Categorias Biologia

Carotenóides

Todos os vegetais possuem carotenóides, pigmento de cor vermelha, amarela ou alaranjada. O pigmento atua no processo de fotossíntese e está em células dos fungos e protistas. Na fotossíntese, o caroteno é o segundo pigmento mais importante, pois protege a clorofila do excesso de luz. A substância química é tetraterpênica ligada ao caroteno e tem pigmentos existentes em toda a natureza. Os carotenóides são insolúveis em água, mas são solúveis em orgânicos e óleos.

São pigmentos lipossolúveis, moléculas oxidáveis e ajudam a proteger contra possíveis danos causados pela luz. As moléculas dos carotenóides têm 40 átomos de carbono com variadas duplas de ligações conjugadas. São da família dos terpenóides e quanto maior o número de duplas ligações maior o comprimento de onda.

São mais de 900 tipos de carotenóides que são divididos em dois grandes grupos: os carotenos e xantofilas. Mas o primeiro identificado foi a cenoura, em 1831. Até mesmo o nome deriva do nome científico: Daucus carote. Os carotenos são os pigmentos alaranjados, trata-se de hidrocarbonetos sem oxigênio. As xantofilas variam do amarelo ao marrom-avermelhado e possuem o oxigênio.

A importância para a alimentação humana também é clara em relação ao carotenóides. Existem quatro tipos deles: betacaroteno, alfa-caroteno, gama-caroteno e beta-criptoxantina. Eles ajudam na respiração celular e sintetizar pigmentos da retina. A astaxantina encontrada nas algas é antioxidante.

Como o corpo humano não produz tais substâncias, por isso depende da alimentação para adquiri-las. Alguns deles se convertem em vitamina A em nosso organismo e atuam como antioxidantes para proteger as células dos danos oxidativos. Isso reduz a possibilidade de doenças crônicas. Além disso, eles ajudam a retardar o envelhecimento, facilitar a comunicação celular, a conversão em vitamina A e a combater a molécula de oxigênio simples.

Os carotenóides fazem bem para a visão, previne câncer, problemas no coração, catarata, degeneração dos músculos, entre outros. Em excesso o consumo pode causar carotenodermia, que deixa pele em tom amarelo. Porém essa condição não causa mal à saúde e é revertida com redução do consumo de alimento com carotenóides.

Classificação dos carotenóides

Existem dois grandes grupos de carotenóides: os pró-vitamínicos e os inativos:

• Pró-vitamínicos: são os carotenoides com pró-vitamina A, portanto se tornam essa vitamina no fígado. Ao menos 50 carotenóides têm essa atividade como o alfa-caroteno e betacaroteno já citados.
• Inativos: eles têm somente atividades antioxidantes e corantes. O licopeno é um exemplo e está no tomate e melancia.

Alimentos com carotenoides

Conheça alguns alimentos com carotenóide:

  • Brócolis;
  • Cenoura crua;
  • Alface;
  • Couve de Bruxelas;
  • Tomate;
  • Melancia;
  • Ameixa;
  • Pimentão vermelho.

Radicais livres

Os radicais livres nada mais são do que moléculas de oxigênio que foram danificadas pela luz, poluição, estresse, fumo e por outras ações. Eles não têm um dos oito elétrons e cria-se os radicais livres. Os danos podem afetar a capacidade das células em se recuperarem tornando a pessoa mais propensa a doenças. Os antioxidantes neutralizam a ação desses radicais e tornam as moléculas de oxigênio “normais” novamente. Para que isso aconteça é preciso ingerir 2 a 4 mg de betacaroteno. O ideal é comer substâncias lipossolúveis, pois a absorção depende dos óleos ou gorduras.

Mais benefícios

Luteína e zeaxantina: tem benefícios associados aos olhos. Eles ficam acumulados na retina na área chamada mácula, área da visão central que protege a retina da luz ultravioleta. A luteína também reduz a possibilidade de catarata e sensibilidade à luz. Ela também previne a formação de aterosclerose que se trata do acúmulo de placas que inviabilizam o fluxo de sangue do músculo cardíaco, levando ao ataque cardíaco.

A luteína evita a oxidação do colesterol que ocasiona acúmulo nas artérias e obstruções. Os alimentos que possuem luteína e zeaxantina são espinafre, nabo, abobrinha, couve, frutos de polpa amarela, ovos enriquecidos, abóbora, etc.

A beta-criptoxantina previne o câncer de pulmão e artrite. Normalmente encontrada no mamão, laranja, milho, gema do ovo, manteiga, milho, etc, o componente reduz em 24% o risco de câncer no pulmão. Além disso, também reduzem a artrite reumatoide por conta da ação antioxidante. Um copo de suco de laranja por dia auxilia nesse processo.

Já o betacaroteno reduz o risco de síndrome metabólica e protege contra queimaduras dos raios solares. Estão presente na manga, mamão, cenoura, melão, espinafre, couve abóbora e batata doce. Quanto à síndrome metabólica, ela se caracteriza pela hipertensão arterial, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura e altos níveis de colesterol.

O alfacaroteno traz inúmeros benefícios relacionados à longevidade, redução de risco de diabetes, doenças respiratórias e afins. O licopeno, existente no tomate, é um antioxidante e melhor absorvido em frutos cozidos. Ele reduz em 21% a incidência de câncer de próstata além do risco de acidente vascular cerebral.

Dessa forma a ingestão de todos esses alimentos ricos em carotenoides irá auxilia na longevidade, manutenção da saúde e prevenção de doenças degenerativas.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024