Categorias Biologia

Evolução Biológica: Conceitos, Teorias de Lamarck e Darwin, Teoria Moderna da Evolução e Mutação

Conceitos

Embora os indivíduos em uma espécie compartilhem semelhanças, eles não são cópias exatas uns dos outros. Existem pequenas diferenças ou variações entre eles.

Isso acontece porque o mundo natural está em competição e os vencedores são aqueles que tem características que os tornaram mais adaptados para a sobrevivência — por exemplo, indivíduos mais fortes, mais rápidos, mais espertos ou mais atraentes do que outros em suas espécies.

Esses seres vivos são mais propensos a reproduzir e transmitir suas características úteis aos seus descendentes. Indivíduos que mal adaptados tem uma chance menor de sobreviver e suas características não são tão prováveis de serem herdadas.

Com o tempo, as características que ajudam a sobrevivência se tornam mais comuns e uma espécie muda gradualmente, e essas pequenas mudanças podem se somar à extensão que uma nova espécie pode evoluir.

Teoria de Lamarck

O lamarckismo é uma teoria da evolução baseada no princípio de que as mudanças físicas nos organismos durante sua vida — como o desenvolvimento de um órgão ou uma característica através do aumento do uso — poderiam ser transmitidas aos seus descendentes.

Proposta pelo naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck em 1809, influenciou o pensamento evolucionista durante a maior parte do século XIX. O lamarckismo foi desacreditado pela maioria dos geneticistas após a década de 1930, mas algumas de suas ideias continuaram a ser mantidas na União Soviética até meados do século XX.

Teoria moderna da evolução

A visão neo-darwinista da evolução incorpora a compreensão moderna da genética de populações, biologia do desenvolvimento e paleontologia. As principais premissas da teoria genética (sintética) da evolução são:

• a evolução é a mudança das frequências gênicas (alelos) no pool genético de uma população ao longo de muitas gerações;
• espécies (e seus pools genéticos) são isoladas umas das outras, e o pool genético de cada espécie é mantido unido pelo fluxo gênico;
• um indivíduo tem apenas uma parte do pool genético, que veio de dois pais diferentes, e as partes são diferentes em cada indivíduo;
• os alelos que o indivíduo recebe estão sujeitos a mutações e recombinações cromossômicas ou genéticas;
• a seleção natural favorecerá alguns indivíduos, que contribuirão com uma porção maior de suas combinações de genes para o pool genético da próxima geração;
• as mudanças nas freqüências alélicas ocorrem principalmente pela seleção natural, mas a migração, o fluxo gênico e as variações cromossômicas são fatores contribuintes;
• o isolamento e a restrição do fluxo gênico entre subpopulações e suas populações parentais são necessários para a divergência genética e fenotípica das subpopulações.

This post was last modified on 1 de abril de 2015 16:46

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024