinha e vive em associação com plânctons.

This post was last modified on 1 de abril de 2015 14:09

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024