Categorias Biologia

Estruturas Secretoras das Plantas, Parênquimas, Esclereides, Esclerenquimáticas e Esclerênquima

O estudo das estruturas secretoras das plantas baseia-se, conforme alguns pesquisadores da Universidade de São Paulo, em um tripé constituído por investigações a respeito da estrutura da glândula; do exsudato, que cuida de identificar as substâncias disponibilizadas pela planta; e da função.

As glândulas secretoras podem ocorrer tanto na epiderme da planta como no interior do vegetal. A seguir, conheça melhor esse fenômeno e veja como as células que o envolve trabalha de forma harmoniosa para que o vegetal seja acompanhado durante todo o seu ciclo!

Parênquimas

As bolsas secretoras ou acumulações de secreções ocorre, segundo alguns especialistas da área, nos parênquimas de regiões da planta como caule, folhas e frutos. Pode-se identificar três tipos (os principais): o lacunoso, que fica acima da epiderme e está relacionado à reserva de substâncias como água, ar, sacarose etc.; o amilífero, que fica localizado, geralmente, em órgãos como caule e raízes e está diretamente relacionado a funções como fotossíntese, secreção e excreção de substâncias; clorofillano, que também é responsável pela realização da fotossíntese.

Esclereides

As esclereides ocorrem, geralmente, na epiderme, no tecido parenquimático e nos tecidos condutores. Além disso, aparecem em frutos como pera, pêssego e azeitona. A sua principal função é garantir a sustentação de órgãos vegetais que já cessaram o seu crescimento, como é caso dos frutos maduros.

Esclerenquimáticas

Tratam-se de células alongadas, que tem como principal função, assim como as esclereides, a sustentação mecânica dos vegetais, no momento em que eles atingiram o seu crescimento máximo. Elas acompanham o crescimento do vegetal, reforçando as paredes celulares para que elas consigam suportar o seu peso.

Esclerênquima

Esse tecido celular também tem o papel de sustentar o vegetal. Ocorre em órgãos vegetais, principalmente quando este atingem a sua maturidade, completando, portanto, um ciclo. Geralmente, ele aparece formando um tecido espesso e firme, capaz de garantir a sustentação ideal para o fruto ou vegetal desenvolver o seu crescimento.

This post was last modified on 31 de março de 2015 11:09

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024