Categorias Biologia

Classificação, Características e Fisiologia dos Anfíbios E Repteis

Estes dois grupos animais são ectodérmicos. Portanto, a sua temperatura corporal depende do ambiente externo. Ambos fazem parte também do reino dos vertebrados. A despeito destas semelhanças, há muitas diferenças entre os dois filos. Neste artigo você conhecerá classificação, características e fisiologia dos Anfíbios e Répteis.

Classificação, características e fisiologia dos anfíbios e répteis:

Anfíbios

• Classificação

Encontramos nos anfíbios 3 ordens principais de classificação: Anura (sem cauda), Urodela (com cauda) e ápodes (sem patas). No primeiro temos sapos e rãs como exemplo, no segundo animais como as salamandras, e no terceiro cobras-cegas e cecílias.

• Características

Dividem a sua vida entre o ambiente aquático (sempre água doce) e terrestre. Sua pele é altamente permeável e vascularizada, servindo também para a respiração. Em alguns casos podem apresentar cromatóforos e glândulas produtoras de veneno.

• Fisiologia

Estes animais apresentam sistema digestório completo. Embora os dentes não sirvam para a mastigação, podem estar presentes para ajudar a segurar presas e outros alimentos. A respiração pode ser branquial, cutânea, pulmonar ou bucofaringeana. Já a fecundação geralmente é externa. Quanto ao sistema circulatório, este é fechado, de circulação dupla e incompleta. Embora o sistema nervoso seja mais complexo do que aquele presente nos peixes, o cerebelo é reduzido. Apresentam no total dez pares de nervos cranianos.

Répteis

• Classificação

São animais cordados cuja reprodução é ovípara. Mesmo que numerosos no ambiente terrestre, podem ser igualmente encontrados em água doce e salgada. Classificam-se nas ordens Chelonia, Squamata, Crocodilia e Rhyncocephalia. Tartarugas, Cobras, jacarés e tuatara, são os respectivos exemplos para cada grupo listado. Podem ser carnívoros ou herbívoros, ainda que o primeiro grupo seja mais numeroso.

• Características

Possuem o corpo recoberto por uma pele grossa e impermeável, formada por escamas, placas ou carapaças. Estas últimas são constituídas por queratina principalmente, uma proteína de alta resistência. Aos animais que apresentam a carapaça protetora denominamos quelônios.

• Fisiologia

Para encerrar este artigo com classificação, características e fisiologia dos Anfíbios e Répteis, cabe destacar a fisiologia dos últimos. Assim como os anfíbios eles possuem sistema digestório completo e terminado em cloaca. Podem apresentar ainda bico córneo – tartarugas – ou glândulas venenosas – cobras. A circulação é fechada, dupla e incompleta. A respiração é pulmonar, e no caso de algumas tartarugas, também cloacal. São os primeiros vertebrados a apresentar córtex cerebral e possuem no total doze pares de nervos cranianos.

This post was last modified on 31 de março de 2015 16:27

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024