Categorias Biologia

Fotossíntese: Etapa Fotoquímica e Origem do Oxigênio

A fotossíntese é um processo físico-químico capaz de transformar energia solar em energia química. Só os clorofilados e autótrofos são capazes de fazê-la por possuírem os cloroplastos, cuja principal representação e mais conhecida é a clorofila. A clorofila e os outros pigmentos fotossintéticos agem como uma espécie de antena para receber a energia solar, para então dar sequência a todas as etapas.

Os cloroplastos possuem uma relativa autonomia no interior de cada célula vegetal, já que possuem seu próprio sistema genético. Em seu interior há o estroma, membranas externas e internas com base proteica com Ribossomos, DNA e RNA.

As etapas da fotossíntese

A transformação de gás carbônico em oxigênio através da fotossíntese é vital para o ser humano e também para manter o equilíbrio da natureza. Apenas organismos clorofilados e autótrofos, que incluem plantas, algas e cianobactérias são capazes de realizar o fenômeno da fotossíntese.

A água e o gás carbônico são extraídos da atmosfera, sofrem uma síntese de carboidratos e formam o oxigênio, que logo é liberado ao fim do processo. Isso ocorre pela presença da clorofila e da luz solar recebida, que os converte em hexose. Na verdade, o processo inverso também ocorre, mesmo que em menor proporção: a planta consome o oxigênio da atmosfera e o libera em forma de gás carbônico quando não há a presença de luz solar.

Esse processo é dividido em fase fotoquímica ou clara, e fase química ou escura. Na fase clara as moléculas são oxidadas pela luz recebida do sol, para a produção de elétrons, enquanto a clorofila absorve essa luz recebida. A oxidação é reduzida pela ferredoxina e a energia dos elétrons é reduzida pela síntese de ATP e transferida para a clorofila.

A fotossíntese acontece de fato nos tilacóides de cloroplastos, que utiliza pigmentos para absorver a luz e agem como uma espécie de antena. Ao absorver essa luz recebida, a clorofila ajuda a estabelecer o fluxo de moléculas, com apoio de complexos de fotossistemas, que são proteínas.

Na fase escura a enzima rubisco transforma a ribose em fosfoglicerato, que é reduzido para gliceraldeído e uma parte dele é direcionada para formar açúcar e outra para regenerar as enzimas danificadas. Como é realizada na ausência de luz, os cloroplastos incorporam os átomos de carbono e transformados em oxigênio.

This post was last modified on 30 de março de 2015 15:40

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023