Divisão Celular Por Meio da Mitose e Meiose


Divisão Celular

Todo ser vivo possui células, as quais realizam divisões constantemente, dando origem a novas cópias de si mesmas. Existem dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, sendo ambos os processos essenciais para a renovação dos tecidos e a variabilidade genética.

A seguir, conheça a diferença entre os dois tipos de divisão celular e suas principais características.

Divisão celular por mitose

Nesse tipo de divisão celular, uma única célula-mãe, chamada de diploide (2n), dá origem a duas células-filhas geneticamente iguais, ou seja, com o mesmo número de cromossomos.

Trata-se de um processo de reprodução assexuada que ocorre em todos os organismos, em que a célula somática se divide apenas uma vez. É fundamental para o crescimento, desenvolvimento e reposição de células perdidas, ocorrendo desde o surgimento do embrião até a nossa morte.

A mitose possui quatro fases:

1. Prófase: formação do fuso acromático e condensação dos cromossomos;
2. Metáfase: ligação dos cromossomos ao fuso;
3. Anáfase: separação dos cromossomos;
4. Telófase: citocinese (divisão celular), dando origem a duas células diploides.

Divisão celular por meiose

Diferente do que ocorre na mitose, esse tipo de divisão celular resulta em quatro células sexuais, sendo que cada uma delas irá possuir metade do número de cromossomos existentes na célula original. A célula reprodutiva se divide duas vezes, dando origem a células geneticamente diferentes.

Ao contrário do processo anterior, nesse caso a reprodução é sexuada, ocorrendo em seres humanos, animais, plantas e fungos com a função específica de produzir as células sexuais ou gametas (óvulo e espermatozoide).

Como a célula original se divide duas vezes na meiose, o processo ocorre em oito fases, semelhantes às citadas na mitose. São elas:

1. Prófase I
2. Metáfase I
3. Anáfase I
4. Telófase I
5. Prófase II
6. Metáfase II
7. Anáfase II
8. Telófase II