Etapas e Como Funciona a Respiração Celular Através das Mitocôndrias


Como Funciona a Respiração Celular

A respiração celular é o processo pelo qual os seres vivos conseguem restabelecer e repor as suas energias. É nesse processo que ocorre a produção da adenosina trifosfato, também chamada de ATP. A respiração celular pode ser dividida em três etapas principais: a glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa.

Glicólise

Durante essa primeira etapa, ocorrem no citosol dez reações químicas diferentes entre si. As reações químicas são as responsáveis por quebrar uma molécula de glicose, separando-a em duas de ácido pirúvico. A glicólise pode ser resumida em:

C6H12O6 + 2ADP + 2Pi + 2NAD + → 2C3H4O3 + 2ATP + 2NADH + 2H+

Ciclo de Krebs

Depois da fase da glicólise acontece a respiração aeróbica, da qual pertence o ciclo de Krebs. Esse processo começa com o transporte do ácido pirúvico, direcionado para a matriz da mitocôndria.

O Ciclo de Krebs começa quando a reação de uma molécula de acetil-CoA com uma de ácido oxalacético e resulta na produção de uma molécula de ácido cítrico. Com isso, ocorre a liberação de uma molécula de CoA. Em seguida, acontecem mais oito reações, que resultam na liberação de elétrons, duas moléculas de gás carbônico e H+.

Fosforilação oxidativa

A fosforilação oxidativa é a terceira etapa (e última) da respiração celular, que também acontece nas mitocôndrias. Essa etapa recebe esse nome porque é a responsável pela produção da maior parte de ATP, que se dá com o acréscimo de fosfato.

Respiração celular através das mitocôndrias

As mitocôndrias se encontram no interior das células e são as responsáveis pela respiração aeróbia, isto é, a respiração que tem o consumo de oxigênio. A respiração celular através das mitocôndrias se dá a partir da reação das moléculas orgânicas com o oxigênio, resultando na formação de água e gás carbônico.

É ainda nesse processo que se dá a liberação de energia, a qual é armazenada em moléculas de ATP. A ATP é produzida pelas mitocôndrias, que se espalha pela célula e garante a energia necessária para realizar as suas funções.