Células vegetais


As células vegetais são aquelas que estão presentes em todo e qualquer vegetal. São elas as responsáveis pelas principais funções das plantas e que garantem que elas continuem vivas. São bastante semelhantes às células animais.

celula-vegetal
Podemos inclusive fazer uma comparação entre uma célula vegetal e uma célula animal, quando estamos falando de suas principais responsabilidades.

A célula animal garante que um animal continue vivo e que seu corpo realize todas as funções necessárias. A célula vegetal tem o mesmo objetivo, com a diferença de que está presente em um vegetal e possui algumas diferenças em sua composição.

Existem algumas estruturas que estão presentes apenas nas células vegetais, como é o caso da parede celular, dos plastídios e do vacúolo. Além disso, o fato das plantas fazerem fotossíntese também as diferenciam dos animais. De resto, essas células possuem as mesmas estruturas que vemos nas células animais, como mitocôndrias, membrana plasmática e ribossomos.

Componentes das células vegetais

As células vegetais são divididas em dois tipos de componentes, os protoplasmáticos e os não-protoplasmáticos. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um:

• Componentes protoplasmáticos

São as estruturas principais e que estão ativas dentro da célula vegetal. É onde se encontram as organelas celulares.

Núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, mitocôndrias, complexo do Golgi, lisossomos, ribossomos e plastos são exemplos de componentes protoplasmáticos de uma célula vegetal.

Em sua grande maioria, são semelhantes aos componentes da célula animal, com exceção dos plastos, exclusivos de células vegetais.

• Componentes não-protoplasmáticos

Envolvem substâncias de armazenamento ou resíduos do funcionamento da célula vegetal. É composto por vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.

Vacúolos e parede celular são componentes exclusivos das células vegetais, que tem por objetivo garantir um bom funcionamento do metabolismo da planta e também ajudar a mantê-la viva.

Funções dos componentes das células vegetais

Vamos conhecer agora as funções dos componentes que são exclusivos de células vegetais:

• Plastos

Pode ter várias funções, de acordo com sua especialidade. Tem como principal objetivo o armazenamento de produtos vegetais.

Ainda assim, o plasto mais conhecido é o cloroplasto, aquele é que contém clorofila, o principal pigmento das plantas (responsável por sua cor verde) e também pela fotossíntese. Dentro do cloroplasto estão presentes as enzimas necessárias para que a planta possa fazer a fotossíntese. É o tipo de plasto mais complexo existente dentre os componentes vegetais.

Além dos cloroplastos, há outros dois tipos de plastos atuantes na célula vegetal:

– o cromoplasto, que armazena carotenoides e dá a cor vermelha ou amarelada no período da troca de folhas ou se encontra na parte colorida das plantas, como é o caso das flores e dos frutos. É o responsável por atrair abelhas e outros agentes polinizadores;

– o leucoplasto, que é um plasto sem pigmento, responsável por armazenar substâncias como amido, proteínas, lipídios e taninos; Leucoplastos também tem a função de produzir grãos de amido e sintetizar óleos e proteínas.

• Vacúolo

O vacúolo participa de diversas atividades da célula vegetal. Ele faz a manutenção do pH, de forma que fique agradável para a planta, acumula substâncias, digere componentes celulares, controle da quantidade de água, dentre outras funções.

A seiva, por exemplo, fica armazenada nos vacúolos e é também através dele que a planta busca perder água ou absorver água, através do processo de osmose.

Seu principal objetivo é garantir o bom funcionamento da planta como um todo, controlando tudo aquilo que é essencial para sua sobrevivência nos mais diversos ambientes.

Plantas mais jovens possuem vários pequenos vacúolos que irão se juntar e formar um único vacúolo conforme a planta for crescendo.

• Substâncias ergástricas

São as substâncias que são armazenadas no interior das células vegetais. Como vimos anteriormente, os leucoplastos são os responsáveis por armazenas as substâncias ergástricas.

Cada uma delas tem uma função e todas são úteis para a sobrevivência de um vegetal. As substâncias ergástricas presentes na célula vegetal são:

– Amido, que pode ser encontrado não apenas nos leucoplastos como também nos cloroplastos. Os plastos que armazenam essa substância recebem o nome de amiloplastos;
– Proteína, que é um material de reserva, encontrado muitas vezes nas sementes das plantas;
– Lipídios, que podem aparecer em forma de gordura, quando voltados para armazenamento ou de resinas e óleos produzidos pela própria planta;
– Taninos, que se acumulam na região dos vacúolos e na parede celular;

• Parede Celular

Estrutura exclusiva das plantas que está localizada na parte externa da membrana celular. É rígida e faz com que a célula tenha um tamanho limite ao qual pode se expandir quando há a entrada de água. Impede também que a célula vegetal se rompa.

Composta principalmente por celulose e tem como função dar sustentação a uma planta, funcionando como um esqueleto. É o que mantém as plantas em pé e evita que elas caiam conforme vão crescendo. Protege também a planta contra possíveis infecções.

Além de evitar que a planta se rompa quando absorve água, a parede celular evita a perda excessiva desse elemento nos dias ou regiões mais quentes.

Como você pode ver, as células vegetais são bastante parecidas com as células animais, tendo apenas alguns componentes diferenciados, que garantem que possam exercer suas funções e sobreviver em qualquer ambiente.