Categorias Biologia

Filo Platelmintos: Características, Classes Tubelária, Trematoda e Schistosoma mansoni

O filo dos Platelmintos é composto pelos vermes de corpo achatado. Já são reconhecidas mais de 20 mil espécies, algumas parasitas e outras de vida livre. Os mais comuns são encontrados em ambiente aquático e com a superfície levemente translúcida, embora eles ocupem diferentes habitats.

Características gerais

Os platelmintos são dotados de órgãos originados no mesoderma, possuem esqueleto, sistema excretor e reprodutor, por exemplo, além das estruturas sensoriais na cabeça. O sistema digestório é incompleto, pois não possuem ânus, ou seja, a cavidade da boca serve tanto para ingerir os alimentos quanto para excretar o produto da digestão.

Esses vermes não possuem sistema circulatório e a troca de gases que possibilita a sua respiração acontece pela pele. Eles podem sobreviver em ambientes com ou sem oxigênio.

Classes

Esse filo é subdividido em três classes:

* Turbellaria: abrange animais de vida livre e corpo achatado, tendo como principal representante a planária. Essa classe tem reprodução assexuada, algumas planárias, por exemplo, conseguem fixar uma das extremidades do corpo em no substrato, dividindo-se em duas partes e, assim, formando um novo indivíduo.

* Trematoda: é a classe correspondente ao Schistosoma mansoni, o verme causador da esquistossomose. São parasitas e possuem ventosas para se prenderem ao corpo do hospedeiro. No caso do esquistossomo, o hospedeiro intermediário é um caramujo e o ser humano pode adquirir a doença ao ter contato com água contaminada. O verme penetra pele pele, portanto, os primeiros sinais aparecem ali, como vermelhidão e prurido. Se o quadro não for tratado, acomete os órgãos internos, podendo levar à morte. Existem trematódeos hermafroditas e outros com sexos separados.

* Cestoda: também é formada por vermes parasitas com corpo em formado de fita e ventosas na cabeça. A tênia é o principal representante dessa classe e ela parasita o intestino de animais vertebrados, sendo popularmente conhecida como “solitária”. As tênias não possuem sistema digestivo, por isso, precisam absorver os nutrientes já digeridos do seu hospedeiro.

This post was last modified on 30 de março de 2015 16:06

Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023